Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Rio vai ganhar mais seis corredores exclusivos para ônibus em Ipanema, Leblon e Méier até dezembro

sexta-feira, 27 de maio de 2011

O Rio vai ganhar mais seis corredores exclusivos para ônibus em Ipanema, Leblon e Méier até dezembro. A exemplo do sistema BRS que já existe em Copacabana, os trajetos terão câmeras de monitoramento, faixas e pontos exclusivos nas ruas Visconde de Pirajá e Prudente de Moraes (Ipanema), avenidas Ataulfo de Paiva e General San Martin (Leblon) e Avenida Marechal Rondon e Rua 24 de Maio (Méier). A informação foi divulgada ontem pelo subsecretário municipal de Transportes, Carlos Maiolino, durante o seminário sobre corredores exclusivos para ônibus, no Estácio.

Estudos para implantar os corredores de Ipanema e Leblon estão adiantados: “A preocupação é com a pavimentação das vias. As ruas serão fresadas, pavimentadas e sinalizadas antes de implantarmos o sistema. Estamos verificando se haverá redução ou mudança de itinerário”, diz Maiolino. A Secretaria Municipal de Obras já começou a melhorar o asfalto da Av. Ataulfo de Paiva.
Av. Marechal Rondon, no Méier, passará por fase de recapeamento e sinalização para receber corredor BRS | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
Maiolino garantiu que outros oito corredores serão implantados em outros bairros até o fim de 2012. O planejamento inclui as avenidas Rio Branco, Presidente Vargas (dois sentidos) e Rua 1º de Março, no Centro. Em Botafogo, o BRS vai passar pelas ruas São Clemente, em direção à Zona Sul, e Voluntários da Pátria, no sentido Centro.

Já na Tijuca, Zona Norte, os corredores serão implantados nas ruas Conde de Bonfim e Dr. Satamini. O primeiro sairá da Pça. Saens Peña e irá até a Av. Paulo de Frontin e outro seguirá pela Dr. Satamini até a Saens Peña.

Em Copacabana, os corredores reduziram o tempo de viagem dos ônibus. Na Av. Nossa Senhora de Copacabana, percurso que levava 23 minutos caiu para 12. Na Rua Barata Ribeiro, os ônibus passaram a cruzar a via em 11 minutos, oito a menos que antes. A Secretaria de Transportes constatou que a frota sofreu redução de 24%.

Passageiros aprovam mudança

Pesquisa do Instituto Insider a pedido da Fetranspor constatou que o trânsito melhorou em Copacabana após a implantação dos corredores exclusivos de ônibus nas Av. Nossa Senhora de Copacabana e Rua Barata Ribeiro. Em fevereiro, antes da introdução do sistema BRS, só 16% consideravam ‘boa’ (14%) ou ‘ótima’ (2%) a circulação de veículos pelo bairro. No estudo divulgado ontem, o índice subiu para 41%.

Em fevereiro, 45% classificaram como ‘ruim’ (27%) ou ‘péssima’ (18%) a circulação de veículos no bairro. No novo estudo, o índice caiu para 21%. Os pesquisadores entrevistaram 400 pessoas — 200 moradores de Copacabana, 150 trabalhadores e 50 turistas nos dias 1º de fevereiro e 20 de maio. A pesquisa constatou que a sigla BRS (Bus Rapid Service) era desconhecida por 94% em fevereiro. Já em maio, apenas 41% disseram desconhecer a marca.



0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960