Quem usa o transporte público em Taubaté reclama. E não reclama pouco. Por esse motivo uma pesquisa encomendada pela Prefeitura traçou o perfil das pessoas que precisam dos coletivos diariamente.
Com as informações em mãos, a idéia é melhorar o serviço no prazo de três meses. Por dia, cerca de 40 mil pessoas usam o transporte público de Taubaté. E tão grande quanto o público é a quantidade de reclamações sobre o serviço. "O ônibus sai lotado e passa nos pontos sem parar. Tenho que ficar mais 40 minutos no ponto", diz Maria Léa, usuária do transporte coletivo.
Na tentativa de solucionar os problemas do transporte coletivo no município, a diretoria de trânsito encomendou um levantamento de dados para apontar as carências no atendimento a população. A pesquisa analisou os 18 bairros de Taubaté.
Além de verificar os horários de maior movimento, a coleta de informações constatou que a maioria dos deslocamentos (27,67%) na cidade é por motivo de trabalho, seguido por estudo (14,83%). E ainda traçou o perfil socio economico de quem faz uso de ônibus e vans.
Com esses dados em mãos, a intenção agora é traçar metas pra melhorar o transporte. "Isso vai me dar uma tabela de horários, com a frequência. Servirá para redimensionar a frota, ou seja, quantos ônibus serão necessários para atender esta população", diz Monteclaro César, diretor municipal de trânsito.
"É bom que o poder publico faça alguma coisa, porque quem ta pagando o preço é a população", diz Germino Neto, usuário do sistema. As novas medidas devem ser colocadas em prática até o mês de outubro, segundo o diretor de trânsito. Antes, haverá, em agosto, uma audiência pública para que as pessoas possam dar suas opiniões sobre as melhorias.
Fonte: VNews
0 comentários:
Postar um comentário