Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

SPTrans homologa a recarga do Bilhete Único pelo telefone celular

quinta-feira, 3 de julho de 2014

A São Paulo Transportes (SPTrans) anunciou a homologação do procedimento de recarga do Bilhete Único pelo telefone celular, no dia 2 de julho. Outro benefício que estará disponível é a consulta de créditos do cartão. 

O novo programa foi desenvolvido pela Rede Ponto Certo, que já atua na comercialização de créditos do BU. 

Até então, a recarga era feita em caráter experimental. A medida é mais um passo para a modernização do sistema de transportes de São Paulo e dá aos usuários mais conforto e comodidade ao utilizar o cartão. Outro reflexo previsto será a diminuição de filas nos pontos de recarga, principalmente nos períodos de pico, como o início de cada mês.

Opção

O novo sistema faz com que o celular seja um posto de recarga portátil, que se junta a uma rede de 10 mil postos disponíveis aos usuários, com a vantagem que ele pode ser levado para qualquer lugar. Inicialmente, até 2,5 milhões de pessoas que utilizam o Vale-Transporte na cidade podem se beneficiar com o lançamento do aplicativo.

Os estudantes e usuários de crédito do tipo comum, incluindo aqueles que preferem a política de tempo (Mensal, Semanal e Diário) também poderão utilizar o aplicativo, bastando adquirir seus créditos pela internet, na Loja Virtual da SPTrans ou da rede credenciada, neste caso, a Ponto Certo.

Outras empresas credenciadas também poderão desenvolver aplicativos similares.

Aplicativo

Para utilizar a novidade, os passageiros deverão baixar o aplicativo em seu celular equipado com sistema operacional Android 3.0 ou superior e funcionalidade NFC e preencher um cadastro com o CPF e-mail, número do cartão e senha. O programa está disponível na Google Play, em https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.embryo.rpc.android.

Aparelhos com a tecnologia NFC (Near Field Communication, ou Comunicação por Campo de Proximidade em português) permitem a troca de informações sem fio, apenas com a aproximação entre dois equipamentos.

No caso do Bilhete Único, será necessário colocar o cartão próximo ao celular para que ele o reconheça. O saldo disponível será apresentado na tela, junto com a opção RECARGA/VT, na qual será possível carregar seu bilhete com os créditos disponíveis, já comprados pelo usuário ou pela empresa em que trabalha, no caso do Vale-Transporte.

Compra de crédito

Para fazer a recarga do cartão, é necessário fazer uma compra de créditos na internet. Já o Vale Transporte é comprado pelos empregadores, em benefício de seus funcionários. Os créditos ficam disponíveis para carregar os cartões, o que pode ser feito em qualquer um dos 10 mil pontos de recarga e, a partir de agora, também no celular com o aplicativo instalado.

Atualmente, a recarga é feita após a quitação de um boleto bancário, emitido pelas lojas virtuais. A partir de 4 de agosto, o aplicativo permitirá também, comprar o crédito na hora, por meio de um cartão de débito bancário e já recarregar o cartão com o celular.

Mais conforto e comodidade

Desde junho, o pedido do Bilhete Único Idoso pode ser feito pelos correios e desde o início do ano, os estudantes fazem suas solicitações pela internet.

Novas tecnologias

A SPTrans continua trabalhando na modernização do sistema de transportes. Além do lançamento deste aplicativo, desde o mês passado que os pontos de ônibus da cidade vêm recebendo adesivos com QR Code, que permitem aos usuários o acesso a informações atualizadas sobre a operação no local. O site Olho Vivo também permite verificar onde estão os veículos de cada linha da cidade, em tempo real, por meio de GPS.

Relação de aparelhos compatíveis

Samsung Galaxy S3
Motorola Moto X
Motorola DROID RAZR
Sony Ericsson Xperia L
Sony Ericsson Xperia ZL
Sony Ericsson Xperia SP
Motorola DROID RAZR HD
Motorola RAZR D3
Sony Ericsson Xperia
Sony Ericsson Xperia

Assessoria de Imprensa  SPTrans

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960