Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Cidade de São Paulo ganha trolebus mais leve e com tecnologia avançada

sábado, 27 de março de 2010


Em breve, o cidadão paulistano vai contar com um novo modelo de tróelbus, mais leve, tecnológico e econômico, que deve começar a prestar os serviços municipais, ainda sem data definida.

O blog teve em primeira mão acesso ao novo veículo e suas tecnologias. O novo trólebus está em testes na garagem da Viação Himalaia, na zona Leste da Capital Paulista. Já nesta segunda-feira, dia 29 de março, o veículo deve sair às ruas, com galões d’água ou sacos de areia para simular o peso dos passageiros, para ver o comportamento em parte das linhas já existentes.

O veículo foi feito em parceria entre a TuttoTrasporti, que desenvolveu o chassi, a Ibrava, responsável pela carroceria, a WEG, pelo motor de tração e o gerenciamento, sistema de operação e integração do conjunto ficaram por conta da Iluminatti e Bosch.De acordo com o diretor comercial da Iluminatti Tecnologia, em entrevista exclusiva, Edson Corbo, o trólebus paulistano traz inovações nunca antes usadas no Brasil.

Uma destas novidades é o sistema de refrigeração de tração a água, em vez de ar.“Isso traz um enorme ganho operacional ao veículo. Em primeiro lugar, com este sistema ele pesa menos 400 quilos em relação aos trólebus mais modernos já desenvolvidos no Brasil. A ausência deste “peso morto” faz com que as operações sejam mais rápidas, o consumo de energia melhor e possibilita o veículo a levar mais passageiros, pois além de mais leve, o sistema de refrigeração a água ocupa menos espaço no trólebus” – conta Edson.

A lógica é que com menos peso de equipamentos, o ônibus precisa fazer menos força para se locomover, gasta menos energia e tem um desempenho em arranques e velocidades melhorado.O trolebus novo na cidade de São Paulo também conta com uma inovação denominada Multiplex. É um computador de bordo que gerencia a parte técnica e operacional embarcada na carroceria, como nivelamento do veículo, funcionamento de dispositivos como portas e sinalização e acelerações, por exemplo.

A vantagem é que o sistema, além de permitir uma maior controle sobre o ônibus, elimina o excesso de fios dos componentes por ser uma rede microprocessada.Outra inovação, apresentada pela Iluminatti é a tecnologia IHM – Interface Homem X Máquina. No painel, o motorista contará com uma tela de LCD, que acionada apenas pelo toque dos dedos, mostra toda a performance do veículo, para que o motorista possa operá-lo melhor. “Assim, qualquer possível problema pode ser detectado de maneira rápida e corrigido ainda durante a operação” – garante Edson.

Fonte: ÔnibusBrasil

1 comentários:

Anônimo disse...

Hola amigos, felicitaciones por este blog. Mi nombre es Claudio Gazzera, de la ciudad de Rosario, Argentina. Trabajo como supervisor de transporte y coordinador de la linea de trolebuses de linea K. Los invito a la pagina en facebook " linea k de trolebuses " .Aqui tenemos 20 trolebuses, chasis volvo, carroceria Marcopolo torino, equipo electronico Powertronic, modelo 1987, pero estos coches sin rodar fueron puestos en servicio en 1994. Desde el gobierno municipal, no se invierte en nuevos troles, ni en usados. Mi pregunta es saber si hay posibilidades a traves de la empresa de sao paulo de venta de unidades usadas carroceria Marcopolo Torino GV, el precio y las unidades nuevas y el precio.
Como amante del trolebus, les envio un gran saludo. mi mail claudiohgazzera@yahoo.com.ar

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960