O preço das passagens dos ônibus do transporte coletivo da região metropolitana de Florianópolis — os intermunicipais — pode subir a partir da próxima semana. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Santa Catarina (Setpesc) solicitou o aumento de 9,9% ao Departamento de Transportes e Terminais (Deter).
Na semana passada, cobradores e motoristas do sistema receberam, na convenção anual, 2% de ganho real, mais o valor do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do período, que em março fechou em 5,3%. Eles também tiveram reajuste de 10% no vale-alimentação, que passou de R$ 310 para R$ 340.
Os benefícios refletiram diretamente no preço das passagens, que já sofreram aumento nos ônibus urbanos da Capital — aqueles que só circulam dentro do município. Como a convenção também vale para os trabalhadores dos coletivos intermunicipais, a passagem desses ônibus devem ter aumentos para bancar os novos custos, justificou o presidente do Setpesc, Elias Sombrio:— Os reajustes nos salários já valem desde o dia 1º de maio. As empresas já estão pagando a conta — explica.
O sindicato pediu ao Deter um aumento de 9,9%, em média, nas passagens intermunicipais. Também solicitou que entre em vigor no próximo domingo. Entretanto, a data e o preço final não estão decididos porque o Deter ainda avalia o pedido.Como o sistema intermunicipal trabalha com vários patamares — cada linha tem um valor diferente — não existe um preço fixo. Então, o cálculo da nova tarifa é feito somando o valor da passagem mais os 9,9%.
Fonte: DIARIO.COM.BR
0 comentários:
Postar um comentário