A arquiteta Islândia Costa disse ao ''Política Hoje'' que a maior dificuldade para deslocamento das pessoas com deficiência em Salvador está relacionada aos transportes públicos sem adequação. “Quando se fala em acessibilidade ao transporte, estamos falando desde a estação de transbordo, paradas de ônibus e todo o conjunto que viabiliza o deslocamento”, detalha. “A estação da Lapa, a maior estação de transbordo da cidade, onde circulam quase 500 mil pessoas por dia, não possui acessibilidade”, afirma.
O decreto 5.296, sancionado pelo presidente Lula em 2004, torna obrigatória a adaptação do sistema de transporte público aos critérios de acessibilidade para pessoas com deficiência, e estabelece o ano de 2014 como prazo final para a adaptação de 100% da frota de ônibus intermunicipal, interestadual e metropolitana, em todo o país. Atualmente, apenas 26,7 % dos ônibus de Salvador são adaptados. Segundo a Transalvador, órgão responsável pela fiscalização da adequação da frota, dos 2.450 ônibus que circulam pela cidade, 656 são adaptados.
Fonte: Politica Hoje
1 comentários:
Boa Noite,
venho por meio desta comunicar um novo projeto inclusivo para a cidade de Salvador. Estamos na luta pelo transporte inclusivo, e somos pioneiros na nossa cidade.
Se houver interesse, entre em contato para conversarmos melhor e passarmos o conteudo..
Desde já, grata
carolina@holosbahia.com
Postar um comentário