É de assustar o que os passageiros da linha Joana bezerra boa viagem passam todos os dias na hora do pico, as cenas que vemos são totalmente absurdas e não condiz com um transporte público de qualidade, pelo contrário, o que os passageiros de ônibus estão passando é uma verdade ir vergonha para o sistema de transporte do Recife, logo de manhã, já se não pode mais vê aonde acaba a fila e quando existe fila, a bagunça e desorganização tanto da empresa Borborema como do CGRT que não conseguem resolver este problema.
Quando os ônibus param para o embarque, começa o empurra empurra, e não importa se têm mulheres, idosos e crianças, a lei é a do mais forte, e é aí que começa o perigo, são passageiros se batendo e até se agredindo para subir no ônibus, deixando muitos usuários assustados em meio às discussões geradas no empurra empurra, e o ônibus só sai quando não dá mais ninguém mesmo, é um em cima do outro literalmente, numa total falta de respeito com os passageiros que ali estão.
O Blog Meu Transporte fez uma vistoria no quadro de horários fornecido pelo Consorcio Grande Recife e constatou que a oferta é boa, porém não é suficiente, no site do consórcio esta linha opera em intervalos de 3 em 3 minutos, porém ainda existem muitos ônibus que não são articulados, e o que está piorando essa situação, é que este tempo de 3 em 3 minutos não está sendo cumprido pela empresa, pois quando o ônibus para o embarque, ele fica mais de 5 minutos para o embarque dos passageiros, pois o sistema adotado hoje pelos fiscais que organizam a fila lá, é que primeiro entram os que estão na fila pela porta do meio, e depois de 3 minutos, tempo determinado por viagem, é que se abre a 3ª porta para o embarque dos chamados apressados ou furões, e é nesta 3ª porta que o ônibus fica preso sem poder sair, e quando sai, vai com as pessoas espremidas, sem conforto nenhum.
E é este desconforto que está tirando muitos passageiros do SEI (Sistema Estrutural integrado), para o funcionário público athaison, é melhor pagar duas passagens e chegar tranqüilo no trabalho, ele relata que o caos já começa no metrô e piora na Joana bezerra, ‘’é uma bagunça, uma falta de humanidade mesmo com as pessoas, eu queria que os governantes passassem o que estas pessoas passam todos os dias.
Atualmente a linha 080-Joana Bezerra/ Boa Viagem opera com 19 veículos, dos quais 15 são articulados, e realiza 222 viagens todos os dias. Nos horários de pico, a linha passa a operar com um intervalo médio de 3 minutos. Aproximadamente 19 mil pessoas utilizam esta linha diariamente, uma média de 86 passageiros por viagem. A frota é composta por ônibus convencionais, articulados (maiores) e/ou equipados com a plataforma elevatória.
Por se tratar de um terminal de integração pequeno, não há possibilidade de dois ônibus articulados pararem próximos um ao outro para embarque em uma mesma linha. Porém, em horários em que a demanda de usuários é muito grande, a fiscalização permite que a linha 070-Candeias/Joana Bezerra, que não é integrada, passe a operar dentro do terminal para auxiliar o transporte dos usuários. Os veículos que operam por esta linha são menores e podem operar simultaneamente com os da 080-Joana Bezerra/ Boa Viagem.
Um dos principais problemas enfrentados pelos veículos destas linhas é o cumprimento de horários após às 7h20. Os veículos saem do terminal em direção ao bairro de Boa Viagem e acabam ficando presos em congestionamentos no trajeto. Isso dificulta a volta ao terminal e o efetivo cumprimento do quadro de horários.
Para auxiliar a formação e organização das filas no Terminal Integrado de Joana Bezerra, o Consórcio conta com 20 apoios operacionais, que se revezam em turnos diários de 10 apoios. Destes 10, quatro estão sempre focados na linha 080-Joana Bezerra/ Boa Viagem, por ser a linha que apresenta a maior demanda de usuários. Além destes quatro, a empresa operadora ainda disponibiliza mais dois funcionários para auxiliar na organização desta linha, totalizando seis pessoas.
Novo terminal – Joana Bezerra:
Recursos previstos - R$ 8.012.744,13
Status: Projeto executivo licitado
Prazo de conclusão: 12 meses
OBS: O edital de licitação da obra está previsto para ser publicado no segundo semestre de 2011.
O terminal integrado de Joana Bezerra passará por um processo de ampliação de sua estrutura física para melhor acomodar os passageiros, atualmente 89.476 transportados em dias úteis. Porém, não está prevista a ampliação no número de linhas, sete ao todo. A área total do terreno é de 10.317,40 m2 e a área construída deve ser ampliada em 4.699,86m2.
Fonte: Meu Transporte
Share |
1 comentários:
Sr governador Eduardo Campos este terminal e o mas ridiculos e sofrido dos terminas e ainda bem que vossa senhoria nao precisa usa-lo mas eu eleitos seu vou reavaliar meu voto...
Postar um comentário