Os motoristas que enfrentam horas no trânsito da capital deverão ter um alívio a partir de agosto. Quatro meses depois da abertura do trecho Sul do Rodoanel e da nova pista da Marginal Tietê, a Prefeitura decidiu proibir o tráfego de caminhões de grande porte, entre 5h e 21h, nas avenidas dos Bandeirantes e Roberto Marinho e em parte da Marginal Pinheiros, três das principais vias da cidade.
Com a medida, a expectativa é reduzir em 20% a lentidão nessas importantes artérias da capital nos horários de pico. O tráfego de motos também estará proibido na pista expressa da Marginal Tietê, também durante a semana. As medidas foram anunciadas ontem pelo prefeito Gilberto Kassab e entrarão em vigor a partir de 2 de agosto.
Ao justificar a decisão, o prefeito falou sobre a importância do transporte de carga para abastecer a cidade, mas ressaltou que, com a conclusão do trecho Sul do Rodoanel e a ampliação na Marginal Tietê, era necessário fazer um "aperfeiçoamento" na restrição dos caminhões.
Segundo o secretário municipal de Transportes, Marcelo Branco, a fiscalização com multas só será feita depois que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) terminar a sinalização nas novas vias com restrição de caminhões. "A restrição é uma forma de coibir a utilização dessas vias por veículos que têm a possibilidade de utilizar o Rodoanel", disse.
O Rodoanel foi construído para retirar os caminhões das ruas e avenidas da cidade. Porém, estima-se que 30% desses veículos voltaram para a Av. dos Bandeirantes, principal via de ligação das rodovias Anchieta e Imigrantes à Marginal Pinheiros. O que se espera agora é que eles voltem a utilizar o Rodoanel durante o dia e, como alternativa, usem Avenida dos Bandeirantes durante a noite.
Já na Marginal Tietê, foi investido R$ 1,3 bilhão para ampliação. A medida aliviou o trânsito nas primeiras semanas, mas a Marginal Pinheiros seguia sobrecarregada. Com as restrições dos caminhões, a previsão é o trânsito melhore.
A medida anunciada ontem amplia a restrição de caminhões na capital iniciada em 2008. Na ocasião, foi proibida a circulação de caminhões de grande porte entre 5h e 21h. A Av. dos Bandeirantes e as marginais foram as exceções. Agora, só a Tietê está totalmente liberada ao tráfego de carga.
Empresas de carga criticam a restrição aos caminhõesO presidente em exercício do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo (Setcesp), Manoel Sousa Lima Jr, criticou a iniciativa da administração municipal de ampliar a restrição dos caminhões na capital."Foi péssimo, porque há de se oferecer alternativas além do Rodoanel. Nem todo caminhão que passa pela Avenida dos Bandeirantes está atravessando São Paulo. Existem aqueles que abastecem a cidade", disse.
Segundo Lima Jr, o Rodoanel não é uma alternativa segura, pois não tem policiamento, e é mais caro por causa do pedágio. "Apesar de ser uma obra linda, nem tudo é perfeito lá", afirmou.
Fonte: Diário de S. Paulo
0 comentários:
Postar um comentário