Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Cubatão passará a contar com um sistema de bilhetagem eletrônica

domingo, 4 de setembro de 2011

O transporte público municipal de Cubatão passará a contar com um sistema de bilhetagem eletrônica. O projeto de lei que institui o sistema já está em tramitação na Câmara. Depois de aprovado, será implantado em até seis meses pela concessionária que realiza o serviço na Cidade.

Segundo o superintendente da Companhia Municipal de Trânsito (CMT), Marco Cruz, o sistema será semelhante ao que está em prática há anos no transporte metropolitano, com cartões magnéticos.

Marco Cruz conta que a medida já estava prevista no edital de licitação que escolheu a empresa para explorar o transporte público em Cubatão e que a mudança não afeta o emprego dos cobradores. “A presença desses trabalhadores está garantida no edital. E os ônibus continuarão aceitando dinheiro”.

Perueiros insatisfeitos
Em média, cerca de 500 mil pessoas por mês usam o transporte convencional e as lotações do alternativo. E são justamente os perueiros que não estão muito satisfeitos com a notícia da implantação da bilhetagem eletrônica. Eles reclamam que não foram comunicados sobre o projeto e que não há garantias de que serão inseridos no novo sistema.

“Se o projeto for aprovado como está e os permissionários ficarem de fora, isso significará a inviabilidade financeira para todo o transporte alternativo”, declara Jefferson Dias Gomes Neves Cansou, advogado da Cooperativa do Transporte de Passageiros (Coopertransp).

O defensor afirma que limitar a bilhetagem eletrônica ao transporte convencional representará uma queda de cerca de 50% no número de passageiros conduzidos pelas lotações. “Atualmente, os perueiros transportam cerca de 150 passageiros pagantes e 70 isentos (deficientes físicos e aposentados). E não há qualquer subsídio”.

Mas Marco Cruz adianta que a intenção do Município é expandir a bilhetagem para o transporte alternativo. “Não teria motivo para ficar de fora se o nosso intuito é ter um sistema de transporte integrado na Cidade”.




0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960