De segunda a sexta-feira, o passageiro tem 90 minutos, depois de passar pela catraca, para acessar outros veículos da frota municipal. Nos fins de semana e feriados, o intervalo passa para 120 minutos. O embarque pode ser feito em todos os ponto da cidade.
Para usufruir do benefício, o usuário deve procurar a loja do Cartão Legal com documentos pessoais e comprovante de endereço. No ato são cobrados R$ 12,50, valor referente a cinco passagens, creditadas no cartão. Vales-transportes de papel continuarão a ser aceitos, mas não dão direito à transferência gratuita.
A administração já lançou oito títulos do cartão, voltados para público com direito a passagem gratuita, como aposentados e crianças, além do vale- transporte para empresas conveniadas com a Prefeitura. O Cartão Cidadão atende ao usuário comum.
Com a ampliação do Bilhete Único, a administração vai equacionar o subsídio repassado à SBCTrans. Somente as viagens dos passageiros com gratuidade geram receita de R$ 1,9 milhão, dinheiro transferido mensalmente para a empresa. "Vamos avaliar os primeiros meses de funcionamento do bilhete magnético. O subsídio pode ser maior ou menor que esse valor", falou o secretário de Transportes e Vias Públicas, Oscar Silveira Campos. Aproximadamente 190 mil pessoas por dia utilizam os ônibus municipais.
Três terminais de transferência serão construídos em 2011
No próximo ano, as linhas municipais serão reorganizadas e pelo menos três terminais de integração serão criados. Dois serão construídos no primeiro semestre: um no bairro Rudge Ramos e outro na região do Alvarenga.
Além disso, o secretário de Transportes e Vias Públicas, Oscar Silveira Campos, explicou que, com o remanejamento dos itinerários, dez corredores de ônibus serão criados nas avenidas mais movimentadas.
A mudança nas vias vai ‘engolir’ as faixas usadas para estacionamento. “Vamos identificar os corredores mais acessados. Nesses locais, não será permitido estacionar veículos nos horários de pico”, explicou o secretário.
A fiscalização será mais rígida e os motoristas que desrespeitarem a norma serão multados.
Fonte: Diário Grande ABC
0 comentários:
Postar um comentário