Terminal Ipiranga e Corredor Oeste do BRT Sorocaba são entregues *** No Rio, Passageiro do BRT passou a economizar mais com a nova integração dos modais de transporte *** No Recife, Linha 412 – TI Santa Luzia/TI Getúlio Vargas entra em operação nesse sábado *** Reclamações sobre ônibus urbanos em São Paulo aumentaram em 2023 *** Tarifa Zero em Natal custaria R$ 16 milhões por mês, mostra estudo *** Justiça aceita recurso da Procuradoria Geral de SP e libera Trem Intercidades *** Aeroporto do Recife é eleito o melhor do Brasil *** Tarifa zero aumenta número de passageiros, mostra estudo da NTU *** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Aplicativo Cittamobi otimiza a experiência do usuário em Uberaba

segunda-feira, 24 de abril de 2023

Quem utiliza o aplicativo Cittamobi de mobilidade urbana sabe o quão importante são as  informações precisas e repassadas em tempo real ao usuário. Entendem o valor entregue na certeza de que o ônibus vai chegar no horário informado pelo aplicativo.

É essa certeza, inclusive, que dá confiabilidade ao aplicativo e o faz estar presente em mais de 300 cidades de 16 estados brasileiros.

Para garantir que o cliente tenha sempre uma experiência agradável e prática sempre que usar o aplicativo, o Cittamobi está investindo cada vez mais em tecnologia e qualificação profissional da equipe que representa o elo entre os dados informados pelas empresas operadoras e a informação em tempo real enviada ao aplicativo.

“Nós buscamos a experiência mais realista possível para o cliente. Procuramos criar respostas mais rápidas que atendem muito mais rápido do que há um ano atrás. Nosso objetivo é ser o elemento transformador do transporte público no Brasil”, adianta Fred Werneck, CTO do Cittamobi.

Para alcançar o objetivo, o aplicativo promoveu mudanças internas para melhorar a conexão entre usuários, operadores e órgãos gestores nas cidades onde está presente. 

“Passamos a entender que, apesar de dependermos dos dados de terceiros, o problema é nosso sim. Fomos em busca de uma maior eficiência na operação, mesmo o dado chegando desatualizado”, destaca.

Há aproximadamente um ano, o Cittamobi adotou uma estratégia de focar na rápida e eficiente qualificação dos dados enviados pelos operadores. Começou a, de fato, olhar para fora da empresa.

O motor de previsão mais eficiente

A principal aposta para alcançar mais eficiência na informação em tempo real foi o aperfeiçoamento do motor de previsão do aplicativo, que é a materialização do novo modo de pensar do Cittamobi.

“Nós reescrevemos o motor de previsão para que a informação seja mais precisa. Identificando que há um dado desatualizado na operação, nossa equipe – exclusiva para focar nesse problema – atua na coleta correta do dado e o repassa ao usuário. Ou seja, não é apenas a ferramenta, há uma equipe por trás”, explica Fred Werneck.

Diante do dado desatualizado – que deixa o passageiro sem o horário preciso de chegada do ônibus, por exemplo -, a equipe que analisa os dados faz a atualização junto à empresa e realiza a correção da informação. O processo é realizado exatamente no motor de previsão.

“Recebemos dados brutos, estáticos e em tempo real. Colocamos no motor e ele faz a geração em segundos”, diz o CTO.

A informação em tempo real é fundamental

Para quem não sabe, quando o dado da operação não chega em tempo real, o Cittamobi faz a indicação por símbolos e cores da conexão com o GPS (Sistema de Posicionamento Global) instalado no veículo. 

Sabendo a localização exata do ônibus, o tempo de chegada até o ponto de parada é calculado. Caso o coletivo não tenha GPS, o aplicativo dá uma estimativa do horário de chegada, que é calculada pelas próprias empresas de ônibus com base no percurso.

Para saber mais…

Quando o sinal de wifi está VERDE, significa que o Cittamobi está acompanhando o GPS instalado no veículo. Assim, o horário de chegada será atualizado em tempo real.

Quando a cor do wifi é LARANJA, é porque o sinal do GPS está sofrendo interferências. O coletivo gera o dado em tempo real, mas o dado está ficando velho. E, por isso, o horário de chegada pode sofrer alterações para mais ou para menos.

E, quando a cor do sinal de wifi fica CINZA, é porque os veículos não têm GPS instalado. Assim, o horário de chegada é apenas uma estimativa de previsão previamente calculada.

“Por isso, é tão importante a informação em tempo real. É ela que promove uma experiência realista. O quadro estático não reflete a realidade e não promove uma boa experiência ao usuário. Ao contrário. Não posso apenas exibir o estático porque ele pode não condizer com a chegada do veículo por diversos fatores, como trânsito, chuva, atrasos operacionais, etc…”, analisa o CTO da Cittamobi.

Um desafio e tanto para o monitoramento em tempo real de quase 60 mil pontos no Brasil.

Informações: Folha Uberaba

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960