Neste dia 8 de março o Expresso Tiradentes comemora seu terceiro aniversário de operação com mais de 44 milhões de passageiros transportados, nos seus 1.091 dias. Corredor de última geração com pista exclusiva para o transporte coletivo de passageiros, opera com três linhas, 5105/10 Term. Sacomã - Term. Mercado; 5109/10 Term. Vila Prudente - Term. Mercado e 5109/51 São Mateus - Term. Mercado. Esta última foi criada no fim de dezembro, atendendo os usuários nos horários de pico da manhã e da tarde/noite.
A cada dia o sistema atrai um número maior de adeptos por causa da confiança na frequência e no conforto oferecido aos passageiros.
Na última pesquisa "Imagem dos Transportes na Região Metropolitana de São Paulo", divulgada pela Agência Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), com apoio da São Paulo Transporte (SPTrans), apontou que a avaliação dos ônibus municipais da capital subiu 10 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, o que corresponde a um aumento de 25%. Somando-se os que consideram o sistema municipal de ônibus excelente, bom e razoável, chega-se a 76% dos entrevistados, sendo que metade classificou o serviço como excelente/bom.
Na pesquisa 92% dos passageiros que utilizam o Expresso Tiradentes, aprovam o sistema considerando bom ou ótimo o serviço, com destaque para o conforto, confiança nos horários e na segurança.
Com 43 ônibus articulados e adaptados para pessoas com deficiência, a média diária de passageiros transportados em dias úteis no mês de março de 2010 é de 83 mil, com carros circulando com intervalos de 2 minutos nos horários de pico. Esta marca foi alcançada depois da inauguração da Estação Sacomã do Metrô, que trouxe aproximadamente 4 mil passageiros para o Expresso Tiradentes, que fazem a integração para chegarem ao centro da cidade em menor tempo e com a mesma qualidade do Metrô.
A cada dia o sistema atrai um número maior de adeptos por causa da confiança na frequência e no conforto oferecido aos passageiros.
Na última pesquisa "Imagem dos Transportes na Região Metropolitana de São Paulo", divulgada pela Agência Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), com apoio da São Paulo Transporte (SPTrans), apontou que a avaliação dos ônibus municipais da capital subiu 10 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, o que corresponde a um aumento de 25%. Somando-se os que consideram o sistema municipal de ônibus excelente, bom e razoável, chega-se a 76% dos entrevistados, sendo que metade classificou o serviço como excelente/bom.
Na pesquisa 92% dos passageiros que utilizam o Expresso Tiradentes, aprovam o sistema considerando bom ou ótimo o serviço, com destaque para o conforto, confiança nos horários e na segurança.
Com 43 ônibus articulados e adaptados para pessoas com deficiência, a média diária de passageiros transportados em dias úteis no mês de março de 2010 é de 83 mil, com carros circulando com intervalos de 2 minutos nos horários de pico. Esta marca foi alcançada depois da inauguração da Estação Sacomã do Metrô, que trouxe aproximadamente 4 mil passageiros para o Expresso Tiradentes, que fazem a integração para chegarem ao centro da cidade em menor tempo e com a mesma qualidade do Metrô.
- Evolução dos passageiros transportados
Março 2007/março 2008 - 51.958 passageiros
Março 2008/março 2009 - 70.091 passageiros
Março 2009/março 2010 - 81.159 passageiros
Os ônibus transitam sobre avenidas normalmente congestionadas, como a do Estado e Juntas Provisórias, onde o trajeto pode demorar 1 hora em horários de pico e no Expresso o mesmo trajeto é feito em 13 minutos.
- Segurança - Acidente Zero
Desde a sua inauguração, em 8 de março de 2007, o Expresso já passou por várias mudanças operacionais que aumentaram sua confiabilidade. A velocidade no corredor passou de 40 km/h para 50 km/h e o tempo do percurso caiu de 20 para 13 minutos entre o Terminal Sacomã e a Estação Mercado e de 15 minutos entre o Terminal Vila Prudente e o Mercado.
Para manter o sistema operando com toda segurança a SPTrans disponibiliza 108 fiscais e seguranças, que ficam distribuídos nas seis estações e três terminais do Expresso. De uma central de monitoramento os técnicos acompanham as imagens de 32 câmeras distribuídas no trajeto para resolver, em tempo real, qualquer acontecimento que possa prejudicar a circulação dos veículos ou colocar em risco os usuários.
- Próxima etapa: Monotrilho
Uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura da capital vai possibilitar que o corredor Expresso Tiradentes chegue até o extremo da zona leste, diminuindo a distância entre a Cidade Tiradentes e a região central da cidade, através do Monotrilho. O Monotrilho é um tipo de metrô leve, que utiliza pneus em vez de rodas de ferro e trafega sobre um trilho único, metálico ou de concreto. Um monotrilho pode usar trens de quatro, seis ou oito vagões, de acordo com a demanda. Esses trens podem atingir a velocidade de até 80 km/h. Com o Expresso completo os usuários vão fazer a ligação entre o Terminal Mercado e a Cidade Tiradentes na metade do tempo gasto hoje no transporte, que é de duas horas.
Este novo modelo tem o objetivo de ampliar a capacidade do sistema de transporte coletivo, garantindo segurança e conforto aos passageiros, sem sofrer interferências do trânsito. O novo meio de transporte é capaz de atender regiões com difícil relevo e alta densidade populacional, com implantação mais rápida do que o Metrô e com menor custo.
- Informações importantes:
Linhas do Expresso Tiradentes: 5105/10 Term. Sacomã - Term. Mercado; 5109/10 Term. Vila Prudente - Term. Mercado; 5109/51 São Mateus - Term. Mercado
Horário de funcionamento: das 04:00 h às 00:05h
Frota: 43 ônibus articulados adaptados para pessoas com deficiência.
Terminais: 03 (Sacomã, Mercado e Vila Prudente)
Passageiros transportados: 83.000 passageiros diários
Total de Passageiros Transportados desde a inauguração: 44 milhões de passageiros.
Dias de operação: 1.091 dias
Tempo de percurso no Expresso Tiradentes: 15 minutos
Acidentes em três anos de operação: ZERO
Grau de satisfação do Usuário: 92% BOM (pesquisa realizada em fevereiro de 2010 pela ANTP).
Fonte: SPTrans
0 comentários:
Postar um comentário