A Secretaria Municipal de Segurança Pública lançou um novo plano de ações para aumentar a segurança nos terminais de ônibus de Campo Grande. A iniciativa tem como objetivo reduzir os índices de violência e vandalismo. Para isso, a secretaria vai reforçar o número de Guardas Civis Municipais que fazem a segurança dos terminais. Os agentes passaram, além de fazer a ronda constante pelos locais, também a realizar a abordagem seletiva dos passageiros.
Segundo a assessoria da Guarda Municipal, o Secretário Municipal de Segurança Pública , Valério Azambuja, disse que o Plano de Segurança foi criado para atender os terminais de transbordo, contempla ações preventivas e de fiscalização intensa. “Nosso principal objetivo é o de coibir todo e qualquer tipo de violência nos terminais, e conferir a população a segurança que ela tanto necessita”.
O secretário informou também, que as ações preventivas deverão se intensificar nos próximos dias e os Guardas Civis Municipais irão realizar abordagens pontuais de fiscalização. “A Guarda vai fazer a abordagem durante o embarque e desembarque dos coletivos. Deverá analisar as situações de risco e, caso necessário, realizar a revista das bagagens dos cidadãos, que conferirem perigo aos demais passageiros. Vamos agir com mais rigor em busca de resultados ainda mais efetivos na redução da criminalidade”.
Além da fiscalização, a Secretaria Municipal de Segurança em parceria com a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) deverá realizar uma campanha de conscientização da população, divulgando informações relevantes sobre a segurança nos terminais e as implicações judiciais que cada crime confere. A meta é mostrar aos cidadãos a necessidade de preservação do patrimônio e os incentivar a denunciar quem pratica qualquer tipo de crime nestes locais.
Outro auxílio para a fiscalização virá com a instalação das câmeras de segurança, feita pela Assetur, que irão registrar qualquer crime que for cometido nas dependências dos terminais. Quem presenciar atos de vandalismo pode acionar a Guarda Municipal tanto pessoalmente por meio dos telefones gratuitos 199 ou 153. "Com a ação efetiva da Guarda Civil Municipal, dentro dos terminais, desde março deste ano, já registrou-se uma considerável queda no índice de criminalidade, contudo as novas ações irão forçar uma queda ainda maior nos números e propiciar ainda mais segurança. Para isso contamos também com o apoio da população”, finalizou Valério.
Por Elizângela Lemes
0 comentários:
Postar um comentário