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Em São Paulo, Governo dá início as obras do Complexo de Manutenção Presidente Altino II

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O governador Geraldo Alckmin deu início na última quinta-feira, 24, às obras do Complexo de Manutenção Presidente Altino II, destinado à realização da manutenção da frota de trens, que vem sendo renovada e ampliada nos últimos anos. O novo empreendimento faz parte do programa de modernização das linhas da CPTM, que está recapacitando a infraestrutura do sistema ferroviário e das estações.
Foto: Denis Castro
"O pátio Presidente Altino é um dos grandes pátios da CPTM e passará a ter 30 mil m² a mais, quase o triplo do tamanho. Trata-se de uma obra importante para a manutenção completa dos trens, como a parte mecânica e eletrônica", frisou Alckmin.

Ainda durante o evento, foram entregues mais oito novos trens para a Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi] da CPTM. Com essas composições, a frota operacional da Linha 8 já está 100% renovada. "Trens zero km, corredor contínuo, ar condicionado e motorização maior. São 288 carros novos na Linha 8, 60 a mais do que tinha. Número maior de carros para atender melhor a população", afirmou o governador.

Por fim, Alckmin inspecionou veículos de alta precisão adquiridos para o parque de máquinas de manutenção.

Complexo de Manutenção Presidente Altino II
O investimento no Complexo de Manutenção Presidente Altino II é da ordem de R$ 165 milhões e vai gerar 450 novos empregos. A área de 30 mil m², equivalente a quatro campos de futebol, abrigará oficina de revisão geral e reforma de trens; laboratório eletrônico; além de áreas para armazenamento de materiais e resíduos industriais, bem como suporte para empregados [vestiários, refeitório e sanitários].

O principal galpão terá 15,5 mil m², com capacidade para realizar, simultaneamente, serviços de revisão em seis trens compostos de quatro carros cada, permitindo que nas oficinas fiquem concentrados os trabalhos de manutenções de rotina. Em outra área de 5.700 m², serão feitas pintura e lavagem de componentes e peças utilizados nos trens, além da manutenção de motores elétricos. A unificação dos laboratórios, em um único local, também otimizará a mão-de-obra e o uso de equipamentos e infraestrutura, entre outros benefícios.

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