Prefeitura do Rio inicia instalação dos novos bicicletários na orla de Ipanema e Leblon

domingo, 8 de janeiro de 2012

A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos inicia nesta segunda-feira a instalação do novo modelo de bicicletário público na orla do Rio. Produzido em aço inox, este é um projeto de Guto Índio da Costa, aprovado pelas secretarias de Urbanismo e Meio Ambiente. As peças serão instaladas em 18 pontos do canteiro central das avenidas Delfim Moreira, no Leblon e Vieira Souto, em Ipanema, na Zona Sul da cidade.

Os novos bicicletários, doados à cidade pelo Banco Itaú, serão instalados em substituição aos antigos, feitos em concreto com argolas de ferro. A Prefeitura do Rio também fará a retirada dos fradinhos instalados nas áreas próximas aos novos mobiliários.

Além dos bicicletários padronizados, as avenidas Delfim Moreira e Vieira Souto também receberão novo paisagismo nos jardins do canteiro central. A reforma é fruto da adoção do espaço pelo banco, que será responsável pela implantação e manutenção do jardim. O trabalho será orientado pela Fundação Parques e Jardins.

“Nosso objetivo é levar este novo bicicletário a outras áreas e garantir mais conforto e comodidade aos ciclistas. Hoje existem bicicletários antigos e pouco práticos nas ruas, ao poucos vamos substituí-los”, disse o secretário de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osorio.

A Prefeitura do Rio tem como objetivo estratégico o uso da bicicleta como mais um modal de transporte. O Programa Rio Capital da Bicicleta, da Secretaria de Meio Ambiente, planeja chegar a 300 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e pistas compartilhadas até o final de 2012, e também aumentar o número de vagas em bicicletários públicos. Há três anos, eram 650 vagas para estacionamento de bicicletas e, atualmente, este número chega a três mil.




0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960