Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Porto Alegre: Prefeitura corre contra o tempo para salvar investimentos nos Portais da Cidade

sexta-feira, 16 de julho de 2010


A prefeitura de Porto Alegre corre contra o tempo para garantir recursos conquistados junto à Corporação Andina de Fomento (CAF), instituição financeira internacional com sede em Caracas, na Venezuela, para o projeto Portais da Cidade. A proposta prevê a construção de três grandes terminais de ônibus e a adaptação do terminal Triângulo, na Assis Brasil, na Capital.

A partir desses portais, passageiros vindos dos bairros e da região metropolitana de Porto Alegre seguirão viagem em ônibus articulados. A intenção é reduzir o número de veículos no Centro.

Do custo total estimado de US$ 210 milhões (R$ 372 milhões), o projeto tem US$ 100 milhões (R$ 177 milhões) garantidos pela CAF. Pelo termo de cooperação assinado em 16 de novembro passado, o município precisa realizar, por meio de consultorias privadas, uma série de análises prévias como pré-requisito para a liberação do financiamento. Para essa etapa, foram antecipados US$ 1 milhão (R$ 1,7 milhão).

Até novembro para definir modelo e localizações
Apontado como capaz de reorganizar o transporte público de Porto Alegre para a Copa de 2014, o projeto tem até novembro para ter definidas as localizações de terminais e modelo das estações.

A prefeitura agora tenta acelerar estudos em andamento para não perder o empréstimo assegurado. Dividida em seis partes, a fase inicial teve início apenas em abril, com a contratação da empresa Logitrans, de Curitiba.

Ao assumir a prefeitura, em 30 de março, José Fortunati formou uma nova equipe para tratar do projeto. Com base em análises de técnicos como o engenheiro civil Romano Botin, então diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), e o arquiteto Severino Feitoza, também da EPTC, a prefeitura sugeriu mudanças relevantes no projeto.

A principal delas era alterar o modelo do Bus Rapid Transit (BRT), sistema de corredores exclusivos para ônibus e veículos mais rápidos e com mais capacidade de passageiros. A ideia era rebaixar as plataformas das estações para facilitar a ampliação do sistema para toda a cidade. Alegando cláusula contratual, a Logitrans informou, dia 8 de julho, que não poderia alterar o modelo das plataformas.

Como funcionará
- Os passageiros de ônibus procedentes dos bairros da Capital e da Região Metropolitana desembarcarão nos portais e no terminal Triângulo.
- Desse terminal, tomarão ônibus articulados especiais para seguir viagem dentro da cidade.
- Os veículos percorrerão corredores exclusivos em direção ao centro de Porto Alegre. Também haverá conexões entre os portais.
- A ideia é reduzir o volume de ônibus que se deslocam por dia ao Centro, 33 mil em média.
- O projeto prevê que os ônibus partam de três em três minutos dos portais.
- O passageiro continuará pagando apenas uma passagem, mesmo tomando mais ônibus, desde que não saia dos portais ou das estações.
- Nos trajetos, serão construídas estações de embarque e de desembarque com plataforma elevada em relação à via. O passageiro pagará ao ingressar nas estações.
- Cada portal terá um prédio, com terminal de ônibus, estacionamento subterrâneo para carros, bicicletário e serviços.

Fonte: Diário Gaúcho

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960