A partir de abril, os primeiros trens da Linha Sul do Metrô de Fortaleza devem começar os testes dinâmicos. Esta é a segunda fase após os testes estáticos pelos quais já estão passando os dois primeiros trens unidades elétricas (TUEs) que vão operar no sistema. Os trens vão ser testados em movimento num trecho de dois quilômetros entre as estações Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara) e Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú).
Nos testes dinâmicos, ainda não haverá o transporte de passageiros. Durante esta fase, serão testados a aceleração dos carros, a frenagem, o circuito da cadeia de tração e outros itens. A previsão é que em outubro, o Metrô inicie a operação assistida, período em que os trens vão circular com passageiros, mas ainda sem cobrança de passagem e em um período de tempo reduzido. Nesta etapa, que tem previsão de durar seis meses, serão feitas as aferições restantes e a adaptação dos passageiros ao novo serviço.
O presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos - Metrofor, Rômulo Fortes, explica que a operação assistida vai assegurar as condições de confiabilidade necessárias para que o trem comece a operar comercialmente, ou seja, já cobrando tarifa. "Vamos assegurar que o trem que vai entrar em operação é o trem de melhor qualidade para o usuário", diz.
Os dois primeiros TUEs que estão Ceará fazem parte de um conjunto de 20 trens, que formarão 10 composições de 80 metros, cada. Cada composição é formada por três carros: duas caixas com cabine nas extremidades (o que permite que o trem ande nas duas direções sem precisar fazer retorno) e uma caixa só para passageiro no centro. O valor investido pelo Governo do Estado na compra dos trens foi de R$ 240 milhões.
Após a implantação da Linha Sul, o Metrô de Fortaleza, com a integração plena entre os modais de transporte, terá capacidade de transportar cerca de 350 mil pessoas por dia numa primeira etapa. A projeção é que em 2014 sejam beneficiados 675 mil passageiros.
Fonte: Governo do Ceará
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