Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Recife: Avenida Norte: uma via importante, mas com muitos problemas

sábado, 31 de julho de 2010


A avenida Norte é uma das principais avenidas do Recife. Tem quase nove quilômetros de extensão. Ela passa por dez bairros, alguns deles com muitos moradores, que usam a via para se deslocar. Muita gente usa bicicleta, mas só existe ciclovia em um trecho da avenida, que passa por Santo Amaro. Para quem anda a pé, de carro ou de ônibus sobram os buracos.
A avenida começa na rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro, e termina na BR-101, perto do Terminal de Ônibus da Macaxeira. Em todo o percurso de um dos principais corredores da cidade, é possível encontrar problemas. Pelo local, passam 58 linhas de ônibus. Os passageiros, aproximadamente 120 mil, sofrem com os buracos na pista e com as calçadas.
As placas de concreto são remendadas com piche. Eles abrem e se transformam em perigo, que os motoristas precisam desviar. “Isso deixa o trânsito lento, traz prejuízo para a gente”, disse o taxista Fábio de Lima.
Na saída do Alto José do Pinho, a placa de concreto que deveria cobrir a galeria não existe mais. No local, barras de ferro. Até os ônibus precisam reduzir a velocidade. Muitas galerias estão quebradas, entupidas. No inverno, a avenida Norte alaga. A aposentada Antônia Gomes, de 76 anos, reclama: “já levei tanto banho de chuva aqui. quando chove, alaga tudo e a gente não consegue ver os buracos”.
“A avenida Norte faz parte dos grandes corredores do Recife e receberá um tratamento diferenciado. As galerias, canaletas e pavimentação já foram recuperadas em diversos locais, mas o trabalho vai continuar. Até final de outubro, a população sentirá a modificação na via. Dentro do plano de manutenção, vamos trocar placas danificadas e, nos cruzamentos, iremos colocar um concreto de melhor qualidade”, falou o diretor de manutenção da Emlurb, Fernando Melo.
  • CICLOVIA
Pior para as pessoas que usam bicicletas. “É horrível andar por aqui. Devia ter uma ciclovia para a gente, dos dois lados. Começaram a construir uma, mas eu nunca usei”, disse o entregador de móveis Edilson Teixeira.
A ciclovia que ele se refere é esta no bairro de Santo Amaro. Um trecho que tem menos de um quilômetro e não atende todos os moradores da avenida Norte. Os ciclistas reclamam e os motociclistas também.
A assessora executiva da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras do Recife, Ana Cláudia Mota, explicou que a obra da ciclovia não está concluída. “Por isso ainda não tem sinalização, nem fiscalização. Dos 1,5 quilômetros de ciclovia, a maior parte está pronta, mas ainda falta oito dos 135 terrenos que temos que desapropriar, através de processos judiciais, para poder dar continuidade ao trabalho. Até dezembro desse ano, a ciclovia deve estar concluída”, disse
  • FISCALIZAÇÃO DOS SEMÁFOROS
Além dessas denúncias, a empregada doméstica Genilda dos Santos fala que as motos vivem passando no farol vermelho. “É capaz até de a gente ser atropelada”, falou. Sobre isso, a CTTU diz que, diariamente, agentes de trânsito fazem rondas para fiscalizar o tráfego no local. Quando os agentes identificam alguma irregularidade, os condutores são notificados.
  • FAIXA DE PEDESTRES APAGADAS
Muitas faixas de pedestre apagadas foram encontradas. Sobre isso, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) esclarece que, em abril deste ano, renovou toda a sinalização horizontal da avenida Norte. E, assim que terminar o período de chuvas, as faixas de pedestre da via receberão uma nova pintura.
  • TEMPO DOS SEMÁFOROS
A reclamação da estudante Tâmires Gomes é sobre o tempo nos semáforos. A avenida Norte tem 24 sinais de trânsito. Ela diz que espera mais de meia hora para os sinais abrirem.
A CTTU informou que a sincronia dos semáforos é feita através de cálculos matemáticos obtidos em função do volume de veículos, da velocidade estabelecida para a via e da distância entre os sinais. Quanto ao tempo dedicado aos pedestres, a CTTU esclarece que também é determinado por um cálculo matemático em função da largura da via e da velocidade do pedestre.
Trata-se de uma regra mundialmente adotada pelos órgãos de trânsito. Mesmo assim, caso o pedestre identifique que o tempo para a travessia é curto, ele pode ligar para o para a CTTU, através 0800.081.1078, e solicitar uma vistoria do órgão informando o local do sinal.

  • PARADAS DE ÔNIBUS
Durante a reportagem, um flagrante de parada de ônibus quebrada foi encontrado no bairro da Encruzilhada. Um abrigo que não abriga ninguém. O passageiro reclama no verão e sofre no inverno.
Em nota, o Grande Recife Consórcio de Transporte disse que a parada quebrada é ponto de ônibus apenas da linha avenida Norte/ Macaxeira. O local, segundo a empresa, não tem espaço para a instalação de um abrigo. Em uma semana, a parada será trocada por uma nova, igual a anterior, com o nome parada seletiva, informou.
Fonte: pe360graus

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960