Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em João Pessoa, Renovação de frota de ônibus para 2011 já foi cumprida e meta ultrapassada

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Um levantamento feito pela Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP) revela que as empresas já colocaram em circulação 62 novos ônibus este ano, superando o acordo firmado com a Prefeitura que era de 50 novos veículos em 2011. Outros dados da AETC-JP também mostram que de 2008 a 2011 as empresas além de cumprirem a orientação de renovar 10% da frota anualmente, estão superando a meta proposta, chegando a renovar 14% da frota ao ano. Como resultado, nos últimos três anos cerca de 50% da frota de ônibus de João Pessoa foi renovada, baixando a idade média para apenas 3,6 anos, enquanto a média nacional fica em torno de 5,5 anos. Para o diretor executivo da AETC, Mário Tourinho, os bons índices se devem ao esforço constante das empresas em investir na aquisição de novos veículos para oferecer um serviço cada vez mais eficiente e de qualidade ao usuário.

O resultado desses investimentos em renovação da frota tem levado a cidade de João Pessoa a contar com uma das frotas mais novas do Nordeste. "Em João Pessoa temos uma média de idade dos veículos de 3,6 anos graças, não apenas ao cumprimento do acordo, mas também à iniciativa dos empresários em superar esse TAC e avançar ainda mais na qualidade do sistema de transporte coletivo da Capital paraibana, explica Mário. "Em 2011 nos comprometemos em colocar em circulação mais 50 ônibus novos e cumprimos muito mais do que acordamos", afirma Mário.

Segundo levantamento da AETC, a Transnacional comprou 23 novos ônibus; a Reunidas 21; a São Jorge renovou a frota com 09 veículos; a Santa Maria com 05; e a Mandacaruense com 04 ônibus. Além disso, as empresas Mandacaruense e Marcos da Silva também incorporam às suas frotas, 04 veículos semi-novos cada uma. Todos os veículos zero km são eficientes, ou seja, adaptados com plataformas elevatórias, que facilitam o acesso dos portadores de necessidades especiais ao transporte público da cidade.

Atualmente, o sistema de transporte pessoense conta com uma frota de 517 ônibus, cujos veículos estão distribuídos em 86 linhas que trafegam pelos bairros da Capital. No total, o sistema de transporte público de João Pessoa possui 60 linhas radiais, 20 circulares e seis são destinadas exclusivamente à integração dos passageiros nos bairros. Para atender a demanda e a dinâmica de funcionamento do sistema, parte da frota, exatamente 158 veículos, são ônibus eficientes.

A renovação anual de 10% da frota é um acordo firmado entre a Prefeitura e as seis empresas que atuam na Capital, através de um termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Mário Tourinho lembra, no entanto, que independente do acordo, as empresas renovam suas frotas para que o usuário se sinta cada vez mais confortável em utilizar o serviço. "O TAC não apenas é cumprido, mas também tem sido superado em 2008, 2009, 2010 e agora em 2011. Tudo isso é feito pensando no usuário e não, simplesmente, em atender a um acordo", salienta Mário Tourinho.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960