Mais um trecho da Faixa Azul será implantado em Manaus. Nesta terça-feira (18), o corredor exclusivo para transporte urbano será instalado na Avenida Umberto Calderaro Filho (antiga Paraíba), no trecho entre a Rua Belém e a Avenida André Araújo, Zona Centro-Sul, e nas Avenidas Max Teixeira e Noel Nutels, Zona Norte. A faixa é destinada aos ônibus articulados do sistema BRS (Bus Rapid System).
O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) informou que a sinalização horizontal da Umberto Calderaro Filho será feita na madrugada desta terça, na faixa à direita da via. No decorrer da semana, serão instaladas placas de sinalização com informações sobre a área destinada para a circulação de ônibus.
As avenidas Max Teixeira e Noel Nutels também começarão a receber sinalização vertical e horizontal até o Terminal 3 - Cidade Nova.
Segundo o Manaustrans, após finalizar a sinalização, os condutores terão 30 dias para se adaptar aos novos corredores. Somente depois desse período, a prefeitura anunciará como será realizada a fiscalização nessas vias.
Linhas de ônibus
As linhas que passam pela avenida Umberto Calderaro são as mesmas que seguem no sentido bairro/Centro pela Mário Ypiranga - onde a Faixa Azul já funciona. Os coletivos que circulam em ambas as vias saem principalmente de bairros das zonas Norte e Leste com destino a Cachoeirinha, Zona Sul.
Pela faixa azul das avenidas Max Teixeira e Noel Nutels circulam ônibus articulados das linhas 300-T3/ T1/ Centro, 448-Cidade de Deus/T1/Centro e 640-T4/T3/ Centro.
Torquato Tapajós
De acordo com o superintendente da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Pedro Carvalho, outros corredores também deverão ganhar faixas destinadas aos ônibus.
"Assim que forem concluídas as obras da plataforma e da passarela localizadas em frente ao conjunto Santos Dumont, a Avenida Torquato Tapajós deverá receber a faixa azul também. Com isso as linhas que saem dos terminais da Zona Norte terão praticamente todo o itinerário em faixas destinadas aos ônibus e o ganho será muito grande aos usuários daquela área", afirmou Carvalho.
Informações: G1 AM
0 comentários:
Postar um comentário