Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Estação Central do VLT ficará fechada por um mês para reformas

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023


A estação Central do VLT ficará fechada por um mês a partir da próxima segunda-feira (6) para obras no pavimento das plataformas. Durante a reforma, a Linha 2 terá alterações temporárias para embarque e desembarque de passageiros.

De acordo com o  VLT Carioca iniciará, A área em obras será cercada com tapumes e sinalizada. Na primeira fase, as intervenções serão executadas na plataforma sentido Praça XV, na sequência, o trabalho será feito sentido Praia Formosa, ambos na Linha 2. Para garantir o atendimento aos clientes, o embarque e o desembarque deverão ocorrer na parada Cristiano Ottoni – Pequena África, cerca de 500 metros de distância da estação Central.

A partir desta segunda (27), os clientes serão alertados da intervenção por meio de painéis eletrônicos nas estações, áudios no interior dos trens, banners, além do site e das redes sociais do VLT. É importante ressaltar que não haverá mudança na operação da Linha 3 (Central x Santos Dumont).

Informações: O Dia
READ MORE - Estação Central do VLT ficará fechada por um mês para reformas

Integração metropolitana é tema do 8º Fórum Paranaense de Mobilidade Urbana

Integração metropolitana, eletromobilidade, marco regulatório e financiamentos na área de mobilidade serão os principais temas do 8º Fórum Paranaense de Mobilidade Urbana, que acontece nos dias 1 e 2 de março, no Salão de Atos do Parque Barigui. 

O evento promovido pela Urbanização de Curitiba (Urbs) e Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) deve reunir cerca de 100 pessoas, entre especialistas nacionais e internacionais e representantes do governo federal, de estados e municípios, além de bancos e agências de financiamento. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui.

“O Fórum discutirá o futuro do transporte nas cidades, com a integração metropolitana e seus desafios; o uso de combustíveis renováveis e também as formas de financiamento do setor. É uma oportunidade para que experiências sejam compartilhadas e sejam debatidos temas importantes para a mobilidade urbana”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs. 
O Fórum será uma espécie de preparação para as discussões sobre mobilidade no âmbito do Tomorrow.Mobility, maior evento de mobilidade urbana do mundo, que vai compor a programação do Smart City Expo Curitiba, de 22 a 24 de março, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. 

Na manhã do primeiro dia do Fórum, os debates se concentrarão em integração metropolitana, com referências de modelos e experiências bem-sucedidos em arranjos metropolitanos e governança.

Além da participação do prefeito Rafael Greca e do secretário estadual de cidades, Eduardo Pimentel, já estão confirmadas as presenças do professor doutor Eric Miller, da Universidade de Toronto; Sérgio Avelleda, da consultoria Urucaia e ex-secretário de Mobilidade e Transporte da cidade de São Paulo; e Tarcísio Abreu, presidente CMTC metropolitana de Goiânia. 

Marco de mobilidade
No período da tarde, eletromobilidade no Brasil e combustíveis renováveis; o novo marco de mobilidade e gestão de dados e tecnologias vão dominar as discussões nos painéis.

No segundo dia, os temas centrais serão financiamento da mobilidade urbana, auxílio para gratuidade dos idosos e o papel do investimento privado nos projetos de mobilidade.

Entre outras presenças confirmadas estão Ana Beatriz Monteiro, especialista líder em transporte do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Cristina Albuquerque, gerente de mobilidade urbana do WRI; Carolina Cavalcanti, diretora de regulação de mobilidade urbana do Ministério das Cidades; e Thadeu Abicalil, executivo sênior do escritório regional Américas do New Development Bank (NDB).

Informações: Urbs
READ MORE - Integração metropolitana é tema do 8º Fórum Paranaense de Mobilidade Urbana

Marcopolo Rail destaca suas principais soluções sobre trilhos na NT Expo 2023

Especializada no desenvolvimento e produção de novos modais sobre trilhos, a Marcopolo Rail apresenta um modelo Prosper em tamanho real, com interior nas configurações intercidades e urbana, na edição de 2023 da NT Expo, realizada no São Paulo Expo, entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março.

Nesta edição, a companhia potencializa as oportunidades de atuação no mercado metroferroviário ao destacar seu amplo portfólio de modais sobre trilhos, com modelos como o Prosper (Multiple Units), com demonstração de aspectos do design externo, acomodações do interior e cabine do condutor, e a divisão Carbody Manufacturing, atualmente em linha de montagem das composições que farão parte dos People Movers fornecidos ao Consórcio AeroGru.

De acordo com o gerente executivo da Marcopolo Rail, Petras Amaral dos Santos, esta edição do evento dará visibilidade para os avanços da companhia no mercado, além de ser uma ótima oportunidade para novos negócios nacionais e internacionais. “Somos um fabricante ferroviário 100% nacional, que além de oferecer soluções customizadas, contamos também com tecnologia, segurança embarcada e expertise na produção de modais de alta capacidade”, pontua Amaral.

Além da fabricação de material rodante, a empresa tem avançado em ações de modernização e reformas de trens, com projetos especiais, alta capacidade de customização, assistência técnica, reparos de acidentes, revisão, peças de reposição e outros serviços para toda a América Latina, com contratos fechados em 2022 e novos já assinados em 2023.

Avanço no cenário latino-americano

Durante o evento, a equipe da Marcopolo Rail também explicará aos visitantes e clientes, os avanços internacionais, como a assinatura do contrato para o fornecimento de trens à Empresa de los Ferrocarriles del Estado -- EFE Trenes de Chile, empresa pública responsável pela gestão da rede ferroviária do país. O contrato inclui o fornecimento de material rodante, peças de reposição e manutenção. Serão três unidades Diesel Multiple Units, DMUs, com dois carros cada do modelo Prosper.

Com o início da produção prevista para o primeiro semestre de 2023, a Marcopolo Rail reforçará a operação na linha Talca-Constitución, um circuito interurbano de transporte de passageiros de média distância, com 88 quilômetros de extensão e 11 estações.

