O usuário do transporte coletivo de Limeira pagará 12,5% mais caro pela tarifa de ônibus a partir do dia 13 deste mês, quando o valor passará de R$ 2,40 para R$ 2,70.
O decreto que reajusta o preço cobrado pelo serviço foi publicado ontem no Jornal Oficial, mas o prefeito Silvio Félix (PDT) e o secretário municipal dos Transportes, Rodrigo Oliveira, não deram entrevista sobre o aumento.
Em nota emitida a pedido da Gazeta, o titular da pasta alegou que o reajuste "não segue somente questões financeiras", depois que a reportagem o indagou, por meio de assessoria de imprensa, sobre o motivo de o índice ser mais que o dobro da inflação de 5,91% de 2010.
Oliveira disse que a alta leva em conta serviços agregados à concessão, como integração, que completou um ano de funcionamento, e atende em média 120 mil usuários por mês. "São pessoas que deixaram de pagar duas passagens a cada viagem".
Acrescentou que em maio será adotado o bilhete único e o passageiro terá benefícios, como recarregar seu cartão no próprio veículo.
Outra ação prevista, já anunciada no ano passado, é a adoção de GPS nos ônibus. "O equipamento permitirá acompanhamento da forma como as linhas agem e interagem, resultando num fluxo mais lógico de carros no transporte coletivo", afirma. Com isso, devem terminar, por exemplo, os comboios vistos atualmente.
A etapa de melhoria seguinte, segundo o secretário, será a conclusão do terminal urbano em julho.
ATRASOS
O aumento decepcionou a universitária Joice Gonçalves Lima. Segundo ela, a linha 2 da Viação Limeirense não passou no horário de costume na quinta e sexta-feira, entre 22h30 e 22h40, no ponto da Avenida Campinas. "Fiquei esperando sozinha e com muito medo", reclamou. Ela teve que embarcar no ônibus da linha 104, somente às 23h10.
A funcionária pública Neusa Rita da Silva criticou o baixo número de veículos do transporte coletivo, principalmente em horários de pico. Acrescentou que os passageiros ficam amontados nos ônibus das linhas 107 e 11, principalmente.
A estudante Adrieli Vigineli alega que antes de pensar em aumento, os atrasos deveriam acabar. Ela se refere às linhas 103 e 103. Letícia Assis faz a mesma crítica, mas à linha 12.
Reclamações semelhantes foram registradas em março do ano passado, quando a tarifa subiu 9%. Outra diferença é que o usuário teve 30 dias para comprar créditos com o preço antigo. Neste ano, são apenas dez.
Passe em Limeira vai superar valor de capitais
O novo preço do passe de ônibus em Limeira está acima do praticado em capitais. Uma delas é o Rio de Janeiro, onde após a implantação do bilhete único em novembro, a passagem custa R$ 2,40. Estudos estimam que o preço suba para R$ 2,55 (6,25%) para veículos sem ar-condicionado ou R$ 2,60 (8,3%) com o equipamento. Por esse valor, o passageiro pode pegar até duas conduções no período de duas horas. Em Curitiba, mesmo com alta de 13%, a tarifa foi neste mês a R$ 2,50. Em Salvador, o reajuste de janeiro elevou a passagem, de R$ 2,20 para R$ 2,50. Já em Florianópolis, a tarifa única de ônibus é de R$ 2,38 para passageiros que utilizam o bilhete eletrônico. Já quem paga em dinheiro desembolsa R$ 2,95.
Esse valor ainda era mais baixo que o solicitado à Prefeitura de Limeira pelas viações Limeirense e Sudeste. Como a Gazeta publicou em fevereiro, as empresas queriam R$ 2,98 de aumento, preço bem próximo da tarifa mais cara do País, de R$ 3, em São Paulo. Na época, Claudio Mendes, diretor da Sudeste, alegou que a se a Prefeitura subsidiasse o serviço, como ocorre em muitas capitais, os usuários poderiam pagar menos. (ESS)
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O decreto que reajusta o preço cobrado pelo serviço foi publicado ontem no Jornal Oficial, mas o prefeito Silvio Félix (PDT) e o secretário municipal dos Transportes, Rodrigo Oliveira, não deram entrevista sobre o aumento.
Em nota emitida a pedido da Gazeta, o titular da pasta alegou que o reajuste "não segue somente questões financeiras", depois que a reportagem o indagou, por meio de assessoria de imprensa, sobre o motivo de o índice ser mais que o dobro da inflação de 5,91% de 2010.
Oliveira disse que a alta leva em conta serviços agregados à concessão, como integração, que completou um ano de funcionamento, e atende em média 120 mil usuários por mês. "São pessoas que deixaram de pagar duas passagens a cada viagem".
Acrescentou que em maio será adotado o bilhete único e o passageiro terá benefícios, como recarregar seu cartão no próprio veículo.
Outra ação prevista, já anunciada no ano passado, é a adoção de GPS nos ônibus. "O equipamento permitirá acompanhamento da forma como as linhas agem e interagem, resultando num fluxo mais lógico de carros no transporte coletivo", afirma. Com isso, devem terminar, por exemplo, os comboios vistos atualmente.
A etapa de melhoria seguinte, segundo o secretário, será a conclusão do terminal urbano em julho.
ATRASOS
O aumento decepcionou a universitária Joice Gonçalves Lima. Segundo ela, a linha 2 da Viação Limeirense não passou no horário de costume na quinta e sexta-feira, entre 22h30 e 22h40, no ponto da Avenida Campinas. "Fiquei esperando sozinha e com muito medo", reclamou. Ela teve que embarcar no ônibus da linha 104, somente às 23h10.
A funcionária pública Neusa Rita da Silva criticou o baixo número de veículos do transporte coletivo, principalmente em horários de pico. Acrescentou que os passageiros ficam amontados nos ônibus das linhas 107 e 11, principalmente.
A estudante Adrieli Vigineli alega que antes de pensar em aumento, os atrasos deveriam acabar. Ela se refere às linhas 103 e 103. Letícia Assis faz a mesma crítica, mas à linha 12.
Reclamações semelhantes foram registradas em março do ano passado, quando a tarifa subiu 9%. Outra diferença é que o usuário teve 30 dias para comprar créditos com o preço antigo. Neste ano, são apenas dez.
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Esse valor ainda era mais baixo que o solicitado à Prefeitura de Limeira pelas viações Limeirense e Sudeste. Como a Gazeta publicou em fevereiro, as empresas queriam R$ 2,98 de aumento, preço bem próximo da tarifa mais cara do País, de R$ 3, em São Paulo. Na época, Claudio Mendes, diretor da Sudeste, alegou que a se a Prefeitura subsidiasse o serviço, como ocorre em muitas capitais, os usuários poderiam pagar menos. (ESS)
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Fonte: Gazeta de Limeira
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