Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Natal deve ter um Plano de Mobilidade Intermunicipal

quarta-feira, 6 de julho de 2011

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e o Departamento de Estradas de Rodagens (DER) discutem uma forma de incluir rotas de ônibus intermunicipais que circulam em Natal dentro das melhorias previstas com a licitação do sistema de transporte da capital, adiada por mais nove meses. A ideia é fazer com que as linhas troncais, radiais e internas de Natal façam integração com rotas oriundas de Nova Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Parnamirim, entre outros municípios e regiões da Grande Natal.
O diretor-geral do DER, Demétrius Torres, disse que as negociações com o município estão num nível que classificou como "muito boas". O governo pensa, inclusive, em fazer convênios com os municípios que compõem a região metropolitana para se fazer um Plano de Mobilidade Intermunicipal. "Não se pode raciocinar Natal isolada das cidades vizinhas, e nossos planos abrangem não apenas obras, mas também o transporte", adiantou. Segundo o diretor, a licitação dos transportes, por ser municipal e abranger apenas Natal, não é fator impeditivo para a formatação desse sistema integrado. "Não há conflito algum", resumiu.

O documento que vai servir para dar base para a formatação da licitação do transporte coletivo de Natal é o plano de mobilidade, elaborado pela Fundação Coppetec, da UFRJ. Segundo a titular da Semob, Ana Elizabethe Thé, o plano está praticamente pronto, mas vem sendo complementado há dois meses para incluir mudanças como a estruturação do trânsito para a Copa 2014, e só será apresentado em audiência pública dentro de dois meses. "O plano também trará essa demanda. Na verdade, é um verdadeiro diagnóstico das demandas e interesses de mobilidade que a população tem", explicou. Foram feitas pesquisas e o volume de informações é tão grande que não cabem num

CD-ROM.

Algumas mudanças previstas incluem a mudança dos eixos atuais que têm como destino principal os bairros da Ribeira, Cidade Alta e Alecrim. "Serão criadas novas rotas, além de melhorias como ciclovias, corredores exclusivos de ônibus, novos abrigos, dotados de informativos e tecnologias novas, a modelagem da rede e os fluxos de circulação de pessoas. O plano diagnosticou que Natal tem cinco bolsões de demandas, classificados como zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e região Central", disse. "Esse plano vem sendo elaborado há muito tempo, mas são muitos detalhes, e a projeção de aplicação dele é de dez anos. Ou seja, estamos pensando no trânsito de Natal com a demanda de carros novos que circulam na cidade, que chega a 3 mil por mês, para daqui a uma década".


Fonte: Diário de Natal

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960