“Os veículos serão bidirecionais, com cabines de operação em cada extremidade. As composições terão capacidade para transportar 223 passageiros, sendo 80 sentados e 143 em pé. Os modelos vão contar com climatização, espaço destinado para pessoas com mobilidade reduzida, além de um sanitário adaptado”, explica o gerente executivo da Marcopolo Rail.

Prosper MULTIPLE UNITS

A atual versão do Prosper conta com embarque em nível, além de ser versátil e desenvolvida para atender aos mais diversos projetos de transporte ferroviário de passageiros. Com design moderno e subsistemas consagrados no setor, um dos diferenciais é a capacidade de customização, atendendo às versões urbana, turística e intercidades.

“Com o Prosper, preenchemos uma lacuna no mercado brasileiro por meio da fabricação de um veículo 100% nacional nesta categoria e, portanto, bastante competitivo tanto no Brasil quanto para a América Latina”, comenta Petras Amaral.

O Prosper pode ser constituído por composições de até quatro carros com 18 metros de comprimento, nas versões urbanas, turismo ou intercidades. É bidirecional e pode ser produzido para circular em bitola métrica, standard ou larga. Possui capacidade máxima de transporte de passageiros (por composição de 4 carros): Versão Urbana - 760 | Versão Intercidades -- 280. 

Sobre a Marcopolo Rail

Alinhada com o propósito de melhorar a experiência de vida por meio da mobilidade, a Marcopolo Rail é uma unidade de negócios da Marcopolo S.A. especializada no desenvolvimento e produção de novos modais sobre trilhos. A Marcopolo Rail tem em seu portfólio modais ferroviários e atua na produção de Multiple Units, Carros de Passageiros, bem como fabricação de caixas para People Movers, TRAMs e TUEs. Além da linha de produtos, também oferece contratos de manutenção e modernização de sistemas já existentes.

Crédito da imagem: Arquivo Marcopolo
READ MORE - Marcopolo Rail destaca suas principais soluções sobre trilhos na NT Expo 2023

Linha de ônibus passa a ligar os terminais Pinheirinho e Sítio Cercado

sábado, 25 de fevereiro de 2023


A partir deste sábado (25/2), a linha 633 Maria Angélica, que atualmente liga o Terminal Pinheirinho a ruas da região sul da cidade, terá o trajeto estendido até o Terminal Sítio Cercado. A medida beneficia os 1.223 passageiros por dia da linha, segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo na capital. 

A linha terá seu itinerário estendido para as ruas Miguel Raicoski Sobrinho, Padre Rafael José Kalinowski, Francisco Claudino Ferreira e Marte, Dr. Levy Buquera e Terminal Sítio Cercado, em ambos sentidos. Com isso, a linha terá novos pontos de parada nas ruas Miguel Raicoski Sobrinho, Francisco Claudino Ferreira e Marte. A linha realizará parada para embarque e desembarque, no Terminal Sítio Cercado, em frente à parada da linha 649 Pirineus. Confira o novo trajeto

Nos ônibus foram colocados cartazes com mapas indicando as mudanças. A linha Maria Angélica aceita pagamento por meio de cartão transporte Urbs e cartões de débito e crédito. 

Informações: Urbs
READ MORE - Linha de ônibus passa a ligar os terminais Pinheirinho e Sítio Cercado

ANTT autoriza empresa a construir e operar trem-bala entre SP e RJ por 99 anos

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a empresa TAV Brasil a construir e explorar o “trem-bala” (trem de alta velocidade), entre São Paulo e Rio de Janeiro, pelos próximos 99 anos.

O projeto era uma das bandeiras da então presidente Dilma Rousseff (PT) para a Copa do Mundo de 2014, mas foi abandonado em meio a controvérsias sobre seu custo e sua viabilidade e também à falta de interessados em participar do leilão — que nem chegou a ocorrer.

A outorga foi concedida pela ANTT após pedido da TAV Brasil Empresa Brasileira de Trens de Alta Velocidade SPE LTDA, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) que foi aberta em fevereiro de 2021 e tem capital social de R$ 100 mil.

A empresa é uma holding que tem três sócios: o advogado Marcos Joaquim Gonçalves Alves (sócio-administrador) e as empresas Global Ace Participações e Investimentos Ltda e Infra S.A. Investimentos e Serviços. O representante legal da Global Ace é Paulo Assis Benites, e João Henrique Sigaud Cordeiro Guerra é identificado como administrador das duas empresas (tanto da Global quanto da Infra S.A.).

O InfoMoney apurou que, após a autorização da ANTT, os responsáveis pela TAV Brasil agora vão buscar investidores para viabilizar o projeto. A decisão da agência não significa que a ferrovia interligando as duas maiores cidades do país será construída, pois ainda há muitas etapas a serem cumpridas.

Mudança na legislação
O pedido da TAV Brasil (TAV é a sigla para Trem de Alta Velocidade) só foi possível graças à mudança na legislação feita em 2021 pelo então presidente, Jair Bolsonaro (PL), e pelos ex-ministros Paulo Guedes (Economia) e Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) — que atualmente é governador de São Paulo.

A Medida Provisória 1.065/21, que depois foi convertida em lei, criou o regime de autorização para o setor ferroviário brasileiro. O modelo permite à iniciativa privada assumir todos os riscos da construção e operação do projeto — ao contrário do regime de concessão, controlado pelo poder público.

O governo Bolsonaro dizia que a MP permitia “a livre iniciativa no mercado ferroviário”, aumentando a atratividade para o setor privado realizar investimentos. “Abre-se um campo para a verticalização da cadeia de suprimentos e aumento da malha ferroviária brasileira”, defendeu o Ministério da Infraestrutura na ocasião.

