Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

No Recife, Terminal Tancredo Neves é enfim Inaugurado pelo Governo

sábado, 13 de abril de 2013

Nesta segunda-feira(15/04) foi inaugurado o Terminal Integrado Tancredo Neves, um dos mais polêmicos terminais a serem entregues pelo governo, uma vez que não é visto com bons olhos pela população do Ibura, comunidade a qual se sentem prejudicada com esta integração.

Este terminal que deveria ser entregue no começo de 2012 já foi por diversas vezes adiado após embates com as lideranças comunitárias e também com a comunidade em si, o fato é que mesmo sem trens suficientes, a Governo do Estado vai inaugurar este terminal mesmo a contra gosto da comunidade.

Linhas de ônibus deixarão de ir ao centro da cidade, na qual os usuários agora terão que descer e pegar um outro ônibus ou o metrô, outra novidade é o fim também das linhas que vão direto para o bairro de Boa Viagem, onde também os usuários terão que pegar outro ônibus para ir a este bairro.


O certo é que este terminal entrará em operação no próximo sábado, 20 de Abril e muita coisa ainda vai rolar sobre este polêmico terminal, até mesmo mais um adiamento devido a luta das comunidades.

Vantagens:
Algumas linhas que serão integradas terão suas tarifas reduzidas para o anel A, ou seja, tarifas de R$ 2,60 e R$ 3,25, casos das linhas para Boa Viagem e a linha Candeias/Dois Irmãos que vai ser desmembrada e transformada em Candeias/Tancredo Neves vão passar a custar R$ 2,25.

As comunidades atendidas terão suas linhas integradas a outras linhas de ônibus e também ao Metrô, na qual muitos usuários poderão ir ao centro.

Também vale salientar que em breve o Metrô da linha Sul será interligado ao sistema VLT (Veículos leves sobre trilhos), está integração acontecerá na estação de Cajueiro Seco e já com 03 na fase de testes, ou seja, uma pessoa que sai do Ibura poderá pegar um ônibus, descer no T.I de Tancredo Neves, tomar o Metrô e ainda entrar no VLT pagando apenas R$ 2,25. A vantagem é que o usuário poderá usar até três modais de transporte pagando uma única tarifa que ligará a cidade do Recife ao Cabo de Santo Agostinho.

Segundo o GRCT, haverá um ganho de tempo de 10 minutos com a integração no sentido do centro da cidade.

Outra vantagem deste novo terminal é que ele terá duas opções para ir ao centro, ou seja, o usuário poderá escolher o metrô ou duas linhas disponíveis (Tancredo Neves/Cde da Boa Vista ou Tancredo Neves/IMIP)

Desvantagens:
Bem diferente de alguns Terminais Integrado, o Tancredo Neves não possui corredores de ônibus em seu acesso, ou seja, os ônibus com destino ao terminal e também ao centro (Tancredo/Cde da Boa Vista e Tancredo/IMIP) poderão ficar presos nos engarrafamentos, deixando a idéia de integração por água abaixo, visto que uma das principais colocações do Consórcio Grande Recife de Transporte é o ganho de tempo. 

Outro erro é o percurso da linha Tancredo/Cde da Boa Vista, na qual vai deixar de atender aos usuários, pacientes e trabalhadores do Hospital da Restauração, ou seja, o melhor destino seria ele vim pelo Cais de Santa Rita, 1º de Março, Guararapes, Cde da Boa Vista e Agamenom Magalhães.

Baldeação: O método de descer de um ônibus e subir em outro de certa forma é muito desconfortável para idosos, deficientes e mulheres com criança de colo, ou seja, hoje a viagem é feita com apenas um embarque e a proposta é realizar o mesmo trajeto com dois ou até três embarques.

A linha Tancredo Neves/Conde da Boa Vista a ser criada vai ter sérios problemas em seu percurso, visto que a Avenida Mascarenhas de Moraes não tem preferências para ônibus.

Horários poderão não ser cumpridos devido aos engarrafamentos, na qual vai possibilitar a criação de longas filas no terminal, fato este bastante comum nos outros terminais.

O Mais grave, que é o trânsito da Av. Dois Rios, principal via do Ibura onde os engarrafamentos são constantes.

No começo, haverá poucos trens, por isso a insatisfação da população a ser atendida.

