Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Porto Alegre: Comissão quer expandir debate sobre metrô

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Evitar que o impacto negativo das obras de construção dos corredores de ônibus se repita no processo de implantação do metrô de Porto Alegre é um dos objetivos da Comissão Especial para Análise e Proposta de Viabilidade do Metrô, que começou a trabalhar ontem na Câmara de Vereadores da Capital. Segundo o vereador Nelsir Tessaro (PTB), que preside o grupo, em 120 dias serão analisados os detalhes do projeto e elaborado um relatório com sugestões para minimizar os transtornos.

“Precisamos trazer o projeto do Executivo, feito já há alguns anos, para a realidade do momento e entender que impactos terá a obra sobre o trânsito de importantes eixos da cidade, como é o caso da avenida Assis Brasil. Não só para diminuir os engarrafamentos, como para não impactar negativamente sobre o comércio da região”, disse o vereador.

A comissão composta por 12 vereadores irá se reunir às quartas-feiras, sempre às 10h30min. No cronograma definido neste primeiro encontro foi estabelecido que a cada semana será convidado um representante de entidade envolvida no projeto. Na primeira etapa serão ouvidos o Executivo municipal, o Estado e o secretário nacional de Transporte e Mobilidade, Luiz Carlos Bueno de Lima.

O projeto em debate, apresentado pela prefeitura ao Ministério das Cidades, inclui nesta primeira fase a construção de uma linha entre a Fiergs e o Centro, com 13 estações, passando pelas avenidas Assis Brasil, Benjamin Constant e Farrapos.

Os vereadores querem saber como será feito o metrô no trecho entre a Fiergs e a estação Triângulo, se por superfície (como mostrava a primeira versão divulgada do projeto) ou subterrâneo; se a construção das vias subterrâneas nos demais trechos, pelo sistema cava e tapa, irá interditar por completo os corredores de ônibus; como será o financiamento da obra; e, ainda, como se dará a integração com o futuro sistema da zona Leste, previsto para ser construído em uma segunda fase.

“Sozinho, nenhum ente público tem condições de tirar esse projeto do papel. Fala-se que o município, o Estado e a União assumirão parcelas de R$ 300 milhões cada um, mas nada disso está claro. Com esse trabalho vamos dar a contribuição da sociedade, representada por seus vereadores, ao projeto que ainda não foi contratado, não recebeu aportes”, detalhou Tessaro.

Para o vereador Toni Proença, a segunda fase (que não entra no projeto em discussão) deveria ser construída sobre o arroio Dilúvio, na avenida Ipiranga, para ligar o bairro Praia de Belas ao bairro Agronomia, onde está localizado o Campus do Vale, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

Os vereadores debatem, ainda, a sugestão de usar, neste trecho, um aeromóvel, semelhante ao que será implantado entre a estação Aeroporto, do Trensurb, e o terminal 1, do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

A obra, confirmada em maio pelo Ministério das Cidades, está estimada em R$ 1,58 bilhão, já com os abatimentos das isenções fiscais (a estimativa inicial era de quase R$ 2,5 bilhões). O trem subterrâneo percorrerá um trecho de 15 quilômetros e, se começar a ser construído em 2012, poderá entrar em operação em 2017.




0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960