A deliberação da ANTT, que aprova a celebração de contrato de adesão com a empresa, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Após a assinatura do contrato pela agência, a TAV Brasil terá 30 dias para fazer o mesmo (se não o fizer, a ANTT diz que a deliberação poderá perder eficácia e o processo de autorização, ser arquivado).

Procurada pelo InfoMoney, a TAV Brasil informou que só vai se manifestar após a assinatura do contrato. A ANTT não respondeu até o momento ao pedido de mais informações e de entrevista.

Informações: Infomoney
READ MORE - ANTT autoriza empresa a construir e operar trem-bala entre SP e RJ por 99 anos

VLT Carioca implanta pagamento de passagem com cartão digital

Símbolo de inovação no Rio de Janeiro, o VLT Carioca tem uma novidade para os passageiros. Após um período de testes internos, já está disponível o pagamento da passagem com o Cartão Digital Riocard Mais, que permite o uso de crédito, débito e PIX por meio do celular.

A tecnologia foi desenvolvida numa parceria entre o VLT Carioca e a Riocard, e com isso oferece mais um meio de pagamento e facilita a validação principalmente para turistas que não possuem o cartão físico. Para efetuar o pagamento, disponível para aparelhos com sistema Android que possuam a tecnologia NFC, é preciso baixar o aplicativo Riocard Mais e gerar um novo cartão em formato digital. Vale lembrar que não é preciso estar conectado à internet para pagar a tarifa de transporte: é só aproximar a tela do celular no validador com a nova tecnologia.

A fiscalização permanecerá sendo feita no interior dos trens pelos agentes do VLT. As equipes passaram por período de treinamento, já que a conferência do pagamento digital será feita pela aproximação do celular do fiscal e o do passageiro. É importante frisar que cada cartão digital poderá pagar apenas uma passagem.
O cartão físico continua sendo aceito normalmente em todos os validadores, e deve ser individual. A recarga pode ser feita pelo aplicativo e validada nos terminais de consulta em todas as estações e paradas do VLT.

Vale lembrar que para realizar as integrações com ônibus municipais e intermunicipais, trens e barcas é necessário usar o mesmo tipo de cartão, assim como a transferência entre linhas no sistema do VLT.

“O VLT é o modal mais moderno do Rio e isso vai além da captação de energia pelo solo. Queremos estar na vanguarda em todos os quesitos e o pagamento digital faz parte disso. É mais uma facilidade que reafirma o nosso compromisso em oferecer um serviço cada vez melhor, atendendo às necessidades dos nossos clientes”, avalia o diretor presidente do VLT Carioca, André Costa.

“O Riocard Mais é o primeiro cartão digital do Brasil com caráter multimodal, podendo ser usado em todos os meios de transporte da região metropolitana. Nossa perspectiva de crescimento é bem otimista, acreditamos em uma grande aceitação pelos passageiros do VLT”, afirma Melissa Sartori, gerente de marketing da Riocard Mais.  

Informações: Mobilidade Rio
READ MORE - VLT Carioca implanta pagamento de passagem com cartão digital

BRT Salvador atinge marca de 1 milhão de usuários transportados

O BRT de Salvador atingiu a marca de um milhão de usuários transportados pelo modal, na última quinta-feira (23). O equipamento que tem apenas quatro meses de operação, vem registrando cada vez mais a adesão dos usuários que transitam entre as zonas da Rodoviária e Itaigara.

“O BRT traz muito mais agilidade no deslocamento das pessoas e está se tornando um modal de referência em nossa cidade. Em breve iremos ampliar o atendimento e assim será possível beneficiar ainda mais a população de Salvador”, destacou o secretário de mobilidade, Fabrizzio Muller.

Atualmente o BRT conta com cinco estações – Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade e Itaigara – e 13 ônibus em operação, três dos quais são elétricos.

“A proposta do BRT é justamente mudar a cara do transporte de Salvador, trazendo um serviço mais ágil e eficiente para quem utiliza do transporte público em nossa cidade”, destacou Muller.
Lapa – As obras do trecho entre o Cidade Jardim e a Estação da Lapa seguem em andamento. Em janeiro, foi entregue o complexo de viadutos Rei Pelé, que faz a ligação entre a Lucaia e a Avenida Garibaldi, e que já tem proporcionado maior fluidez no trânsito da região. O elevado na região do Vale das Pedrinhas está em andamento, onde será instalada uma das sete estações do trecho.

“As obras na Vasco da Gama também seguem bastante adiantadas, uma vez que a via já possuía a via exclusiva de ônibus, que está sendo remodelada, recebendo novo asfaltamento e as estações para receber o BRT”, contou Muller.

A previsão é que toda a obra, até a estação da Lapa, seja entregue até o final de 2024. “O BRT de Salvador já é uma referência para outras cidades que estão com projetos de implantação do modal. Com a entrega de todo o sistema, será possível alcançar grande parte da cidade e oferecer à população um serviço de transporte de qualidade”, completou o gestor.

Informações: Bahia.ba
READ MORE - BRT Salvador atinge marca de 1 milhão de usuários transportados

Goiás e DF propõem consórcio com União para subsidiar transporte do entorno

O Governador Ronaldo Caiado (UB) apresentou, nesta quinta-feira (23/2), ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, um projeto sobre possível consórcio entre Goiás, DF e União para o transporte do entorno. O encontro aconteceu em Brasília e contou com a presença da governadora interina do Distrito Federal, Celina Leão (PP).

De acordo com o mandatário goiano, a ideia é criar um novo modelo de gestão compartilhada do transporte público do entorno do DF e que seja, parcialmente, subsidiado pelo Poder Público.

A proposta é semelhante ao da Região Metropolitana de Goiânia, onde o estado e municípios dividem parte do custo da passagem, o que têm garantido a manutenção do valor de R$ 4,30 desde 2019 e a concessão de benefícios como Meia Tarifa e Cartão Família.

Uma comissão será criada para cálculo da “tarifa técnica”. Caso o projeto avance, cerca de 175 mil usuários do transporte coletivo do entorno do DF devem ser beneficiados.

