Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Recife: Veja os direitos dos usuários contra abusos de motoristas de ônibus

sábado, 21 de maio de 2011

Queimas de parada, descumprimentos do quadro de horário, freadas bruscas. Essas são algumas das queixas frequentes feitas por quem utiliza os ônibus do transporte público na Região Metropolitana do Recife. Para quem quiser denunciar, o Grande Recife Consórcio de Transporte disponibiliza serviços para atender as reclamações. Melhoria e piora no serviço dividem opiniões entre os usuários.

Uma enfermeira de 53 anos, que não quis se identificar, conta que a maioria dos motoristas dos ônibus que dão acesso ao bairro onde mora, Ouro Preto, em Olinda, na Região Metropolitana, não respeitam os usuários. "Tenho
problema no joelho. Quando entro no ônibus, eles logo aceleram e isso me machuca", conta.
Ela já chegou a cair dentro do veículo e ligou para a empresa para denunciar. "Além disso, os motoristas ironizam quando a gente diz que vai reclamar ao órgão competente", afirma. Já para o aposentado José Antônio dos Santos, 65, o atendimento tem melhorado. "Antes, ele nem paravam quando um idoso pedia parada. Agora estão respeitando mais", diz.

As reclamações podem ser feitas por meio de três instâncias: ouvidoria, na página do Grande Recife Consórcio de Transporte, na central de atendimento (0800.081.0158) ou nos postos instalados nos terminais de ônibus de Santa Rita e Macaxeira, no Recife, Rio doce, em Olinda, Cabo de Santo Agostinho e Pelópidas silveira, em Paulista, que funcionam das 7h às 19h. O usuário pode procurar, ainda, a sede do Grande Recife.
Principais reclamações feitas por usuários de ônibus este ano:
Queima de parada - 1.767
Descumprimento do quadro de horário - 959
Falta de urbanidade - 530
Alteração de itinerário - 235
Dirigir perigosamente - 225
Falta de atenção - 178
Tratamento inadequado com o usuário - 140
Queima de parada (idosos) - 119
Deficiência de manutenção - 109

Para fazer a denúncia, o usuário precisa ter o nome da empresa operadora, nome ou número da linha e número de ordem do veículo. Ele precisa, ainda, informar data, horário e sentido da viagem e descrever a ocorrência.
Segundo a gerente de relacionamento do consórcio, Fernanda Gouveia, quando o usuário faz a denúncia, ele recebe um registro para acompanhar o processo.

"É importante que o usuário denuncie e forneça as informações corretas para que possamos identificar os causadores do problema. A cada reclamação feita, nós enviamos uma carta para a empresa operadora, que tem dez dias úteis para nos dar um retorno com as medidas tomadas. Além disso, encaminhamos a ocorrência para a fiscalização quando a reclamação é recorrente", afirma.

A partir daí, uma avaliação é feita com as empresas a cada dois meses. No geral, as operadoras chamam atenção dos funcionários ou os substituem quando o problema é recorrente. O consórcio comunica, então, ao usuário que fez a reclamação as providências tomadas para resolver a situação.

Número do Consórcio Grande Recife de Transportes
0800 081 0158


Fonte: NE 10

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960