Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Superlotação em ônibus coletivos de Dourados causa transtorno para estudantes

sábado, 30 de julho de 2011

As aulas começaram nas Universidades de Dourados e com elas as reclamações da superlotação no transporte coletivo. Alguns acadêmicos chegam a comparar a situação de lotação com uma “lata de sardinha”.

Esses problemas, no entanto, não são de hoje. A cidade é considerada "universitária" e, com isso, a grande demanda de pessoas que utilizam o transporte coletivo cresceu também.

O reportagem procurou o responsável pelo trânsito da cidade para nos explicar como esse caso pode ser solucionado.

O arquiteto especialista em segurança no trânsito e transporte público e atual diretor do departamento de trânsito em Dourados, Fabiano Costa, nos explicou que a prefeitura está conversando com a empresa reponsável, a Medianeira, para resolverem o problema.

De acordo com ele, a empresa justificou o transtorno dizendo que a malha viária estava danificada com a quantidade de buracos causando o atraso na frota. O problema então resultou no acúmulo de passageiros nos pontos de ônibus.

“Por exemplo, você pega um ônibus que sempre passa no horário, ai ele atrasa 15 minutos, muitas pessoas que pegam em outro horário chegam ao local e também esperam o carro que passaria em seguida. Isso gera um aglomerado de pessoas esperando, o que causa quando todos embarcam no veículo? Uma superlotação”, explica o diretor.

Segundo informações da Medianeira para o arquiteto, a situação se normalizará com a operação de tapa buracos e com o aumento da frota de veículos. “No começo é tumulto nas universidades, depois vai acalmando”, argumenta Fabiano.

Diálogo
O diretor propôs a empresa Medianeira uma conversa junto com os diretórios acadêmicos das universidades. “Nós queremos ouvir eles e não só a empresa. Tem que ter os dois lados. A prefeitura pode fazer essa intermediação e ficar a par das dificuldades de cada lado”, diz o arquiteto.

As Universidades
Além das explicações da superlotação a empresa Medianeira reivindicou junto à prefeitura de Dourados a instalação de novos pontos de ônibus nos campus das Universidades Federal e Estadual, pois eles reclamam da aglomeração de pessoas em lugares impróprios para a parada dos veículos.

“Estamos conversando com a Agesul - Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos -para elaborarmos um projeto para tentar melhorar o acesso das universidades e também do aeroporto”, conclui o diretor de transporte.

Informações do MS JÁ

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960