Na ocasião, o governador pediu ainda o apoio do governo federal para implementação de mudanças no transporte coletivo do Entorno do DF, atualmente sob responsabilidade exclusiva da Agência Nacional de Transportes Terrestres  (ANTT).

“Governos de Goiás, do Distrito Federal e a União precisam subsidiar o custo dos passageiros para que a tarifa tenha um preço justo”, disse.

A proposta de um consórcio entre Goiás, DF e União vem logo após a ANTT planejar um reajuste de 40% no preço das passagens do entorno do DF. Caso fosse efetivado, a tarifa subiria para R$ 10.

Contudo, após articulação do governador de Goiás, a ANTT suspendeu o reajuste da tarifa para o transporte do entorno do DF.

“Soube que a ANTT planejava aumentar em 40% as tarifas dos ônibus no Entorno de Brasília. Mas mostramos ao ministro que é possível, com um consórcio, arcar com essa diferença, dividindo-a de forma igualitária entre os três entes federados”, explicou o governador ao final da reunião.

Além disso, Alexandre Padilha assegurou que irá lutar para impedir o reajuste no transporte coletivo do Entorno do DF. Ele afirma que irá reforçar a demanda junto aos Ministérios dos Transportes e das Cidades, além da ANTT, buscando a melhor solução para o caso.

Informações: Dia Online
READ MORE - Goiás e DF propõem consórcio com União para subsidiar transporte do entorno

Vitória segue com a instalação dos novos abrigos de ônibus

A Prefeitura de Vitória segue com a instalação dos novos abrigos de ônibus que substituem os retirados no final do ano passado, após serem avaliados e constatada a necessidade da troca. Após o cumprimento das normas e dos prazos legais para contratação da empresa responsável pelas novas estruturas, a PMV iniciou a colocação dos novos equipamentos em janeiro.

Serão instalados 300 novos abrigos em diversos bairros de Vitória, até abril deste ano. Se houver necessidade e justificativa, outros 75 poderão ser fixados em locais onde as estruturas estiverem desgastadas.

Tudo está planejado para que o cronograma seja cumprido até abril, porém, a condução do trabalho dependerá das condições climáticas por se tratar de um trabalho delicado, que exige, primeiramente, a colocação d uma base e somente depois é fixado o restante da estrutura.

O secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Alex Mariano, destacou que o investimento da Prefeitura de Vitória com recursos próprios será de R$ 4.629.016,86.

"Os novos abrigos terão  uma estrutura de proteção e muito mais conforto ao passageiro enquanto ele espera o ônibus", detalhou Alex.

O secretário contou ainda que todos os abrigos em Vitória foram inspecionados pelas equipes do órgão. O objetivo principal foi observar se as estruturas ofereciam riscos ao usuário e aos pedestres.

Informações: Prefeitura de Vitória
READ MORE - Vitória segue com a instalação dos novos abrigos de ônibus

Estudo aponta que mapear o transporte coletivo aumenta a eficiência do serviço

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

O levantamento foi realizado em Curitiba por pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e verificou que cerca de 90% dos passageiros têm um itinerário fixo. Portanto, fazer o mapeamento da oferta e da demanda pode melhorar a eficiência na prestação do serviço de transporte público, além de dar mais segurança e conforto aos usuários, com a diminuição da superlotação dos ônibus, principalmente nos horários de pico. Foi o que concluiu o pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da PUC Paraná, Luis André Fumagalli.

A quantidade de passageiros foi combinada em quatro padrões estatísticos que avaliaram dias úteis, sábados, domingos, feriados, períodos escolares, período de pagamento de salários, incidência de crimes e até condições climáticas. As informações foram coletadas entre 7 de janeiro de 2019 e 20 de fevereiro de 2020.

Luis André Fumagalli explicou que a rotina das passageiros permite fazer um cruzamento de dados. Além disso, fazer a gestão por meio de aplicativo pode aumentar a mobilidade nas grandes cidades.

O estudo foi desenvolvido em Curitiba, mas, segundo os pesquisadores, pode ser replicado em qualquer cidade. Durante o período analisado, em pouco mais de um ano, os estudiosos coletaram, em um primeiro momento, os dados diários de embarque de passageiros em cada uma das estações tubo da linha expressa Boqueirão-Centro, que representa, cerca de 6% do fluxo diário de usuários do transporte coletivo da capital paranaense. Em uma segunda análise foram estudadas todas as linhas da categoria expresso, como ressaltou o pesquisador.

Conforme a análise, seria possível evitar a superlotação no transporte coletivo com a sincronização, em tempo real, realizada por meio de aplicativo instalado nos smartphones dos passageiros, pegando, por exemplo, o horário e ponto de partida de cada usuário de acordo com o horário e ponto de desembarque.

Outra vantagem, segundo o estudo, seria em relação ao fato de frear a contaminação por doenças respiratórias em momentos críticos, como a pandemia da Covid-19. Ainda pode ser feito o gerenciamento da demanda que aumenta a eficiência do sistema de transporte público, reduzindo custos, tempo de viagem, consumo de combustível, níveis de poluição, além de aumentar o conforto e a segurança, para manter o preço da tarifa em valores aceitáveis.

Os pesquisadores também analisaram os principais motivos pelos quais as pessoas continuam andando de ônibus. Um deles seria pelo fato de ainda ser o meio de transporte mais barato em comparação com outras opções e também por ser o único meio de transporte disponível para um grupo específico da população.

Por: Scheila Pessoa
Informações: CBN Curitiba
READ MORE - Estudo aponta que mapear o transporte coletivo aumenta a eficiência do serviço

Transporte coletivo de Foz terá sistema de bilhetagem com pagamentos via PIX

Os usuários do transporte coletivo de Foz do Iguaçu passarão a contar com novas melhorias no serviço. Na sexta-feira (10), foi realizado o pregão eletrônico para a escolha da nova empresa responsável pelo sistema de bilhetagem dos veículos, que será um dos mais modernos do Brasil.

