Todas as paradas de ônibus do município de Passo Fundo devem receber placas com indicação dos itinerários e horários dos ônibus urbanos que circulam na cidade. Ao menos é o que dispõe a lei municipal, aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores. Também haverá informações sobre o roteiro dos coletivos dentro de cada veículo. Nas paradas onde não existirem abrigos, as placas deverão ser afixadas onde houver indicação de paradas de ônibus.
A Lei 133/2010, de autoria do vereador Rui Lorenzato (PT), aprovada dia 20 de dezembro de 2010, dispõe ainda que a responsabilidade de colocar em prática fica a cargo das três concessionárias de transporte urbano de Passo Fundo: A Codepas, a Coleurb e a Transpasso. A fiscalização será feita pela Secretaria de Transporte e Serviços Gerais. Segundo o coordenador de transportes, Sérgio da Rocha, não há prazo para que as empresas comecem a cumprir a norma e a secretaria ainda precisa marcar uma reunião com as concessionárias para traçar as diretrizes e analisar de que forma será viável a execução da lei e um prazo para que as empresas se adaptem.
“Se a lei existe terá que ser cumprida pelo executivo, mas precisamos estudar de que forma será possível fazer, pois são muitas paradas e há lugares, como o cruzamento da avenida Brasil com a Bento Gonçalves, por exemplo, onde param quase todas as linhas que circulam no centro da cidade. Colocar placas em cada uma delas, com os itinerários e horários de cada linha não vai ser uma tarefa simples”, afirma Rocha. Ele ressalta, porém, que considera a idéia boa, já que vai facilitar a vida dos usuários que vão poder se organizar com mais tranqüilidade ao sair de casa.
As placas deverão obedecer a um padrão que ainda será elaborado e, onde não houver abrigo, elas serão afixadas em algum lugar junto às indicativas de paradas de ônibus. Todas as informações quanto ao roteiro e horário de circulação dos coletivos também irão constar dentro de cada veículo, que também levará o nome da linha no visor frontal de forma destacada para que o usuário identifique à distância. A vendedora Lucila Alves aprovou a iniciativa, pois sempre tem que pedir informações aos outros. “Eu pego ônibus para lugares diferentes porque vendo roupas nas casas das clientes e sempre tenho que perguntar se o ônibus passa no local. Muitas vezes as pessoas não sabem e eu fico perdida”, descreve.
O estudante Jorge Miranda pensa diferente. Ele acredita que é algo desnecessário, pois as empresas dispõem canais de informação em que o usuário pode se informar sobre os ônibus e horários que vai utilizar. “A Coleurb tem um livro com os horários de todos os ônibus, basta passar lá e pegar”. A concessionária Codepas dispõe do Alô Codepas, que funciona diariamente, das 5h às 2h.
Segundo o diretor da Codepas, Saul Spinelli, o setor de tráfico funciona desde abril de 2010 pelo telefone 30451968. “Das 5 horas da manhã até às 2 horas da madrugada do dia seguinte temos a linha aberta para o usuário ligar e perguntar o horário que o ônibus dele vai passar”, afirma. Spinelli destaca ainda que a empresa vai inaugurar o site com as informações necessárias.
Quanto à determinação da nova lei o diretor da Codepas diz que a divulgação é necessária, mas que sem dúvida é um projeto difícil de ser colocado em prática. “Fazer a instalação em 100% das paradas de ônibus da cidade irá acarretar em um custo muito alto e completamente inviável no momento atual”, avalia. Spinelli garante, todavia, que um planejamento econômico para avaliar a possibilidade de iniciar a instalação das placas nos pontos principais da cidade será feito.
A Codepas tem outros planos para melhorar a qualidade da espera dos usuários de ônibus de Passo Fundo. “Nossa prioridade é colocar abrigos onde não tem, pois é um absurdo deixar as pessoas na chuva e no sol. A parada de ônibus é a sala de espera de uma empresa de transporte coletivo urbano”, considera.
Fonte: Diário da Manhã
0 comentários:
Postar um comentário