Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Lula diz que transporte público é 'problema crônico' no País

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Durante sua participação no Fórum Mundial de Autoridades Locais da Periferia, nesta quinta-feira, em Canoas, na Grande Porto Alegre, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva disse que a questão do transporte público no País é um "problema crônico". 
Lula participa de evento em Canoas (RS) - Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula / Divulgação
“O transporte coletivo neste País é um problema crônico, cada vez mais difícil”, disse Lula a uma plateia de prefeitos de cidades periféricas, defendendo que eles busquem alternativas para a mobilidade nas regiões metropolitanas, “para discutir e começar a encontrar uma solução definitiva (...) Só quero saber quem vai colocar o transporte, se é o poder público que vai estatizar, ou se o governo vai estar disposto a colocar dinheiro, sobretudo em cidades ocupadas de foram desordenada”, afirmou.

Ao discorrer sobre a ocupação desordenada dos centros urbanos, nas décadas de 60 e 70, que iniciaram as ocupação de áreas que mais tarde se tornaram as favelas brasileiras, Lula reconheceu sua parcela de culpa, e também a de correligionários, que defendiam a ocupação, e culpou ainda uma elite brasileira que teria ignorado a questão.

“Era bonito defender os pobres do interior (que ocupavam as áreas) quando tinha prefeito querendo tirar e a gente não deixava, vamos ser francos. Quantas vezes você não fez isso, Tarso (Genro)? “, perguntou ao governador do Rio Grande do Sul. “De um lado a irresponsabilidade gerencial administrativa da elite brasileira, mas também tivemos muitos vereadores que se elegeram fazendo isso. Defender os pobres não era errado, mas tínhamos que discutir que deveria haver um lugar melhor que aquele”, afirmou.

Ele diz que o reflexo disso, hoje, são os preços caros para construção e moradia em virtude da falta de estrutura, que dificulta a vida dos governantes brasileiros. “Temos sérios problemas para enfrentar na habitação, porque os terrenos estão cada vez mas caros, e mesmo com o programa do governo federal”, disse referindo-se ao programa Minha Casa, Minha Vida. “Dilma (Rousseff) vai entregar 3 milhões de casas até 2015, um milhão foram entregues até agora, mas está cada vez mais difícil pelo preço do terreno”, completou. 

Ministérios
Lula defendeu ainda a criação de ministérios em seu governo, dizendo que se fosse possível resolver tudo com apenas uma pasta, faria isso. “Se não criar ministério resolvesse alguma coisa, nós só teríamos apenas um. Criamos o ministério das Cidades, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos, da Pesca, da Mulher... se pode ter o Ministério da Indústria, porque não pode ter o da Mulher?”, perguntou, durante o discurso de aproximadamente 50 minutos. 

Informações: Portal Terra

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960