A cidade de João Pessoa, que já é referência em se tratando de transporte público urbano em todo o país reforçou, nesta terça-feira (19), o seu papel de destaque nesse setor quando incorpora à sua frota mais 33 novos ônibus eficientes, todos com elevadores que facilitam a acessibilidade. Além da novidade dos 33 novos ônibus, três são do modelo articulado, mais conhecido como ônibus “sanfona” ou “minhocão”, um pioneirismo no sistema de transporte local. A solenidade de entrega desses novos veículos será presidida pelo prefeito Ricardo Coutinho, a partir das 8h00,na Estação Ciência, no Altiplano Cabo Branco, e ocorrerá imediatamente após o lançamento da nova campanha referente à faixa de pedestres 2010 cujo slogan será: “Faixa de Pedestre: A Gente Respeita e a Cidade Anda Melhor”.
Com a incorporação desses 33 novos ônibus, a frota da capital paraibana disponibilizará um total de 91 ônibus acessíveis. Além dos elevadores, do novo design e da motorização eletrônica, todos os 33 novos ônibus possuem itens que melhoram a acessibilidade da população. Os 30 novos ônibus convencionais têm portas mais larga, medindo 1,10m, ao invés dos 0,90cm dos ônibus convencionais mais antigos. Os veículos são equipados com uma cadeira especial, mais larga, destinada a gestantes e obesos. Eles também têm corrimões especiais para deficientes visuais e sinal de parada com escrita em Braile (linguagem dos sinais).
Os ônibus também já vêm equipados de fábrica com um dispositivo que só possibilita a partida após o completo fechamento das portas, o que diminui o risco de acidentes. Já os três veículos articulados que se constituem num pioneirismo na Paraíba, além de possuírem todos os diferenciais de acessibilidade dos outros 30 ônibus eficientes, eles são 7,15m mais longos, medindo 18,15m, ao invés dos 11 metros dos veículos convencionais.
Os articulados possuem três portas, sendo a central mais larga ainda (1,25cm), além dos elevadores, facilitando ainda mais o embarque e desembarque. Outro fator positivo para o usuário é que, apesar de terem quase a extensão de dois ônibus tradicionais juntos, eles possuem 59 assentos, pouco mais que os convencionais (53) e menos que os ônibus trucados que contam com 62. Isso implica num ganho de mais espaço interno no veículo tanto no corredor, quanto entre as poltronas, que também estão mais confortáveis, devido a uma maior altura no estofado. Escadas sinalizadas, amortecendo os desníveis no veículo e ainda itinerários eletrônicos na lateral e na dianteira dos ônibus são outros diferenciais dos ônibus articulados.
1 comentários:
Os usuários devem reconhecer essa referencia, porém, a STtrans, órgão gerenciador e fiscalizador do sistema , deve, de forma VIGILANTE evitar uma PRÁTICA ANTIGA das EMPRESAS, a QUEIMA dos horários, principalmente os posteriores ao “RUSH” ou intermediários aos horários de grande movimento, para tornar essa REFERÊNCIA consistente. Quanto ao dispositivo que impossibilita a continuidade da viagem sem o fechamento da porta, é bom se ADESTRAR os OPERADORES MOTORISTAS, para evitar o “ATROPELAMENTO” do passageiro pela porta. Infelizmente o ESPAÇO INTERNO do corredor é utilizado para se colocar passageiro “em pé”. Existe uma lei de autoria do então Vereador de João Pessoa Cardivando de Oliveira (radialista) que permite a colocação de 7 passageiros “em pé” nos corredores, essa lei devia ser repensada.
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