Em alguns dias de novembro, a Linha 15-Prata chegou a transportar quase 100 mil usuários em dias úteis, segundo o Metrô. Trata-se de um patamar que o ramal, inaugurado em 2014, raramente atingiu até hoje.
Segundo dados da companhia, a média em dias úteis (MDU) no mês passado foi de 95 mil passageiros, alta de 7 mil em relação a outubro. Apenas em outros três momentos o monotrilho transportou mais pessoas: em novembro de 2019, janeiro e fevereiro de 2020, quando o incidente com o ‘run-flat’ paralisou a operação.
Naquele fatídico mês, a Linha 15-Prata atingiu uma média de 116 mil usuários por dia e parecia se firmar como uma opção atraente de transporte na Zona Leste. Mas a ocorrência que culminou com o estouro de um pneu e a constatação que o projeto tinha problemas de nascença fizeram o ramal ficar quase quatro meses parado.
Número de passageiros transportados em dias úteis desde janeiro de 2018
Nesse intervalo, a pandemia do Covid-19 acabou sendo um inibidor de demanda, atrasando a retomada, que tem sido mais lenta do que na primeira fase de crescimento.
Com a inauguração da estação Jardim Colonial ainda neste mês, o ramal de monotrilho deve ter em 2022 seu melhor ano em demanda, que ainda está bastante distante da planejada.
Será preciso esperar os meses de dezembro e janeiro, de menor movimento, para então saber se a Linha 15-Prata voltará à casa dos seis dígitos e superará a marca de fevereiro do ano passado.
Tudo leva a crer que finalmente o monotrilho poderá ganhar confiabilidade e mostrar a que veio, a despeito de frequentes falhas ainda afetarem a operação em alguns momentos. A finalização dos dois novos track-switches (aparelhos de mudança de via) no ano que vem fará com que o carrossel de trens ganhe agilidade e assim oferecer mais partidas e uma viagem mais rápida.
Isso, claro, se não tivermos mais surpresas desagradáveis, o que não é novidade no projeto.
Informações: CPTM
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