Nesta sexta-feira (16) começaram a circular os novos ônibus do BRT prometidos pela Prefeitura do Rio e tão esperado pelos passageiros. Os 33 novos articulados vão operar inicialmente no corredor Transolímpica, por onde passam diariamente, em média, 24 mil passageiros.
Uma das novidades dos novos veículos é que o motorista passa a trabalhar numa cabine de segurança, um pedido dos próprios rodoviários. Os articulados têm mais espaço interno e um número maior de assentos para pessoas com mobilidade reduzida. Os passageiros também poderão contar com entradas USB, para carregamento de aparelhos eletrônicos como celulares.
A Mobi-Rio, que administra o sistema BRT, diz ainda que os novos articulados serão mais seguros. Eles têm um dispositivo que impede que os ônibus circulem de portas abertas.
O corredor Transolímpica teve todas as 17 estações reformadas e três terminais revitalizados.
A prefeitura informa que em março, os novos ônibus começam a rodar no corredor Transcarioca, com 110 veículos. O último corredor a receber os novos articulados será o Transoeste, após a conclusão das obras de recapeamento da via exclusiva.
O prefeito Eduardo Paes pediu para que passageiros zelem pelo sistema BRT, como um todo.
Se alguém abrir a porta, que ser dar uma de malandro surfista de BRT, o ônibus vai ficar parado. As pessoas se travarem a porta, o ônibus não anda. É importante dizer isso: o ônibus é da população. Ele foi comprado com dinheiro público, não tem empresário. Todo ônibus que estragar, cada problema que tiver, todo ônibus que for danificado é o imposto da população carioca que vai pagar essa conta. Então, cuidem do BRT", disse Paes, na entrega dos novos articulados.
Informações: G1 Rio
0 comentários:
Postar um comentário