Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Ciclistas exigem ciclofaixas incluídas nos projetos de Curitiba

quarta-feira, 6 de julho de 2011

“O ciclista tem que começar a ser encarado como agente do trânsito. Não existe essa história que Curitiba é modelo no incentivo do uso da bicicleta. Nossa cidade não pode ser classificada como amiga da bicicleta”. O desabafo é do presidente da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu e membro da Bicicletada Curitiba, Jorge Brand.

Atualmente, o maior exemplo da falta de preocupação com os usuários de bicicleta em Curitiba é a não inclusão da ciclofaixa em projetos de reformas ou obras em Curitiba. Foi assim com a reforma da Marechal Deodoro, feita anos atrás, afirma o ciclista. Para evitar que o mesmo aconteça, o foco está voltado para a revitalização na Cândido de Abreu, anunciada pela Prefeitura de Curitiba para iniciar no 2º semestre deste ano. Segundo Brand, estão previstas oito faixas para trânsito de motorizados e nenhuma para as bicicletas.

O problema já foi apontado pelos vereadores da Comissão de Urbanismo e Obras Públicas da Câmara Municipal, que ao conhecerem os detalhes do projeto apontaram essa falha. “Todo o projeto é muito bom, com uma ressalva: não estão previstas ciclovias”, disse o presidente da Comissão, o vereador Jonny Stica (PT), que fez a recomendação para que os técnicos do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) repensassem na sugestão.

Até agora, segundo o vereador, não houve um retorno da Prefeitura quanto à inclusão das ciclofaixas no projeto. Da mesma forma, aguardam os ciclistas. Brand conta que essa discussão já foi levantada com os técnicos do Ippuc. Foi prometido que até o final de junho seria marcada uma audiência com o prefeito Luciano Ducci, mas até agora, nada foi oficializado. “Estamos aguardando. Esperamos que ele nos receba no início deste mês”, fala o ciclista.

O presidente da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu comenta que a proposta deles é que uma das faixas destinadas a automóveis seja transformada em duas vias de ciclofaixas. Além disso, os ciclistas pretendem falar sobre a questão da divulgação do Código de Trânsito, que assegura a preferência a bicicleta, por exemplo, e medidas de segurança. A implantação de bicicletários também deve entrar na pauta.
“A bicicleta é um meio de transporte que está em constante crescimento em Curitiba. O que precisamos é que o poder público acompanhe esse crescimento e faça um investimento contínuo nesse aspecto”, reforça Brand.



0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960