Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Transporte de Vitória da Conquista terá bilhete único

sábado, 29 de junho de 2013

A prefeitura de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, anunciou que a cidade terá o bilhete único ainda este ano. Esta foi a grande novidade em meio a outras melhorias que as empresas irão providenciar para a frota, segundo a prefeitura.

Um novo processo licitatório foi concluído em abril, com duas empresas vencedoras. A frota atualmente tem 152 ônibus coletivos para atender cerca de 12 milhões de usuários. "Agora, estamos numa nova fase, que é dar outro salto de qualidade no sistema de transporte. Esse é um dos maiores desafios de todos os governos hoje, em nível nacional", diz o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luis Alberto Sellmann, falando sobre a licitação.


O novo sistema de transporte coletivo está previsto para entrar em vigor nos próximos meses. O contrato com as empresas concessionárias será assinado a partir de 15 de julho. A partir dessa data, existe um prazo de 90 dias para as empresas implantarem as melhorias que se comprometeram a fazer.

As melhorias incluem o aumento total de número de ônibus - passará a 160. As empresas também terão que renovar suas frotas, para baixar a média de idade dos veículos para 3 a 4 anos de uso. Da frota, 50 serão adaptados a pessoas com deficiência - destes, 30 deverão ser veículos zero quilômetro. A lista de melhorias inclui ainda que 10% dos ônibus devem receber um degrau extra na porta de entrada, para facilitar o acesso. Todas os ônibus devem ter câmeras internas de monitoramento e encostos acolchoados.

Dois novos postos de venda de passagens serão implantados na cidade, um na zona oeste e outro na zona leste. O usuário também poderá comprar passagens via internet, usando cartões eletrônicos.

Bilhete Único
O bilhete único, que permite ao usuário fazer mais de uma viagem com somente uma passagem, dentro de um determinado espaço de tempo, desde que os trajetos sejam no mesmo sentido. Quando a novidade estiver funcionando, isso poderá ser feito em qualquer ponto da cidade. A previsão é que o bilhete único comece a funcionar cerca de 60 dias depois dos 90 dias iniciais de prazo para outras mudanças.

"Esse tempo se justifica para que se possam fazer as adaptações necessárias em todos os sistemas eletrônicos. Assim, será possível começar o novo sistema sem nenhum tipo de problema", diz Sellmann.

A prefeitura ainda planeja reconstruir totalmente o terminal de ônibus da avenida Lauro de Freitas. A obra ainda está em fase de concepção. Os novos abrigos serão construídos para abranger os ônibus, além dos passageiros. Também haverá no local um módulo administrativo e um conjunto de sanitários. O futuro terminal deve ter capacidade para receber 30% a mais de movimento do que o atual.

Informações: Correio 24 Horas

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960