Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Em Curitiba, Urbs e BPTran vão intensificar fiscalização nas canaletas

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbs e policiais do Batalhão de Trânsito (BPTRan) vão intensificar a fiscalização nas canaletas do transporte coletivo para impedir o tráfego de veículos não autorizados.

A medida foi definida pelo Comitê Técnico e Operacional de Trânsito (CTOT), que reúne técnicos da Diretran e do BPTran,  a partir de estudos indicando o aumento do tráfego destes veículos como um dos fatores a provocar acidentes com ônibus do transporte coletivo.

A primeira etapa do trabalho foi iniciada nesta semana com o envio de correspondência a órgãos policiais, hospitais, SAMU e empresas de atendimentos de emergência, entre outros, alertando para os riscos de estes veículos circularem nas canaletas quando não estão a serviço. A correspondência também informa que será feita fiscalização intensiva em todos os eixos de transporte, a partir de data ainda a ser definida.

São autorizados pelo Código Brasileiro de Trânsito a circular nas vias exclusivas do transporte coletivo veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, de fiscalização e operação de trânsito e ambulâncias quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente (giroflex).

 “O objetivo é tirar das canelas veículos oficiais, de polícia e ambulâncias, quando não estão em serviço, reduzindo os riscos de acidentes envolvendo esses veículos e os ônibus”, diz a diretora de Trânsito da Urbs, Rosangela Battistella.

O comandante do BPTran, tenente-coronel Loemir Mattos de Souza,  destaca que o trabalho desenvolvido em parceria com a Urbs/Diretran, permite a identificação de problemas para a formulação de um diagnóstico para propor soluções no curto, médio e longo prazos.

Acidentes - Números do BPTran mostram que em 2010 a maioria dos acidentes entre coletivos e outros veículos nas canaletas ocorreu na região central da cidade. Os acidentes nas transversais na região totalizaram 28% no período. Outros 14,5% do total de acidentes com ônibus resultaram de pequenas frenagens abruptas pelos coletivos em função da presença de outros veículos na via exclusiva.

Para garantir a segurança dos passageiros, com base no diagnóstico que apurou o número crescente de carros irregularmente nas canaletas, o BPTran e a Diretran farão numa segunda etapa ações intensivas de fiscalização para reprimir o uso das vias exclusivas por veículos não autorizados e que não estejam em serviço de emergência.

Todos os dias, 185 ônibus expressos circulam nas canaletas dos seis eixos de transporte da cidade, levando até 600 mil passageiros, em média. A frequência das viagens, definida pela Urbs, pode ser prejudicada, principalmente em horas de maior movimento, em função do tráfego de outros veículos que circulam irregularmente nas canaletas, como ciclistas e skatistas.

Fonte: Jornale

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960