Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Curitiba tem 92% da frota do transporte com acessibilidade

domingo, 8 de janeiro de 2012

Curitiba chega a 2012 com o maior percentual do país de acessiblidade na frota do transporte coletivo. Nada menos do que 92% dos 1.915 ônibus da frota operante são 100% acessíveis, ou seja, atendem todas as exigências da legislação brasileira.

O segundo maior percentual no país, segundo o Estudo Mobilize 2011, do portal Mobilize Brasil, é de Belo Horizonte (MG), que tem 70% dos ônibus do transporte coletivo acessíveis a pessoas com deficiência, seguido do Rio de Janeiro (RJ), com 60%.

O menor índice é de Natal (RN), de 20%. O estudo, divulgado em novembro, foi feito por jornalistas do portal a partir de informações de órgãos oficiais, institutos de pesquisa, universidades e entidades independentes.

A previsão da Urbs é chegar a 100% de acessibilidade em todo o sistema de transporte até o fim de 2013, dentro da programação de renovação da frota de ônibus. Desde 2005 só entram na frota curitibana ônibus totalmente acessíveis, embora a lei determinando esta acessibilidade seja de 2009. Em 2005, o percentual de ônibus com acessibilidade girava em torno de 45%.

Além dos ônibus também os terminais de transporte e as estações-tubo estão ganhando cada vez mais acessibilidade. Há dois anos, os terminais de transporte passaram por obras de acessibildade - elevadores, rampas, reforma de calçadas e pistas internas, adequação de instalações sanitárias, protetores de pedestres e nova sinalização horizontal (pintura no chão) e vertical (placas).

A Rede Integrada de Transporte tem 1.915 ônibus, 21 terminais urbanos, nove terminais metropolitanos, 81 quilômetros de canaletas, 364 estações tubo e 350 linhas. A RIT atende em média 2,3 milhões de passageiros por dia. São em torno de 21 mil viagens e 500 mil quilômetros percorridos pela frota de ônibus.

Desde 2005, os ônibus que entram na frota curitibana de transporte têm todos os acessórios e equipamentos de acessibilidade o que inclui espaço adequado para cadeirantes com lugar para acompanhante, balaústres, elevadores e degraus que ficam no nível da calçada.

Além disso, os ônibus dos sistemas Expresso (que circulam nas canaletas exclusivas) e Linha Direta (Ligeirinhos) têm embarque e desembarque em nível, em plataformas dos terminais e estações-tubo.
Os novos ônibus também têm sistema de monitoramento por satélite (GPS), painéis eletrônicos digitais – na frente e na lateral – e sistema de áudio MP3 para informações de itinerário.
Todos os veículos também têm motores com tecnologia Euro 3, que reduz em 60% a emissão de poluentes resultantes da queima de combustível, em relação aos veículos antigos, com motores da versão Euro 1.

SITES - Curitiba conta ainda com um serviço de transporte inédito no país, as linhas de ônibus destinadas ao atendimento de pessoas com deficiência, com terminal de transporte também exclusivo. É o Sistema Integrado de Transporte para o Ensino Especial (Sites), que oferece 50 ônibus e atende 2,3 mil alunos de 35 escolas especiais. As linhas fazem trajetos que permitem, se necessário, buscar e deixar o aluno em casa, sem que ele tenha que se deslocar até o terminal.

Fonte: Prefeitura de Curitiba



0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960