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No Rio, Com BRT Transolímpico, Avenida Salvador Allende será totalmente repaginada, com cinco faixas, canteiros e ciclovias

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Hoje sem acostamentos asfaltados nem calçadas, mal sinalizada, com iluminação insuficiente, cheia de curvas perigosas e remendos no asfalto, a movimentada Avenida Salvador Allende — por onde passam 59 mil veículos por dia — será totalmente repaginada para os Jogos Olímpicos de 2016. A via, que faz parte do traçado do BRT Transolímpico — corredor expresso ligando a Barra a Deodoro, passando sob o Maciço da Pedra Branca —, deverá ficar parecida com a Avenida das Américas. Dos atuais 30 metros de largura e quatro faixas de rolamento (duas por sentido), a Allende passará a ter 80 metros de largura e dez faixas (cinco por sentido). As faixas centrais serão reservadas ao sistema de transporte por ônibus articulados batizado de Bus Rapid Transit (BRT).


Projeto é encurtado para reduzir custos
O restante do corredor expresso aproveitará ainda outras vias de Jacarepaguá, Curicica, Jardim Sulacap e Magalhães Bastos, como as estradas do Calmet e de Curicica e as ruas André Rocha e Salustiano Silva. Também estas vias, hoje estreitas e muitas vezes residenciais, passarão a ter 40 metros de largura.
— A nova Salvador Allende terá três faixas por sentido na pista central e duas na lateral, assim como a Avenida das Américas no trecho da Barra. No restante do Transolímpico, o corredor terá três faixas por sentido, sendo uma em cada direção para o trânsito local dos bairros. A partir da Taquara, será aberta uma nova via que cortará a Colônia Juliano Moreira, transpondo através de pontes e viadutos algumas estradas da região, como a do Rio Grande e da Boiúna — explicou o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto.

Parte do caderno de encargos dos Jogos, o BRT Barra-Deodoro foi concebido originalmente como opção de ligação expressa para desafogar o saturado trânsito de Jacarepaguá e seus arredores. Durante os Jogos, o corredor ligará dois dos quatro núcleos de competições. Na Barra, atenderá à chamada família olímpica, a turistas e a jornalistas que transitarem entre o Riocentro, o Parque Olímpico e a Vila dos Atletas. Na outra ponta, a nova estrada desembocará em Deodoro, onde será construído o Parque Radical, que sediará as provas de pentatlo moderno, esgrima, tiro e moutain-bike, entre outras, em áreas militares às margens da Avenida Brasil.

Anunciado pela prefeitura em maio de 2010 e com previsão de início de obras para o primeiro semestre de 2011 — adiado agora para o fim do ano —, o projeto do Transolímpico está passando por um freio de arrumação. O objetivo é diminuir os custos de implantação, orçados inicialmente em mais de R$ 3 bilhões — e que devem cair para R$ 2,1 bilhões, segundo o prefeito Eduardo Paes. O trajeto original, que teria 26km, foi encurtado em 3km, com a exclusão de uma variante que seria construída na Avenida Duque de Caxias, na Vila Militar. Também está sendo reestruturado o trecho do corredor entre as avenidas Marechal Fontenelle e Brasil, em Magalhães Bastos, para diminuir a quantidade de desapropriações.

Outra mudança de peso é o tamanho do túnel que será construído sob o Maciço da Pedra Branca. A previsão original era que as galerias tivessem 3.800 metros. Pela nova geometria da obra, o túnel foi encurtado para 1.800 metros. O número original de estações — 18 — também será modificado. O projeto perdeu ainda uma estação subterrânea que seria construída na Taquara, para fazer a integração do BRT com as redes de ônibus locais. Os passageiros chegariam à estação por escadas rolantes e elevadores, ideia que foi abandonada.

— A integração com a rede alimentadora local continuará a ser feita na Taquara, mas no nível da rua — disse Pinto.

Segundo Paes, a prefeitura quer que o número de desapropriações em Magalhães Bastos, Sulacap e Vila Militar fique em torno de 700 imóveis, bem menos que as cerca de 3.500 desapropriações que estão sendo feitas para a implantação do TransCarioca, corredor que ligará a Barra ao Aeroporto Internacional Tom Jobim.

— Em Magalhães Bastos a gente optou por negociar faixas de terrenos com o Exército do que partir para a desapropriação dos imóveis de terceiros. Estimamos os gastos com desapropriações em cerca de R$ 300 milhões — disse Paes.

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