Futuras integrações
Terminal Integrado Tancredo Neves para a Estação de Cajueiro Seco
Este terminal é essencial para o pleno funcionamento do T.I Tancredo Neves, pois este terminal fará ligação entre 03 modais de transporte (Metrô, VLT e Ônibus) além de ligar a cidade do Recife com bairros de Jaboatão dos Guararapes e ao Cabo de Santo Agostinho. Este terminal vai ser inaugurado em Março e funcionará nos mesmos moldes do Tancredo, onde as linhas de ônibus de Muribeca, Prazeres e Cajueiro Seco serão integradas.

Terminal Integrado Tancredo Neves a Estação do Largo da Paz
Este Terminal ainda está sendo construído e o prazo de entrega é em 2012, na qual vai possibilitar a ligação dos usuários da linha sul do metrô com ônibus para zona oeste da cidade como, por exemplo: Madalena, Torre, entre outros;

Terminal Integrado Tancredo Neves para o Terminal de Joana Bezerra
Este terminal está totalmente saturado e com plenos desconfortos, ou seja, as paradas de ônibus são provisórias, sem nenhuma estrutura como bancos, por exemplo, sem falar que ao descer do Metrô, o usuário tem que andar e muito para chegar ao ponto de embarque.
No momento este terminal passa por reforma.

Terminal Integrado Tancredo Neves para a Estação do Recife

O Terminal Integrado do Recife possuí apenas 04 linhas de ônibus integradas, porém a quantidade de usuários é muito maior que o espaço físico oferecido, ou seja, com está integração, o aumento de usuários vai aumentar e muito, e para piorar ainda mais, os ônibus que param neste terminal não são articulados. Terminal integrado passando por reforma.

As linhas propostas pelo GRCT foram:

Linhas Alimentadoras
123 Três Carneiros Baixo (Monte Verde) / Tancredo Neves
124 Vila do SESI / Tancredo Neves
125 Córrego da Gameleira / Tancredo Neves
126 UR-03 (Pantanal) / Tancredo Neves
132 UR-02/Ibura / Tancredo Neves
133 Três Carneiros / Tancredo Neves
134 Lagoa Encantada / Tancredo Neves
135 UR-10 / Tancredo Neves
136 UR-05 / Tancredo Neves
137 UR-11 / Tancredo Neves
138 Zumbi do Pacheco / Tancredo Neves
141 Jardim Monte Verde / Tancredo Neves
142 Alto Dois Carneiros / Tancredo Neves
143 UR-06 / Tancredo Neves
144 UR-04 / Tancredo Neves
__Candeias / Tancredo Neves

Linhas Circulares
Dois Rios/Jordão
Ibura/Ipsep
Dois Carneiros/Ipsep
UR-11/Ipsep
Tancredo Neves/Boa Viagem
Tancredo Neves/Aeroporto

Linhas Interterminais
Tancredo Neves/Macaxeira

Linhas Troncais
Tancredo Neves/Conde da Boa Vista
Tancredo Neves/IMIP

Blog Meu Transporte

12 comentários:

Anônimo disse...

É o seguinte! Não adianta ser contra o TI Tancredo Neves. Essa história de dizer que todo o Ibura não quer integrar é ridículo. As comunidades do TI Caj. Seco lutaram para ter integração. As linhas para o Centro serão operadas por três empresas e para a Cde. Boa Vista será 100% de articulados. Não adianta fazer protestos, a Região Metropolitana será toda integrada futuramente. E já pensou somente o Ibura ficar sem integração. É muita "burrice". Com o Grande Recife fará alterações nas linhas que forem precisas, do mesmo jeito dos TI's Pelópidas e Caj. Seco.
Sou favor da luta para uma linha para a Rua do Príncipe e outra para o IPSEP. Mas não sou contra a integração. O metrô linha Sul operará com 7 TUE's, mais 3 entrarão logo em breve na linha Sul. Com o tempo os usuários se acostumam. No começo é mesmo embaraçoso, Mas isso irá reduzir não só quantidade de ônibus pelo centro, mas também pela Mascarenhas de Moraes. Minha comunidade não tem linha SEI, as faria de tudo pra ter hoje. Mas vou ter esperar mais um pouco.

Icaro CR7 disse...

