Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Recife: Problemas parecem não ter fim na avenida Conde da Boa Vista

quinta-feira, 15 de julho de 2010


A principal avenida do centro do Recife é a Conde da Boa Vista. A avenida é referência para o comércio, para os estudos e também é onde muita gente mora. Os problemas parecem não ter fim.Barulho, sujeira, paradas de ônibus apertadas onde os passageiros não conseguem ver os coletivos que estão vindo.

Motoristas têm dificuldade em parar nos pontos. Noventa e uma linhas de ônibus passam pela avenida. As calçadas e abrigos estão quebrados e sem iluminação. Os ambulantes passeiam livremente na gigante de concreto, onde também falta de sinalização na pista de duas faixas e 1,7 quilômetro. Mais de 40 mil veículos e 11 mil pessoas circulam por dia na avenida.

Em 1756, era um terreno alagado por onde ninguém passava. Depois de aterrada, foi inicialmente batizada de rua Formosa, devido à beleza do local. Hoje, quase três séculos depois, basta olhar em qualquer parte para perceber que a formosura não se aplica à avenida, que o nome ficou no passado.

ÔNIBUS
Há dois anos, a Prefeitura do Recife inaugurou o Corredor Leste-Oeste, com trecho exclusivo para a circulação de ônibus e que custou quase R$ 15 milhões. A ideia era diminuir o tempo de espera e facilitar a vida dos passageiros, mas, para eles, a situação piorou.O espaço que serve como acesso dos pedestres para a calçada na Conde da Boa Vista está sem nenhuma sinalização. À noite, a situação é pior. Na volta para casa, para chegar aos pontos de ônibus, os pedestres precisam driblar os ambulantes e preparar os ouvidos. “Fica um tumulto muito grande. Todos eles ficam gritando, uma zuada arretada. É horrível”, reclamou o estudante Tiago Dantas.Paradas lotadas de passageiros e dificuldades. As tabelas que serve para identificar as paradas de ônibus estão quase sempre danificadas. Turistas têm dificuldade de pegar ônibus. “Faz até vergonha você trazer um turista para a Conde da Boa Vista”, disse a funcionária pública Marlúcia Andrade.

ILUMINAÇÃO
Outro problema é a falta iluminação em boa parte dos abrigos, que diferentemente dos outros espalhados pela cidade não são mantidos pelo Consórcio Grande Recife e, sim, pela Emlurb. Por toda extensão da Conde da Boa Vista é fácil também encontrar partes quebradas da divisória das pistas.Essas partes quebradas acabam sendo usadas como passagem pelos pedestres, que correm risco de serem atropelados. O que no passado já foi um dos cartões postais do Recife, hoje é um retrato em cores do abandono. “Se você percorre o corredor, vai ver o mesmo cenário. É a decadência”, falou o estudante Josenildo Barros.



0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960