Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Cuiabá: Projeto da mobilidade urbana estará pronto em dois meses

segunda-feira, 21 de junho de 2010


A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano apresenta, em dois meses, o projeto que vai regulamentar o sistema de transporte coletivo em Cuiabá nos próximos anos. As mudanças podem afetar o valor da tarifa, hoje em R$ 2,30. Atualmente, cerca de 270 mil pessoas usam o transporte coletivo na Capital, o que representa cerca de 45% da população.
Segundo o responsável pela equipe que elabora o edital de licitação, Edésio Ribeiro, a reformulação levará em consideração as mudanças propostas pela Agência Estadual de Projetos da Copa (Agecopa), visando a Copa 2014.
Uma delas é a implantação de Bus Rapid Transit (BRT), que é um corredor específico para ônibus, no qual os veículos ficam separados dos carros particulares."Temos que debater as alterações propostas pela Agecopa porque vai influenciar diretamente no sistema. O BRT, por exemplo, vai percorrer da região do Coxipó ao Centro de Cuiabá, e outro do CPA ao aeroporto de Várzea Grande. Queremos, neste projeto, definir todas as regras para o sistema".
A elaboração do novo edital é acompanhada por especialistas na área. O subsecretário de Transportes do Rio de Janeiro e professor da Universidade Federal do Rio (UFRJ), Romulo Orrico, destaca que os municípios devem pensar em como utilizar os espaços disponíveis, construindo centrais de integração das linhas, para atender as necessidades dos usuários.
"Hoje as distâncias são maiores e o sistema precisa estar bem desenhado para não gerar mais custos e tempo aos usuários. Precisamos elencar prioridades, a principal delas demarcar as faixas e pistas seletivas para o transporte coletivo, evitando que sejam ocupadas por outros veículos". Situação que é vista diariamente no trânsito de Cuiabá. "Se ocorre um engarrafamento, o ônibus também vai ser prejudicado. Gasta mais tempo, mais combustível e, consequentemente, a tarifa sobe".
A doutora em transporte Yaeko Yamashita também lembrou que qualquer mudança deve ser bem planejada para não gerar ônus aos contribuintes. "O sistema de trânsito direciona o crescimento da cidade. Temos que pensar para onde vai o público, qual a necessidade dele, para não fazer altos investimentos que não terão utilidade".
Outro ponto que, segundo ela, deve ser pensado, é a conservação do patrimônio histórico da cidade. Em Cuiabá, as adequações propostas pela Agecopa preveem investimentos de R$ 900 milhões para a construção de viadutos, trincheiras e alargamento de pistas. Cerca de 60% dos torcedores vão usar o transporte coletivo para ir até a arena de jogos, centros de treinamentos, aeroporto e hotéis.


Fonte: Gazeta

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960