A empresa que apresentou a menor proposta foi a Transdata, que já está atuando na cidade. Com a manutenção, os moradores não correrão riscos de perder os créditos de passagem já adquiridos. O novo modelo entrará em vigor a partir de 14 de março, mesmo dia em que o novo contrato do transporte coletivo passará a vigorar.

Conforme explica o secretário extraordinário do Transporte Coletivo Urbano, Fernando Maraninchi, a empresa irá utilizar o mais atualizado sistema do mercado, que permitirá o pagamento via PIX e terá reconhecimento facial. 

“O certame foi um sucesso e conseguimos propostas muito positivas, de empresas que já atuam em grandes centros. Será um modelo ágil, benéfico para quem utiliza e integra o planejamento de transformar o transporte coletivo de Foz, aumentando o número de usuários e proporcionando qualidade”, disse Maraninchi.
A receita da venda de créditos de passagem será integralmente do município e cumprirá as recomendações feitas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).

Tecnologia
Por meio de um novo aplicativo, os cidadãos poderão ter acesso a todos os dados do cartão, como a recarga e o sistema de recadastramento on-line para Estudantes, Idosos e Portadores de Necessidades Especiais, evitando filas nos atendimentos presenciais.

Também será possível conferir a localização em tempo real dos veículos, com filtro por linhas e opção de favoritar as linhas de uso frequente. Serviços já em vigor, como o período de integração de 90 minutos entre uma passagem e outra, seguirão mantidos.

Informações: Portal A Cidade
READ MORE - Transporte coletivo de Foz terá sistema de bilhetagem com pagamentos via PIX

Transporte coletivo de Goiânia ganha 20 novos veículos ainda este mês

A Cooperativa de Transporte do Estado de Goiás (Cootego), uma das concessionárias do transporte público coletivo de Goiânia e região metropolitana, realizou a compra de 20 novos ônibus. A nova frota de veículos deve entrar em operação ainda neste mês de fevereiro. Esta medida faz parte do processo de renovação dos ônibus da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC).

Segundo a Cootego, o investimento total até o momento é por volta de R$15 milhões. A cooperativa ainda declarou que os recursos são de financiamento via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além dos bancos Volvo e Moneo. Em nota, a Cootego informou que os novos veículos são das marcas Volvo e Volkswagen, com carroceria Marcopolo.

De acordo com eles, os novos modelos são mais tecnológicos, possuem 34 assentos e espaço para 48 pessoas em pé. Além disso, a nova frota conta com câmeras de segurança interna e atenderá 73 linhas. O diretor presidente da Cootego, Rilvadar Gongalves, declarou em nota que:

“Este investimento que realizamos neste momento na frota irá impactar, com toda a certeza, em uma melhor qualidade no serviço prestado e na vida do usuário, com mais conforto e rapidez” e finalizou dizendo que o plano é renovar por completo a frota da RMTC até o ano de 2025.

Informações: O Hoje
READ MORE - Transporte coletivo de Goiânia ganha 20 novos veículos ainda este mês

Nova frota do BRT reduz em até 40% os intervalos das viagens na Transcarioca e Transoeste

domingo, 12 de fevereiro de 2023


Com a entrada em operação de 80 novos ônibus no Corredor Transolimpica e no trecho Jardim Oceânico – Alvorada, os articulados antigos que operavam nessas linhas foram deslocados para melhorar a frota dos outros serviços e os intervalos na Transcarioca e Transoeste diminuíram em até 40%. A linha 13 (Mato Alto x Alvorada- Expresso), que funciona apenas nos horários de pico, agora conta com mais carros para suprir a demanda de passageiros, que é maior nesses períodos. Já as linhas 25 (Mato Alto x Alvorada) e 35 (Madureira x Alvorada), que são paradoras, estão transportando mais passageiros. Agora, com o aumento no número de articulados, o tempo de espera é menor.

As outras linhas que apresentaram diminuição nos intervalos são: linha 12 (Pingo D’água x Alvorada- Expresso), 20 (Santa Cruz x Salvador Allende- Expresso), 25 ( Mato Alto x Alvorada- Parador), 18 (Recreio x Jardim Oceânico- Expresso), 35 (Madureira x Alvorada- Parador), 40 (Madureira x Alvorada- Expresso), 41 (Madureira x Recreio- Expresso) e 46 (Penha x Alvorada- Expresso).

A Prefeitura já comprou 561 novos ônibus e, até o fim de março, receberá mais 215 que entrarão gradativamente em operação. Os outros 270 veículos adquiridos têm previsão de chegar até dezembro de 2023.

Informações: Prefeitura do Rio
READ MORE - Nova frota do BRT reduz em até 40% os intervalos das viagens na Transcarioca e Transoeste

Sorocaba inicia fase de teste de ônibus superarticulado elétrico e ambientalmente correto

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, começará a utilizar na cidade, nos próximos dias, em fase de teste, um ônibus do tipo superarticulado, 100% elétrico e ambientalmente correto. O modelo, com 23 metros de comprimento e capacidade para transportar até 170 passageiros, será operado pela empresa Consor, que atua no transporte público de passageiros no município.

O prefeito Rodrigo Manga, nesta sexta-feira (10), conheceu o novo veículo, acompanhado do diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto, e do gerente operacional da Consor, Manoel Ferreira. “A tecnologia deste ônibus é a mais moderna que existe no mundo, atualmente. Ou seja, estamos trazendo o que há de melhor em tecnologia de transporte para a população de Sorocaba. Trata-se de inovação e conforto. Essa fase de teste vai durar cerca de 30 dias”, destaca o prefeito.

O modelo adotado em Sorocaba é o primeiro 100% elétrico fabricado no Brasil e tem autonomia de 250 quilômetros. Em relação ao ônibus movido a diesel, ele deixa de emitir, por ano, o equivalente a 184 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera (CO2), o que equivale ao plantio de mais de 1.300 árvores, em termos de compensação ambiental.

