Elas estão lá, porém, nem sempre são utilizadas pelos motoristas de ônibus e alternativos que circulam diariamente em Natal. Não são todos os pontos de ônibus da capital potiguar que dispõem de baias - recuo no asfalto para facilitar o trânsito nas grandes cidades -, entretanto, onde elas existem, deveriam minimizar os transtornos, especialmente para os pedestres que muitas vezes se arriscam entre carros e motos para conseguir entrar no transporte desejado.
A cena faz parte da rotina do comerciante Gilvan da Silva, 41 anos, que há 20 anos trabalha próximo ao ponto de ônibus localizado na avenida Felizardo Moura, no bairro das Quintas. Diariamente ele assiste dezenas de pedestres se arriscarem no tráfego intenso da avenida e garante que são poucos os motoristas que respeitam e usam o espaço. "De 100 veículos que passam por aqui, apenas um pára na baia. Isso é ruim porque atrapalha o trânsito e provoca acidentes", diz.
Enquanto a equipe de reportagem do Diário de Natal estava no local, um ônibus parou em local irregular e o motorista Manassés Dias, 28 anos, foi questionado sobre o por quê da atitude. "Muitas vezes o pedestre fica na avenida então para não piorar a situação paramos aqui mesmo", afirmou.
Estudante de uma escola privada que fica próxima ao escritório da Caern, localizado na avenida João Medeiros Filho (estrada da Redinha), Iagos Cruz Azevedo, 16 anos, conta que o fato é corriqueiro também nesse ponto de ônibus. "A situação é ainda mais complicada quando param outros ônibus e alternativos e temos que passar no meio do trânsito para podermos entrar em algum deles para chegar em casa", reclama.
A dona de casa Mônica Alexandre, 41 anos e mãe da pequena Maria Eduarda, afirmou que há alguns dias viu um idoso cair porque teve que se deslocar de uma calçada alta para conseguir entrar no ônibus. "Para nós que temos a saúde perfeita já é ruim, agora imagine para os idosos e portadores de necessidades especiais", indaga.
Campanha
O diretor de comunicação do Sindicato dasEmpresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município do Natal (Seturn), Augusto Maranhão, informou que empresas, motoristas e cobradores são constantemente fiscalizados e que, inclusive, diversos ônibus têm câmeras instaladas na frente dos veículos para detectar esse e outros possíveis abusos que podem ocorrer com o usuário.
Com o intuito de melhorar o serviço oferecido, o Seturn irá promover uma campanha de orientação direcionada a motoristas, cobradores e usuários do transporte coletivo, especialmente idosos e portadores de necessidades especiais. A data ainda não foi definida, mas o primeiro encontro será após o carnaval no ginásio Nélio Dias, localizado no conjunto Gramoré, Zona Norte de Natal.
Enquanto a equipe de reportagem do Diário de Natal estava no local, um ônibus parou em local irregular e o motorista Manassés Dias, 28 anos, foi questionado sobre o por quê da atitude. "Muitas vezes o pedestre fica na avenida então para não piorar a situação paramos aqui mesmo", afirmou.
Estudante de uma escola privada que fica próxima ao escritório da Caern, localizado na avenida João Medeiros Filho (estrada da Redinha), Iagos Cruz Azevedo, 16 anos, conta que o fato é corriqueiro também nesse ponto de ônibus. "A situação é ainda mais complicada quando param outros ônibus e alternativos e temos que passar no meio do trânsito para podermos entrar em algum deles para chegar em casa", reclama.
A dona de casa Mônica Alexandre, 41 anos e mãe da pequena Maria Eduarda, afirmou que há alguns dias viu um idoso cair porque teve que se deslocar de uma calçada alta para conseguir entrar no ônibus. "Para nós que temos a saúde perfeita já é ruim, agora imagine para os idosos e portadores de necessidades especiais", indaga.
Campanha
O diretor de comunicação do Sindicato dasEmpresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município do Natal (Seturn), Augusto Maranhão, informou que empresas, motoristas e cobradores são constantemente fiscalizados e que, inclusive, diversos ônibus têm câmeras instaladas na frente dos veículos para detectar esse e outros possíveis abusos que podem ocorrer com o usuário.
Com o intuito de melhorar o serviço oferecido, o Seturn irá promover uma campanha de orientação direcionada a motoristas, cobradores e usuários do transporte coletivo, especialmente idosos e portadores de necessidades especiais. A data ainda não foi definida, mas o primeiro encontro será após o carnaval no ginásio Nélio Dias, localizado no conjunto Gramoré, Zona Norte de Natal.
Fonte: DN Online
Share |
0 comentários:
Postar um comentário