Gostaria de saber se todas essas linhas circulares aí postadas, vão integrar realmente ao TI Tancredo Neves, e se sim, de onde vem essa informação ?

Dinara Maria disse...

Qual a fonte dessa notícia? Você não diz de onde tirou todas essas informações, tá divulgando sem ter uma fonte segura. Como podemos acreditar no que você fala?

Cara, é tanto "na qual" fora do lugar que a leitura fluente do texto fica prejudicada.

Anônimo disse...

Acontece que boa parte do Ibura já possue linhas integradas ao metrô pela Estação Barro, por isso não querem perder suas linhas com destino ao Centro.

leonardo-pe disse...

as linhas novas 110,180 e 190,serão FORA do SEI!as"circulares"dos seus bairros caro Icaro CR7. pois é caro Clayton. de 5 comentários,todos são favoráveis.e esse SEI é IRREVERSÍVEL!

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizar o BLOG MEU TRANSPORTE por esta e outras notícias. Clayton, esse blog é a cara do povo, não ligue para comentários de pessoas que não tiveram o mesmo reconhecimento e aceitação em seus sites, nem para pessoas que criticam deus e o mundo e muito menos para os fakes marginais que gostam de aprontar na internet, todos estão com inveja do BLOG MEU TRANSPORTE. A leitura está ótima, a maioria entende perfeitamente e os erros são comuns. Sobre o TI Tancredo Neves, a população tem todo o direito de não querer fazer integração e talvez a solução seria vocês procurar a mídia da internet e TV para denunciar que não tiveram suas opiniões respeitadas. Não se esqueçam de fazer protesto até o fim. Boa tarde!

Icaro CR7 disse...

Leonardo meu velho, mas em relação ao itinerário as linhas 110, 180, 190 e a nova 169, entraram no TI fazendo integração com Bilhete ou simplesmente iram ao Ipsep & Jordão no caso da 169 e voltaram para o terminal ? Porque se elas não entrarem no TI vai haver um transtorno legal pra quem mora no Ipsep e Jordão e utilizam das linhas daqui do Ibura, eu creio que essas novas linhas deveriam ser como é em algumas linhas aqui, como a Ibura/Sta. Luzia, a passagem convencional é Anel G, R$1,50 e com o bilhete de integração passar a ser Anel A, R$2,25 . Outra dúvida é em relação ao percurso da linha 168, segundo a postagem ela não irá atender ao Hospital da Restauração, esse percurso pela Conde da Boa Vista, é o mais comum das linhas do Ibura, se não vai ser assim como será ? Como se não bastasse não haver ligação direta com a Rua do Príncipe, ainda vão fazer isso, esse GRCT é uma vergonha para o meu Recife .

Anônimo disse...

Temos mais privilégios no Barro e estou combinando com pessoas da rua para seguir para o Barro e de lá pegar o UR 11/Barro. Clayton, peço a você para se reunir com outras lideranças e ver se pedem ao consórcio as linhas UR 02/Barro, UR 04/Barro e Lagoa Encantada/Barro.
Ass: João Paulo

Meu Transporte disse...

A Fonte é o Blog Meu Transporte meu caro, que tem credibilidade em suas informações junto aos orgãos competentes e fontes de jornalismo respaldadas, por isso agradeço as mais de 4 mil visitas por dia de todo o Brasil.

leonardo-pe disse...

podem protestar mas essa é uma realidade sem volta!

Maurício disse...

Eu não sou contra o terminal Tancredo Neves em si, apenas acho que as linhas do Ibura irem direto para esse terminal deveria ser uma opção a mais e não a principal opção, por causa dos transtornos todos que irão surguir e que todos já sabem. Por outro lado, gostaria de saber como vai ficar o bairro do Ipsep se não ele não for integrado diretamenteo porque o acesso à linha Sul nesse bairro é difícil, precisa-se andar muito até a estação Shopping e o caminho é perigoso. Além do que todos sabe que o bairro deixou abruptamente de ser atendido pelas várias linhas de ônibus do Ibura, além da linha Candeias/Dois irmãos. Acho que, o mínimo que poderia ser feito, é existir uma linha direta do SEI integrando o IPSEP senão será muito prejudicial a população do bairro essa nova e permanente situação.

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960