O ônibus elétrico permite uma condução suave e silenciosa, pois não há barulho, nem emissão de fumaça. Está equipado com quatro motores elétricos, piso rebaixado em madeira, ar-condicionado, tomadas USB para carregamento de eletrônicos e outras modernidades. Por exemplo, no lugar dos retrovisores, há câmeras do tipo infravermelho, que permitem gerar imagens de qualidade, inclusive à noite, disponíveis em monitores ao motorista.
O novo ônibus vai operar, inicialmente, na Linha T31 – Éden/Cajuru, cumprindo um itinerário que atende a localidades e logradouros, como: Três Marias, Dálmatas, Cajuru do Sul, Jardim Ametista, Jd. Newton Torres, Jd. dos Reis, Campos do Conde, Éden, Miniterminal do Éden, Avenida Independência, Paço Municipal, Fatec, Av. São Paulo, Praça do Canhão e Terminal São Paulo.

“Na sexta-feira, rodamos, pela primeira vez, por algumas ruas da cidade e o resultado inicial foi muito positivo, tanto do ponto de vista operacional, como de agrado por parte dos usuários que embarcaram conosco durante o caminho. A previsão é que, até a próxima quinta-feira, o ônibus elétrico já esteja circulando em caráter de teste. Principalmente, será avaliada sua autonomia, além da eficiência em determinados trajetos”, adianta o diretor-presidente da Urbes.

Outra linha em que o ônibus elétrico será testado, na sequência, será a 307 – Interbairros VII, que abrange: Terminal São Bento, Alameda do Horto, Jd. São Guilherme, Jd. Santa Cecília, Área de Transferência Itavuvu (Shopping Cidade), Parque das Laranjeiras, Jd. Santo André, Ibiti do Paço, Jd. Dois Corações, Paço Municipal, Unip, e Unesp (Av. Três de Março).

As três operadoras do transporte público em Sorocaba, que são City, Consor e BRT, em 2021, iniciaram o processo de renovação das frotas e, desde então, continuam adquirindo novos ônibus para atender ao crescimento da demanda de passageiros e da cidade, além de proporcionar sempre mais conforto, segurança e eficiência.

“Tanto é, que a adoção do ônibus elétrico faz parte desse programa. Também estamos prevendo, até abril deste ano, iniciar a operação de 40 ônibus zero quilômetro, do tipo convencional, pela Consor e City Transportes. Esta última vai disponibilizar, além dos veículos convencionais, mais 10 elétricos, que terão a partir de 12,5 metros de comprimento”, finaliza o diretor-presidente da Urbes.

Sorocaba opera com 100% da frota de 371 ônibus do transporte coletivo, em 119 linhas. A frota atual tem capacidade de transporte para até 660.671 passageiros/dia útil, bem acima da demanda (mais de quatro vezes), que é de 180 mil passageiros/dia útil, em média. Em 2020, eram 109 linhas e 300 ônibus. Por mês, são cerca de 4 milhões de passageiros transportados, rodando um total de 2.100 milhões de quilômetros. 

Informações: Jornal Cruzeiro do Sul
READ MORE - Sorocaba inicia fase de teste de ônibus superarticulado elétrico e ambientalmente correto

BYD lança o primeiro ônibus elétrico rodoviário do Brasil

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Em maio passado, a BYD apresentou o D9F, primeiro ônibus elétrico rodoviário à venda no Brasil. O novo ônibus elétrico, destinado às operações de fretamento e rodoviária de curta e média distâncias, tem autonomia para rodar até 400 quilômetros entre as recargas da bateria.

O BYD D9F tem dois motores elétricos produzidos pela própria marca. Trata-se do BYD – 2912TZ -XY-A. A potência total combinada é de cerca de 402 cv, de acordo com informações da empresa. Esses motores são integrados às rodas do eixo traseiro.

O veículo utiliza carroceria Viaggio, na versão 1050, fabricada pela Marcopolo. O chassi, produzido na fábrica da BYD em Campinas, interior paulista, é tubular. Esse tipo de construção dispensa a necessidade de alongamento para carrocerias de até 13,2 metros.

Segundo o diretor da divisão de ônibus da BYD, Marcello Schneide, uma das vantagens do novo ônibus elétrico é o nível zero de emissões de poluentes, como o CO2.

O executivo chama a atenção para os 400 quilômetros de autonomia entre as recargas das baterias. “As operadoras de curta e média distâncias passam a contar com uma ótima opção em termos de desempenho e economia.” A recarga completa das baterias é feita em cerca de quatro horas em recarregadores rápidos.

Outro destaque, segundo Schneider, é a maior disponibilidade. Isso porque o modelo tem bem menos peças que um similar com motor a combustão.

Custo menor

Ainda segundo o executivo, o custo operacional é cerca de 70% menor na comparação com um ônibus a diesel convencional. Isso faz com que o modelo passe a ser uma alternativa interessante, sobretudo no atual momento, em que a busca pela redução de custos é ainda maior.

Por ser silencioso, o BYD D9F também leva vantagem em operações que envolvam rodoviárias em centros urbanos. Outro destaque é o sistema de suspensão integral a ar. De série, o ônibus elétrico traz equipamentos como sistema de freios a disco com ABS e controle de tração.

44 passageiros

Na versão de entrada, o BYD D9F tem 12,9 metros de comprimento e capacidade para 44 passageiros. Há ainda ar-condicionado e poltrona móvel, que permite acessibilidade total à cabine. Sistemas de som e entretenimento, além de entradas USB em todos os assentos, também fazem parte do pacote.

Veículos podem ser financiados pela Finame

Esses ônibus elétricos agora podem ser financiados por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que passou a oferecer linhas de crédito para a compra de veículos comerciais elétricos.

