Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Rio mata quase nove vezes mais que Tóquio no trânsito

quarta-feira, 20 de maio de 2015

As mortes em acidentes viários no Brasil aumentaram 37% em dez anos. Mais de 44 mil brasileiros foram vítimas fatais em 2012, contra cerca de 32 mil em 2002, segundo o Ministério da Saúde. Para mudar a estatística, estudo do Instituto WRI Brasil/Embarq Brasil, que auxilia os governos em planejamento de mobilidade, recomenda que as cidades reduzam os limites de velocidade em vias urbanas para 50 km/h — inclusive nos corredores BRT e BRS.

O limite é o mesmo recomendado pela Organização Mundial da Saúde, mas o Código de Trânsito Brasileiro permite 60 km/h ou mais. Segundo o estudo ‘Impactos da Redução dos Limites de Velocidade em Áreas Urbanas’, só o Rio teve cerca de 17 óbitos a cada 100 mil habitantes em 2012, quase nove vezes mais que Tóquio e seis vezes mais que Paris no mesmo ano. Também a cada 100 mil habitantes, duas e três pessoas morreram, em média, em acidentes nas capitais do Japão e da França (algumas que praticam 50 km/h), respectivamente, em 2012.

A publicação mostra que 114 países já adotaram 50 km/h como limite e vêm conseguindo diminuir as mortes sem causar congestionamentos. “Muito se fala dos excessos do condutor, mas pouco do papel do poder público de definir os limites de velocidade. O critério que aponta 50 km/h é a presença de residências e comércio no entorno e circulação de pedestres e ciclistas. Esse limite permite a fluidez do trânsito e respeita a fragilidade da vida humana”, explica Marta Obelheiro, uma das autoras.

Ao ser atingido por um veículo a 40 km/h, um pedestre tem 35% de chance de morrer. Se o veículo estiver a 60 km/h, o risco aumenta para 98%, dizem os pesquisadores.

O custo estimado dos acidentes de trânsito no Brasil em 2012 foi de R$ 39 bilhões, incluindo gastos médicos e hospitalares, danos materiais e perda de produtividade. Em 2013, mais de 444 mil pedidos de indenização por invalidez permanente foram feitos no país pelo mesmo motivo. Procurada pelo DIA , a CET-Rio não disse se estuda reduzir as velocidades.

SÃO PAULO RECEBE ELOGIO

São Paulo foi apontada no estudo como referência no Brasil. Algumas avenidas receberam reduções de 70 para 60 km/h recentemente, enquanto importantes rotas de transporte público tiveram velocidades reduzidas de 60 para 50 km/h. Na região central, o limite está caindo para 40 km/h. Quase 12 pessoas morreram no trânsito a cada 100 mil habitantes na capital em 2012.

Apesar da recomendação para baixar as velocidades nas pistas de BRT e BRS, Marta Obelheiro alerta que não pode haver distinção entre ônibus e outros veículos. “Corredores de transporte coletivo atraem muitos pedestres. Mas seria maldade adotar uma velocidade menor só para o transporte público, já que o objetivo das faixas exclusivas é qualificar o serviço”, diz.

Por Gustavo Ribeiro

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960