Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Motoristas de Curitiba têm treinamento para dirigir ônibus elétrico da BYD em período de testes

quarta-feira, 26 de abril de 2023

Um grupo de 15 motoristas, dos quais duas mulheres, passou por treinamento para dirigir o ônibus articulado 100% elétrico da chinesa BYD, que entra em período de testes na próxima sexta-feira (28/4) em Curitiba. O modelo vai circular sem passageiros pelas rotas das linhas Interbairros II, Inter 2 e no Eixo Leste/Oeste.

A avaliação marca o início da série de testes técnicos com veículos elétricos que vão servir de base para o plano de eletromobilidade do município. O teste terá duração de 30 dias, podendo ser prorrogado por um período de até 30 dias, segundo o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto.

Nos últimos dois dias, o grupo motoristas passou por treinamento teórico e prático para poder dirigir o veículo elétrico. O ônibus vai rodar no período da manhã, tarde e noite, segundo Edmilson Romualdo da Silva, supervisor de grupo de apoio da empresa Glória, onde o ônibus vai ser recarregado. “É uma nova tecnologia e é essencial que os motoristas sejam bem treinados para poder conduzir o veículo”, disse.

Monica Regina de Moraes, de 48 anos, trabalha há dez como motorista e passou pelo treinamento.

“É um grande avanço tecnológico que dará mais conforto para os motoristas e os passageiros, além de não poluir o meio ambiente”, disse Monica.

Michelle Dellanhol, de 34 anos, é motorista há nove anos e concorda com a colega.

“É uma tecnologia maravilhosa. O ônibus é muito silencioso e confortável, com câmeras no lugar de espelhos retrovisores que dão uma visão muito boa para o motorista”, contou Michelle.
Motorista do Interbairros II, Darci Rezende, de 59 anos, tem 25 anos de experiência e teve uma boa impressão do modelo. “Vamos ver no dia a dia, mas até agora a experiência foi muito boa, com bom desenvolvimento no trajeto da linha”.

“Só precisamos ficar atentos porque o articulado da BYD é bem grande, com 22 metros, contra 18,6 metros do articulado tradicional, o que exige um cuidado maior nas manobras”, completa Claudemir Barbosa, de 43 anos, que trabalha no Inter 2.

Sem passageiros
O ônibus BYD vai circular sem passageiros porque o posicionamento das suas portas de embarque é do lado esquerdo e não direito, como pede a operação no transporte coletivo. 

Para simular o peso equivalente ao de passageiros, o veículo vai ser carregado com bombonas de água. O modelo D11B é um ônibus articulado, de piso baixo, tem carroceria Marcopolo, capacidade para 170 passageiros, autonomia de 250 quilômetros e carregamento de bateria em quatro horas.

O ônibus é equipado com sistema de desinfecção do ar instalado no ar condicionado, entrada USB nos bancos e um conjunto composto por seis câmeras de alta definição, duas delas com infravermelho, que substituem os espelhos retrovisores. Além disso, monitores cobrem um campo de visão que eliminam eventuais “pontos cegos” nas laterais do veículo, facilitando as manobras dos motoristas e aumentando a segurança no trânsito.

A ideia, segundo Celso Lucio, gestor da área de especificação e inspeção de frota da Urbs, é avaliar a performance do ônibus em diferentes características e condições viárias, com a variação de carga a partir do carregamento das bombonas com mais ou menos água por determinados períodos.

Na circulação do carro serão avaliados itens como o consumo de energia, cumprimento da autonomia preconizada, níveis de ruídos e o desempenho do ônibus em variadas topografias (aclives, declives e plano).

Testes
Além da BYD, as empresas Eletra, Volvo, Mercedes, Higer e Marcopolo se cadastraram no edital de chamamento público e farão testes dos seus veículos elétricos até outubro. 

Os resultados dos testes servirão de base para a elaboração do edital de compra dos primeiros ônibus elétricos que farão parte da frota municipal de ônibus, em 2024. Os primeiros elétricos vão trafegar nas linhas Inter II, Interbairros 2 e Eixo Leste Oeste, que transportam cerca de 370 mil pessoas por dia.

Os ônibus elétricos 100% elétricos são grandes aliados na redução de poluentes locais e de gases que causam efeito estufa, além de baixa emissão de ruídos. Deixam de emitir 125 mil kg de CO2 ao ano, equivalente ao plantio de 892 árvores.

Sem emissão de CO2, o ônibus elétrico é considerado o futuro da mobilidade nas grandes cidades e é uma das principais agendas de Curitiba para os próximos anos, dentro do compromisso de reduzir a emissão de poluentes.

No médio prazo, até 2030, 33% da frota do município deverá operar com emissão zero, alcançando 100% até 2050, como parte do Plano de Ação Climática (PlanClima), alinhado às ações globais de sustentabilidade.

Informações: URBS

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960