Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em São Paulo, Faltam ônibus para os passageiros que usam a estação Vila Prudente

segunda-feira, 4 de abril de 2011

O ideal seria que um grande benefício como a estação Vila Prudente do Metrô viesse acompanhado de outros meios de transportes interligados de forma eficaz. No entanto, a Prefeitura não está conseguindo fazer a sua parte. Desde que a estação passou a funcionar das 4h40 às 21h, atendendo os horários de pico, o que se vê são pontos de ônibus abarrotados, principalmente após às 17h.

“Após a liberação do Metrô, o caos foi detectado nas linhas de ônibus. Precisam aumentar urgente o número de ônibus nos horários de pico, pois os coletivos estão totalmente lotados”, comenta Mônica T. Silva. “À tarde, os pontos em frente à antiga Tecelagem Vânia e em frente à estação (sentido bairro) parecem um mar de pessoas...
Lógico, quando melhora uma coisa, piora outra! Ou será que eu acredito em milagres?!?”, ironiza a usuária.

A moradora da Vila Ema, Ângela Nascimento, conta que não consegue mais entrar nos coletivos por volta das 18h. “Saio da estação Vila Prudente, atravesso a Anhaia Mello e fico muito tempo no ponto. Apesar de ter várias linhas que me servem, já cheguei a gastar 30 minutos só para entrar no ônibus, pois os veículos param e não dá para subir. É muita gente!”, relata. “Demoraram tanto para conseguir fazer essa estação funcionar direito, será que nesse período não dava para organizar as linhas de ônibus? Todas têm trajetos muito longos, por isso ficam tão cheias”, completa.

Usuários do transporte público afirmam que o “efeito Metrô” está se propagando para outros trechos da região. Moradora da Vila Ema, Andréia Pietracatelli, também reclama que não está conseguindo entrar nos ônibus, desta vez no sentido estação. “No dia 22 gastei 20 minutos para subir em um ônibus na avenida Vila Ema e quando consegui, fiquei na porta. Isso passou a acontecer após o metrô funcionar no horário de pico”, conta. “Quando irão colocar condução digna?”.

Residente no Parque São Lucas, Patrícia Marcatti afirma que o metrô facilitou muito a sua vida e a de outros moradores do bairro, mas que a situação das linhas de ônibus está insuportável. “Os pontos ficam cheios e nada dos ônibus. Quando chegam, estão extremamente lotados. Já que o metrô está funcionando a todo vapor, deveriam colocar mais ônibus na região”, reclama.

O que diz a SPTrans

Questionada pela reportagem, a São Paulo Transportes (SPTrans) informou na noite da última segunda-feira, dia 28, que “desde a inauguração desta estação, alterou o itinerário de seis linhas de ônibus municipais, visando proporcionar a integração entre os sistemas de transporte. Também foi criada a linha 5109/41 São Mateus - Metrô Tamanduateí, que opera durante os horários de pico e que atende os pontos próximos à  Estação Vila Prudente”. A nota cita ainda que “a SPTrans acompanha a operação das linhas da região, com equipes de fiscalização de campo e monitoramento via GPS, e quando são constatadas irregularidades, como descumprimento de partidas, o que pode ocasionar atrasos e lotação excessiva, as empresas e cooperativas responsáveis são multadas. No entanto, em  virtude da reclamação dos moradores, a fiscalização nos pontos da região será intensificada nos próximos dias”.



Fonte: Folha VP

1 comentários:

Sandro Aparecido disse...

Resido aqui na região da Vila Prudente (Vila Zelina para ser mais preciso) e não vejo nenhum benefício em a SP Trans mudar intinerários de ônibus para atender os usuários da estação de metrô. As linhas que circulam aqui no bairro já são um desástre, demoram demais, passam lotadas e em finais de semana a frota diminue demais. O que se faz necessário é o aumento na frota e criação de novas linhas para atender a demanda e fazer ligação desta estação com outros bairros. Pagamos mais caro a passagem em São Paulo de que se paga no Rio e lá a maioria dos ônibus tem ar-condicionado. O descaso no transporte público em São Paulo é uma verdadeira vergonha. A maior cidade da América Latina dispõe de um sistema de transporte de 3º Mundo. Será que algum dia teremos transporte comparável a muitas cidades da Europa???
Para uma cidade como São Paulo isso é vergonhoso, humilhante e revoltante.

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960