Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Teresina, Motoristas e cobradores serão capacitados para o atendimento de PCD’s e idosos

quarta-feira, 20 de julho de 2011

A Prefeitura de Teresina, por meio da Semtcas em parceria com o SEST-SENAT, Strans e entidades de pessoas com deficiência irão realizar capacitação para profissionais do transporte coletivo de Teresina. A capacitação ocorre nesta quarta-feira, 20, e na próxima sexta-feira, 22, de 8h às 11h e de 15h às 18h, no auditório do SEST-SENAT.

A capacitação visa um adequado atendimento às Pessoas com Deficiências - PCD's e idosos usuários dos transportes coletivos da capital. Durante a capacitação, motoristas, cobradores e fiscais são orientados a prestar um serviço de maneira adequada e qualificada, respeitando as características das pessoas que possuem algum comprometimento que dificulte sua mobilidade.

A secretária da Semtcas, Graça Amorim, afirma que a capacitação reitera o compromisso de cidadania e exercício da responsabilidade social, que é um dos compromissos da Prefeitura de Teresina. "Atender bem a idosos ou a pessoas com deficiência no transporte público de Teresina é um compromisso dessa gestão, que tem procurado parcerias para garantir o direito à mobilidade das pessoas com deficiência através de ações como esta, de qualificação do atendimento no sistema de transporte coletivo da cidade, mas, também, através de serviços como o Transporte Eficiente", explica a secretária.

Deuselena Andrade, responsável pela capacitação dos profissionais para atendimento às PCD's, revela que são intensificadas a responsabilidade e a cidadania. "São mostradas as dificuldades, os desafios que uma pessoa com deficiência enfrenta diariamente. São dificuldades apresentadas através de denúncias de discriminação e grosserias, por isso, durante a capacitação, os profissionais do transporte público são levados a conhecer as associações de pessoas com deficiência. Deste modo, eles conhecem as famílias de PCD's e acabam se aproximando mais da realidade de cada pessoa com deficiência. Assim fica mais fácil entender suas necessidades e, sobretudo, se sensibilizar e respeitar", comenta.

Durante a capacitação as pessoas que integram as associações ou entidades de pessoas com deficiência, também participam, dando seus testemunhos. É o momento da "Aula de Vivência", que serve para sensibilizá-los sobre o que é ser uma pessoa com qualquer tipo de deficiência. 


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960