Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

DF ganhou 58 novas linhas de ônibus e mais de 600 itinerários ampliados

terça-feira, 5 de abril de 2022

O Governo do Distrito Federal (GDF) vem trabalhando duro para fornecer mais conforto e opções aos passageiros de ônibus da capital. Novas linhas, aumento de itinerários e uma frota de cerca de 2.800 coletivos estão nas ruas para atender a população. Para se ter uma ideia, desde 2019, foram 58 linhas criadas e 617 itinerários ampliados para facilitar ou incluir novos passageiros.


Percursos novos que visam diminuir o tempo de espera dos moradores de todo o DF, a exemplo dos que atendem o crescente bairro Paranoá Parque. Ou o caso de áreas rurais como Água Quente, no Recanto das Emas, e Aguilhada, em São Sebastião, que passaram a contar com o coletivo circulando por suas estradas de terra.

O Paranoá Parque, desde fevereiro, é atendido por dois ônibus saindo da Rodoviária do Plano Piloto direto para o condomínio e vice-versa. Lá, moram centenas de famílias contempladas nos programas de habitação do governo e seus moradores viviam dependentes dos ônibus que circulam por todo o Paranoá. A nova linha faz o trajeto do condomínio até a rodoviária, passando pela W3 Norte e o Setor de Mansões do Lago Norte.

De quebra, ela atende também a parte dos residentes no Itapoã, que preferem pegá-lo para ter conforto. “Eu costumo usar essa linha duas vezes por semana, dependendo dos meus horários. É muito boa, o ônibus vai bem mais vazio”, revela a freelancer Vitória Fogaça, 20. “Facilita para a gente essa opção e acho que o ônibus chega mais rápido”, diz ela. O coletivo não passa pela Ponte JK, diferentemente de outros, e economiza tempo por evitar o local onde são comuns os engarrafamentos em horários de pico.

Comunidade rural alcançada pelo ônibus

Já na comunidade rural Aguilhada, onde vivem cerca de 600 famílias, o ‘novo normal’ é pegar ônibus. Desde o fim de 2021, um coletivo passou a rodar no vilarejo atendendo a moradores e chacareiros. “Melhorou 100% para a gente. O pessoal daqui dependia muito de carona ou muitos iam de bicicleta até São Sebastião para seguir outro destino”, conta o líder comunitário Rafael Sousa, 37.

“Minha esposa, por sinal, usa o ônibus para deixar nosso filho na creche. E o coletivo está ficando cheio, sinal de que o pessoal está se habituando com ele”, emenda o rapaz, que é prestador de serviços.

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) tem mantido um contato direto com os usuários a fim de receber as demandas e viabilizar novos trajetos, conforme revela o secretário Valter Casimiro. “Ouvimos a população em visitas aos terminais, em viagens de ônibus e indo às administrações regionais”, diz. “Essa aproximação faz com que a secretaria possa atender às solicitações e levar linhas de ônibus onde o serviço precisa ser ampliado ou onde não havia opções de ônibus”, complementa.

A pandemia do coronavírus também trouxe desafios ao setor. Segundo a pasta, ao longo de 2020 – quando ela surgiu – o movimento de passageiros chegou a cair a até 75% em alguns meses.

“A frota não parou, diferentemente de outros estados. A Semob fez algumas alterações para atender a população a contento. E para deixar tudo em ordem quando retomássemos a normalidade”, explica o subsecretário de Operações, Márcio Antônio de Jesus. Segundo ele, a demanda por ônibus retornou, no momento, a um percentual de 90% do usual, com um total de 1,1 milhão de passageiros atendidos por dia.

Informações: Agência Brasília

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960