Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

No Rio, Corredor de ônibus na Barata Ribeiro vai diminuir pela metade tempo de viagem na avenida

segunda-feira, 11 de abril de 2011

No primeiro dia útil do BRS (Bus Rapid Systen, sistema de ônibus rápido) nas ruas Barata Ribeiro e Raul Pompéia, a expectativa da Prefeitura é reduzir em 50% o tempo de viagem de usuários de ônibus de Copacabana. O corredor exclusivo para os veículos começou a ser testado no fim de semana e os aumomóveis infratores começarão a ser multados no dia 18.

Segundo o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, até o final do semestre o sistema será ampliado para os bairros de Ipanema, Leblon e Centro. “O grande teste será hoje, mas estamos bastante otimistas. A principal contribuição do BRS é a redução do tempo de viagem para os passageiros, que representam 85% das pessoas que circulam diariamente por Copacabana”, disse Sansão, que elogiou o respeito dos motoristas às normas de circulação na via.
Mas a mudança não ocorre só no trânsito. A exemplo do que já acontece na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, as 67 linhas que circulam na Barata Ribeiro e Raul Pompéia foram divididas em três grupos (BRS 1, BRS 2 e BRS 3), assim como os pontos de parada. Cada ônibus só pode parar no ponto de seu respectivo grupo.

Para ajudar a população a entender melhor o novo esquema, a prefeitura colocou agentes de trânsito em todas as paradas. Durante todo o fim de semana, os colaboradores distribuíram panfletos explicativos aos moradores, mas, mesmo assim, muitas pessoas se mostraram confusas com o sistema.

“Os ônibus vão demorar mais tempo a passar, temos que ficar procurando o ponto certo. Eu moro aqui, qualquer coisa vou andando. Mas quem não mora vai ter dificuldade de entender”, acredita o aposentado José Barbosa, 65 anos. Sua esposa, a também aposentada Maria Alice Barbosa, 67, pondera. “Acho que está bem organizado e o trânsito vai melhorar. Temos que confiar na Prefeitura”, disse.

Só poderão circular nas duas faixas da direita ônibus e táxis com passageiros. Táxis adaptados para portadores de necessidades especiais e veículos de transporte escolar poderão efetuar embarque e desembarque de alunos no lado direito da via.

Mais faixas:

Como adiantou a coluna “Informe do DIA”, até o final do semestre, o trânsito no município vai mudar de maneira radical na região centrla da cidade. Além de Copacabana, nos próximos três meses o Centro e mais dois bairros da Zona Sul serão contempladas com faixas exclusivas para ônibus.

CENTRO
Av.Presidente Vargas
Av. Rio Branco
Rua Primeiro de Março

IPANEMA
Rua Visconde de Pirajá
Rua Prudente de Moraes

LEBLON
Av. Ataulfo de Paiva
Av. General San Martin



0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960