Com isso, os executivos da marca, que preveem comercializar, em 2020, entre 120 e 150 ônibus, acreditam que a nova modalidade de crédito ajudará a compensar a queda nas vendas causada pelo avanço do novo coronavírus. A empresa também aposta na renovação de frotas municipais.

Informações: Estadão
READ MORE - BYD lança o primeiro ônibus elétrico rodoviário do Brasil

Em SP, Oito linhas utilizam os dois novos corredores desde segunda-feira

Começaram a funcionar nesta segunda-feira (6) mais duas faixas exclusivas para ônibus em São Paulo, uma na rua Jardim Tamoio e outra na avenida Nagib Farah Maluf, no Conjunto Residencial José Bonifácio, ambas na região de Itaquera, zona leste de São Paulo. 

Com 1,1 km de extensão cada, as faixas atenderão oito linhas. Cerca de 6,7 mil passageiros serão beneficiados por dia, em média. A entrega faz parte do Programa de Metas 2021-2024, que prevê a implementação de 50 km de extensão de faixas de ônibus. Até agora, foram entregues 34,6 km.

As faixas funcionarão em horários diferentes. Na rua Jardim Tamoio, o serviço será de segunda a sexta-feira, das 16h às 20h, sentido bairro Conjunto Residencial José Bonifácio. Na avenida Nagib Farah Maluf, vai operar de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, sentido centro.

Para o especialista em mobilidade urbana Ronaldo Balassiano, diretor da ONG Instituto Planet, a implementação de corredores também reduz a emissão de poluentes, devido à melhora de fluidez dos veículos.

Linhas de ônibus

3020/10 Cohab José Bonifácio  – Shopping Aricanduva
3027/10 CPTM Guaianazes – Shopping Aricanduva
3722/10 Cohab José Bonifácio – Metrô Penha
3732/10 CPTM José Bonifácio – Metrô Itaquera
3766/10 Cohab 2 – Metrô Itaquera 
4024/10 Cohab Fazenda Do Carmo – E.T. Itaquera
403A/10 CPTM José Bonifácio – Terminal Penha
4314/10 Inácio Monteiro – Terminal Parque D. Pedro 2º

Informações: Estadão
READ MORE - Em SP, Oito linhas utilizam os dois novos corredores desde segunda-feira

Prefeitura de Goiânia lança Cartão Família, que poderá ser utilizado por até cinco pessoas no transporte coletivo, aos finais de semanas e feriados

O prefeito Rogério Cruz e o governador Ronaldo Caiado lançam, na próxima sexta-feira (10/02), o Cartão Família, benefício que permitirá que até cinco pessoas possam utilizar o transporte coletivo e pagar somente uma passagem, aos finais de semana e feriados, em Goiânia e na Região Metropolitana. Evento será no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Conforme as regras do programa, será permitido cadastro com um usuário denominado como principal ou responsável, e até cinco integrantes, com idade mínima de 05 anos, para os membros. Ao apresentar os cartões no validador, será cobrada a tarifa vigente, de R$ 4,30, somente do cartão principal e, para os demais membros do grupo, a viagem será gratuita.

A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) esclarece que não haverá personalização do cartão principal, que poderá ser utilizado por qualquer membro do grupo familiar, inclusive, sem a presença dos demais integrantes da família.

Já os cartões dos demais integrantes serão personalizados e devem ser utilizados após o uso do cartão do principal ou responsável na mesma viagem. Os cartões não podem ser utilizados por terceiros.

Esse é o quarto lançamento do novo modelo de bilhetagem para o transporte público da Região Metropolitana de Goiânia. Os anteriores foram o Bilhete Único, Passe Livre do Trabalhador e Meia Tarifa (Senador Canedo, Nerópolis, Trindade, Goianira e Aparecida). “Melhorias no transporte público são efetivas, pautadas no bem-estar da população”, afirma Rogério Cruz.

No lançamento do programa, será apresentado o cronograma para realização do cadastro do Cartão Família, que poderá ser feito pelo site www.sitpass.com.br. A entrega será realizada nos terminais ou na loja Sitpass, com a primeira via gratuita.

Veja como fazer adesão ao Cartão Família
O membro familiar principal ou responsável deve acessar o site www.sitpass.com.br e informar os seguintes dados: nome completo, nome da mãe, data de nascimento, CPF e endereço de todos os membros da família que ficarão vinculados ao cartão principal.

A fim de favorecer, facilitar e promover o acesso e uso do cartão família, haverá uma programação especial após o lançamento, na qual atendentes treinados, munidos de tablets eletrônicos e capacitados para prestarem informações, estarão disponíveis em pontos estratégicos da cidade como Parque Mutirama, Parque Zoológico de Goiânia, além de Terminais de Integração para cadastramento de famílias interessadas no uso do benefício.
Os cartões serão entregues em todos os terminais da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) ou na Loja Sitpass, localizada na Rua 4, no Parthenon Center, no Centro de Goiânia, de acordo com o local escolhido pelo responsável familiar no momento do cadastro. A primeira via dos cartões é gratuita.

Esclarecimentos
Preciso recarregar meu Cartão Família?
Somente o cartão principal ou responsável deve ser recarregado em quaisquer pontos de venda Sitpass, bilheterias dos terminais e máquinas de autoatendimento. A viagem é gratuita para os demais membros do grupo familiar.

Tem ordem para usar o Cartão Família?
É importante que o cartão principal ou responsável seja usado primeiro na viagem. Os cartões dos membros não precisam seguir uma ordem lógica sequencial de uso na viagem.

Posso emprestar ou vender o meu Cartão Família para quem eu desejar?
Os cartões dos membros do grupo familiar serão personalizados, não podendo ser utilizados por terceiros. Já o cartão principal ou responsável não será personalizado, podendo ser usado por qualquer membro do grupo familiar.

