Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Metroviários pedem auditoria no transporte público do País

quinta-feira, 4 de julho de 2013

A Federação Nacional dos Metroviários (Fenametro), em parceria com a Federação Nacional dos Sindicatos dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (Fenacontas) e com a Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), vai cobrar auditorias sobre os contratos das empresas de ônibus em todo o País. “O movimento vai requerer formalmente aos Tribunais de Contas dos Estados uma análise detalhada dos contratos em vigor entre empresas de ônibus e governos para identificar possíveis distorções e trazer ao conhecimento da sociedade os termos em que são celebrados esses contratos, suas receitas, despesas e repasses de dinheiro”, informou nesta terça-feira a Fenametro.

Segundo o presidente da entidade, Diogo Ringenberg, a ideia é utilizar a competência constitucional e o corpo técnico dos tribunais de contas nas auditorias. Conforme ele, a tendência é de que a proposta alcance amplitude nacional “em defesa da transparência e da moralidade na gestão do transporte público e de investimentos no sistema metroferroviário”.
O primeiro ato público e formal do projeto ocorreu nesta quarta-feira em Pernambuco, com a presença de representantes de várias entidades que apoiam o movimento. De acordo com Diogo Morais, vice-presidente da Fenametro e presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco, “desde o início das manifestações populares o tema central é o transporte público e, com a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar os contratos dos ônibus na cidade de São Paulo, por exemplo, nossa iniciativa ganha força e mostra que a população não entende por que os governos continuam a optar pelo já esgotado transporte rodoviário”.

No último dia 26, representantes das duas federações e dirigentes de movimentos sociais fizeram uma reunião no Recife e definiram uma agenda básica e articulações para realização do projeto. “Para que as mudanças aconteçam é necessário que os cidadãos entendam como e quanto lucram as empresas de ônibus e porque as pessoas continuam sendo mal atendidas quando utilizam esse transporte”, disse o presidente da Fenacontas, Ricardo Souza. No encontro, foram discutidas estratégias para fiscalização e auditoria pública dos contratos, licitações e balanços do transporte público rodoviário de passageiros nas capitais.

“Hoje, ao que se vê, o modelo sobre rodas tem beneficiado apenas um restrito grupo de empresas que se utilizam de uma concessão pública para faturar alto com serviços de baixa qualidade para a população. Queremos contribuir de forma concreta para as transformações do atual sistema de transporte público e dar respostas positivas aos graves problemas que enfrentamos na mobilidade dos grandes centros urbanos”, completou Ricardo Souza.

Informações: Portal Terra

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960