O Rio vai ganhar mais seis corredores exclusivos para ônibus em Ipanema, Leblon e Méier até dezembro. A exemplo do sistema BRS que já existe em Copacabana, os trajetos terão câmeras de monitoramento, faixas e pontos exclusivos nas ruas Visconde de Pirajá e Prudente de Moraes (Ipanema), avenidas Ataulfo de Paiva e General San Martin (Leblon) e Avenida Marechal Rondon e Rua 24 de Maio (Méier). A informação foi divulgada ontem pelo subsecretário municipal de Transportes, Carlos Maiolino, durante o seminário sobre corredores exclusivos para ônibus, no Estácio.
Estudos para implantar os corredores de Ipanema e Leblon estão adiantados: “A preocupação é com a pavimentação das vias. As ruas serão fresadas, pavimentadas e sinalizadas antes de implantarmos o sistema. Estamos verificando se haverá redução ou mudança de itinerário”, diz Maiolino. A Secretaria Municipal de Obras já começou a melhorar o asfalto da Av. Ataulfo de Paiva.
Estudos para implantar os corredores de Ipanema e Leblon estão adiantados: “A preocupação é com a pavimentação das vias. As ruas serão fresadas, pavimentadas e sinalizadas antes de implantarmos o sistema. Estamos verificando se haverá redução ou mudança de itinerário”, diz Maiolino. A Secretaria Municipal de Obras já começou a melhorar o asfalto da Av. Ataulfo de Paiva.
Av. Marechal Rondon, no Méier, passará por fase de recapeamento e sinalização para receber corredor BRS | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
Maiolino garantiu que outros oito corredores serão implantados em outros bairros até o fim de 2012. O planejamento inclui as avenidas Rio Branco, Presidente Vargas (dois sentidos) e Rua 1º de Março, no Centro. Em Botafogo, o BRS vai passar pelas ruas São Clemente, em direção à Zona Sul, e Voluntários da Pátria, no sentido Centro.
Já na Tijuca, Zona Norte, os corredores serão implantados nas ruas Conde de Bonfim e Dr. Satamini. O primeiro sairá da Pça. Saens Peña e irá até a Av. Paulo de Frontin e outro seguirá pela Dr. Satamini até a Saens Peña.
Em Copacabana, os corredores reduziram o tempo de viagem dos ônibus. Na Av. Nossa Senhora de Copacabana, percurso que levava 23 minutos caiu para 12. Na Rua Barata Ribeiro, os ônibus passaram a cruzar a via em 11 minutos, oito a menos que antes. A Secretaria de Transportes constatou que a frota sofreu redução de 24%.
Passageiros aprovam mudança
Pesquisa do Instituto Insider a pedido da Fetranspor constatou que o trânsito melhorou em Copacabana após a implantação dos corredores exclusivos de ônibus nas Av. Nossa Senhora de Copacabana e Rua Barata Ribeiro. Em fevereiro, antes da introdução do sistema BRS, só 16% consideravam ‘boa’ (14%) ou ‘ótima’ (2%) a circulação de veículos pelo bairro. No estudo divulgado ontem, o índice subiu para 41%.
Em fevereiro, 45% classificaram como ‘ruim’ (27%) ou ‘péssima’ (18%) a circulação de veículos no bairro. No novo estudo, o índice caiu para 21%. Os pesquisadores entrevistaram 400 pessoas — 200 moradores de Copacabana, 150 trabalhadores e 50 turistas nos dias 1º de fevereiro e 20 de maio. A pesquisa constatou que a sigla BRS (Bus Rapid Service) era desconhecida por 94% em fevereiro. Já em maio, apenas 41% disseram desconhecer a marca.
Já na Tijuca, Zona Norte, os corredores serão implantados nas ruas Conde de Bonfim e Dr. Satamini. O primeiro sairá da Pça. Saens Peña e irá até a Av. Paulo de Frontin e outro seguirá pela Dr. Satamini até a Saens Peña.
Em Copacabana, os corredores reduziram o tempo de viagem dos ônibus. Na Av. Nossa Senhora de Copacabana, percurso que levava 23 minutos caiu para 12. Na Rua Barata Ribeiro, os ônibus passaram a cruzar a via em 11 minutos, oito a menos que antes. A Secretaria de Transportes constatou que a frota sofreu redução de 24%.
Passageiros aprovam mudança
Pesquisa do Instituto Insider a pedido da Fetranspor constatou que o trânsito melhorou em Copacabana após a implantação dos corredores exclusivos de ônibus nas Av. Nossa Senhora de Copacabana e Rua Barata Ribeiro. Em fevereiro, antes da introdução do sistema BRS, só 16% consideravam ‘boa’ (14%) ou ‘ótima’ (2%) a circulação de veículos pelo bairro. No estudo divulgado ontem, o índice subiu para 41%.
Em fevereiro, 45% classificaram como ‘ruim’ (27%) ou ‘péssima’ (18%) a circulação de veículos no bairro. No novo estudo, o índice caiu para 21%. Os pesquisadores entrevistaram 400 pessoas — 200 moradores de Copacabana, 150 trabalhadores e 50 turistas nos dias 1º de fevereiro e 20 de maio. A pesquisa constatou que a sigla BRS (Bus Rapid Service) era desconhecida por 94% em fevereiro. Já em maio, apenas 41% disseram desconhecer a marca.
Fonte: O Dia Online
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