Posso utilizar o Cartão Família sem os demais membros?
O cartão principal ou responsável pode ser utilizado por qualquer membro do grupo familiar sem a presença dos demais cartões dos membros do grupo. Já os cartões dos integrantes do grupo familiar não poderão ser utilizados sem a presença do cartão principal ou responsável. Para que membros do grupo familiar possam utilizar o cartão, alguém da família deve utilizar o cartão principal ou responsável na mesma viagem.

Posso utilizar o Cartão Família quantas vezes por dia?
Cada cartão (principal e membros da família) pode ser utilizado até 4 vezes por dia aos sábados, domingos ou feriados nacionais e municipais de Goiânia.

Tem alguma fiscalização no uso do Cartão Família?
Sim. A fiscalização no uso do Cartão Família será feita pela biometria facial e também pela checagem no uso dos cartões dos membros da família com ou sem a presença do cartão principal/do responsável.

Se o Cartão Família for utilizado indevidamente tem alguma punição?
Sim. O uso indevido será penalizado com bloqueio do cartão durante um mês. No caso de reincidência, o bloqueio será feito pelo prazo de seis meses, sem prejuízo de outras cominações legais e normativas aplicáveis.

Informações: CMTC
READ MORE - Prefeitura de Goiânia lança Cartão Família, que poderá ser utilizado por até cinco pessoas no transporte coletivo, aos finais de semanas e feriados

WEG fornecerá infraestrutura de recarga dos novos ônibus elétricos da Mercedes-Benz

A WEG foi homologada para ser a fornecedora oficial das estações de recarga do eO500U, novo ônibus elétrico da Mercedes-Benz. O modelo já tem 100 encomendas programadas para entrega entre o final de 2022 e início de 2023.

Com o acordo, a companhia passa a fazer parte do ecossistema da eletromobilidade da montadora fornecendo as estações da linha WEMOB – WEG Electric Mobility, modelo Station de 30 a 150kW.

Com capacidade de recarregar completamente as baterias de um ônibus elétrico em até três horas, as estações WEG possuem ainda controle de acesso seguro via RFID ou aplicativo, medidores de energia e todos os dispositivos de proteção incorporados para uma recarga segura.

Contando ainda com uma novidade, a versão Móvel de fácil transporte e instalação, modelos WEMOB Station de 30kW e 60kW, com raio de alcance de 15 metros de uma tomada industrial, sendo ideal para oficinas, garagens, demonstrações, atendimento emergencial por baterias descarregadas e recargas em locais onde não existe uma infraestrutura de recarga rápida.

“Essa parceria com a Mercedes-Benz reafirma nosso compromisso com a ampliação da infraestrutura necessária para a eletrificação do transporte urbano de passageiros no Brasil”, declarou o diretor superintendente da WEG Automação, Manfred Peter Johann.

Informações: Weg

READ MORE - WEG fornecerá infraestrutura de recarga dos novos ônibus elétricos da Mercedes-Benz

No DF, Saldo expirado de cartões de transporte evitará aumento da tarifa de ônibus

Os saldos dos cartões de transporte público do Distrito Federal com mais de 12 meses sem uso serão investidos pelo governo para evitar o aumento das passagens de ônibus. Os créditos já expirados do vale-transporte (VT) e do cartão mobilidade do período entre 2011 e 2022 já correspondem a quase R$ 75 milhões.

Deste valor, a maior parte refere-se ao vale-transporte repassado por empresas aos trabalhadores, e apenas 6% correspondem aos valores do cartão mobilidade. São R$ 22.585.144,06 em saldos expirados do VT e R$ 44.960.251,63 de créditos do VT que sequer foram transferidos para o cartão de usuários. No caso do cartão mobilidade, são R$ 2.658.992,96, e o restante – R$ 4.644.478,28 – vem de outros tipos de cartões, como cedidos pelo governo durante o período da Copa do Mundo no Brasil.

“Hoje já poderíamos reverter esse crédito para a complementação tarifária. Em vez de usar dinheiro do governo para poder fazer a compatibilização, eu usaria parte deste dinheiro para contribuir com uma tarifa menor para o usuário”, explica o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro.

Para acompanhar a inflação, a tarifa dos coletivos deveria ser aumentada anualmente. No entanto, o Governo do Distrito Federal (GDF) não reajusta os preços dos ônibus da capital federal desde 2020. “Essa é uma medida que estamos adotando para que a gente possa mudar a vida do usuário sem ter que penalizá-lo com o aumento de passagem”, complementa.

Validade dos cartões

Os saldos dos cartões perdem a validade apenas após 12 meses de inatividade, como determina a Portaria nº 35, de 23 de janeiro de 2023, que regulamenta o Decreto nº 43.899/2022, dispondo sobre o prazo de validade dos créditos armazenados na forma de valores monetários do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA/DF) do Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal (STPC/DF).
A norma apenas atualiza o Decreto nº 39.508/2018, que já previa o prazo de validade dos créditos em um ano após determinação do Ministério Público no mesmo ano para coibir fraudes no sistema de bilhetagem depois de denúncias envolvendo o extinto DFTrans.

“Estamos com foco na economia dos recursos públicos. Um cartão que fica 12 meses sem uso, com certeza, esse dinheiro poderia ser reaplicado pelo próprio transporte. O que está acontecendo é que as pessoas vendem esse crédito no mercado paralelo”, avalia a governadora em exercício Celina Leão.

“O Governo do Distrito Federal está aberto a dialogar, mas seremos firmes. O cartão não foi feito para câmbio negro. Não para que fique valendo como crédito financeiro”, classificou Celina Leão.

Desde 2019, o processamento do sistema de bilhetagem é de responsabilidade do Banco de Brasília (BRB). A transferência possibilitou a eliminação de fraudes e um ganho de eficiência operacional. Em quatro anos, o BRB Mobilidade reduziu os golpes em R$ 300 milhões.

Informações: Agência Brasília
READ MORE - No DF, Saldo expirado de cartões de transporte evitará aumento da tarifa de ônibus

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960