O Grande Recife Consórcio de Transporte inicia, em caráter permanente, as atividades do Projeto Educa Transporte Arte e Educação nos terminais (urbanos e integrados) da Região Metropolitana do Recife. O trabalho faz parte do conjunto de projetos com foco na melhoria da qualidade do serviço prestado pelo Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP/RMR). Com muita criatividade e bom-humor, os artistas desenvolverão um trabalho de orientação com os usuários, respeito aos idosos e às pessoas com deficiência, conservação dos coletivos, embarque e desembarque seguros nos terminais, e principalmente, o respeito às filas.
O trabalho é realizado nos terminais sempre nos intervalos de horário entre às 6h e 9h e 16h30 às 19h30. As atividades começaram, na ultima terça-feira, no Terminal Integrado da PE-15. Até o final do ano o trabalho será concentrado em outros seis terminais. As equipes de arte-educação trabalham de forma lúdica, repassando aos usuários orientações gerais sobre o respeito aos demais usuários e às regras do sistema.
Os outros sete terminais serão atendidos pelo projeto ao longo de 2010. O trabalho, concebido pela Gerência de Educação do Grande Recife é desenvolvido com o apoio de uma equipe composta por 22 arte-educadores. O grupo foi contratado através de uma licitação concluída no último mês. O certame é o primeiro do gênero no eixo Norte-Nordeste e vem sendo alvo de observações de instituições de várias cidades interessadas em aderir ao modelo.
Para garantir uma identificação fácil dos arte-educadores, foi criado um visual próprio para a ação. O figurino, composto por roupa, chapéu e outros adereços fazem referência ao ônibus do Sistema Estrutural Integrado, cujas cores padrão são verde, amarelo, azul, vermelho e branco.
O presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Dilson Peixoto, o trabalho de arte-educação lembra que este tipo de trabalho produz uma resposta rápida e eficiente entre os usuários. “Os arte-educadores possuem uma forma toda especial de chamar a atenção de quem está desrespeitando as regras de boa utilização do transporte. E isso é muito importante na hora de uma abordagem. Muitas vezes, depois de presenciar uma repreensão, os demais usuários passam a repetir a postura do arte-educador, e quem está agindo errado, até por constrangimento, para de fazê-lo”, afirmou Dilson.
De acordo com a chefe da Divisão da Gerência de Educação e coordenadora do programa, Carla Cavalheira, os usuários ficam satisfeitos com esse tipo de ação. “Não só os passageiros, mas também os operadores ficam satisfeitos com o projeto. Quando chegamos aos terminais os operadores ficam alegres e satisfeitos, por que isso também facilita a relação com os usuários”.
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