São Paulo vai ganhar novo terminal de ônibus na região de Pinheiros

quinta-feira, 29 de abril de 2010


A região de Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, vai ganhar um novo terminal de ônibus. A obra faz parte da revitalização do Largo da Batata, e a previsão é de que ela seja concluída até o fim do ano.
O novo terminal vai ficar entre a Rua Sumidouro e a Marginal Pinheiros. Ele vai abrigar 120 linhas de ônibus municipais e intermunicipais, além de fazer interligação com a Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a Linha 4-Amarela do Metrô.
O prefeito Gilberto Kassab inspecionou as obras na quarta-feira (28). “Teremos, além da estação, um estacionamento para quase 500 veículos, além de bicicletário e todos os equipamentos que um terminal e uma estação do metrô têm”, afirmou.
A obra de revitalização do Largo da Batata inclui melhorias em várias ruas que devem desafogar o trânsito na região. Também está prevista a construção de calçadões.



Fonte: SPTV
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Linha de ônibus que atende a UFJF terá mais dez horários

A partir da próxima segunda-feira, 3 de maio, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) vai disponibilizar mais dez horários para a linha 525, que atende os alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Com os novos horários, a linha 525 - Universidade passa a sair do campus também às 6h58, 11h35, 12h33, 17h57 e 22h20, e do Centro, às 6h23, 7h21, 11h01, 11h57 e 18h20.
De acordo com a assessoria de comunicação da Settra, a alteração é fruto de uma pesquisa de contraste visual que o órgão realizou com os ônibus que fazem o transporte coletivo para a UFJF. Como resultado, a pesquisa verificou superlotação na linha 525. Há cerca de um mês, o Portal ACESSA.com denunciou a dificuldade dos estudantes para chegar à instituição. Esta é a segunda alteração nos horários dos ônibus que atendem a Universidade em quase dez dias.
Para a estudante de Psicologia Mayara de Campos, a medida vai melhorar o atendimento aos estudantes. "Embora apenas um horário esteja previsto para o período em que vou para a faculdade, por volta das 18 horas, que é o mais crítico, creio que vai melhorar sim", afirma confiante.

Fonte: Acessa.com

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Linhas do Sistema Municipal de Olinda passam a operar com o anel “A”


A partir do próximo domingo (02/05), o Sistema de Transporte Municipal de Olinda, composto por seis linhas troncais e nove linhas complementares – e que passou a operar sob a gestão do Grande Recife Consórcio de Transporte desde o último dia 16 de março - passará a operar com tarifa do anel A (R$ 1,85).

Desde a migração do sistema, estas linhas vinham operando com uma tarifa transitória de R$ 1,70 – fruto de um acordo feito entre a Prefeitura de Olinda e o Grande Recife, com validade de 45 dias. Com a mudança, os usuários destas linhas passarão a contar com o benefício da tarifa promocional aos domingos, pagando apenas R$ 0,95 tarifa por viagem.

Com o ingresso no Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR) os passageiros do sistema municipal já tinham obtido importantes avanços como o acesso à bilhetagem eletrônica (incluindo usuários do VEM Estudante, VEM Trabalhador e VEM Infantil); garantia das gratuidades (para idosos e pessoas com deficiência); renovação da frota (cuja idade média caiu de oito para quatro anos); possibilidade de integração ao Sistema Estrutural Integrado, que tem como principal característica a circulação em quase toda a RMR com o pagamento de apenas uma tarifa por sentido; ampliação da capacidade de transporte (já que os micro-ônibus possuem mais lugares que as kombis e vans que eram utilizadas), entre outras.

As linhas operam com 98 veículos, sendo 25 micro-ônibus (para as linhas complementares) e 73 ônibus convencionais (para as linhas troncais). Deste total, 47 são veículos novos (os 25 micros e 22 ônibus), acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida. Outros 15 ônibus convencionais serão substituídos por veículos zero quilômetro, em até 120 dias.

Os usuários que utilizam diariamente essas linhas vêm sendo informados sobre a mudança desde o início da operação através de cartazes nos ônibus, panfletos distribuídos por divulgadores nos terminais do Caenga e Ouro Preto e através de matérias veiculadas nos veículos de comunicação.

Em caso de dúvida, os usuários podem obter mais detalhes através da Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife pelo telefone 0800 081 01 58, das 7h às 19h ou pelo site do Grande Recife http://www.granderecife.pe.gov.br/.

Fonte: CGRT
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Blumenau: Inicia reurbanização da Avenida Beira-Rio, Projeto prevê corredor exclusivo de ônibus


Iniciaram as obras de reurbanização da Avenida Beira-Rio. As máquinas congestionaram o trânsito da via. Os trabalhos serão finalizados até o final do ano, garante o secretário de Obras, Alexandre Brollo. A reurbanização será feita da ponte Adolfo Konder até a ponte do Biergarten.
Além do alargamento da calçada, padronização dos dois pontos de ônibus, troca do mobiliário e sistema de iluminação, o projeto prevê também a implantação do corredor exclusivo para ônibus. A previsão é de que o corredor para o transporte público coletivo comece a ser implantado pela Rua 7 de Setembro e, em seguida, chegue até a Beira-Rio. O espaço reservado também está previsto nas ruas São Paulo, Martin Luther e Engenheiro Paul Werner.
Em fevereiro de 2004, começou a reurbanização da primeira metade da Beira-Rio, entre a a ponte da Rua São Paulo, ao lado da prefeitura, e a Ponte Adolfo Konder. Houve mudanças nas calçadas, iluminação e pontos de ônibus. A obra, também executada pela Momento Engenharia (a mesma que revitalizou a Rua XV), custou R$ 4,1 milhões e foi concluída no segundo semestre de 2005.

Fonte: Jornal de Santa Catarina

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Maceió: Conselho analisa proposta de adaptação para ônibus


O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) esteve presente na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) para conhecer a proposta de adaptação para o transporte coletivo feito por ônibus urbanos apresentada por uma empresa do segmento.
O objetivo da proposta seria favorecer o uso desse tipo de transporte para pessoas com deficiência física, especialmente aquelas que são usuárias de cadeira de rodas.
Considerando que o transporte coletivo tem como princípio possibilitar ao usuário a capacidade de utilizar o ônibus de forma independente e segura, foi constatado que a proposta de adaptação apresentada não atende aos critérios básicos de autonomia e segurança, dispostos no Decreto nº 5.296/04.
“Acessibilidade ao transporte público significa poder utilizar este serviço com conforto e segurança. Para isso não deve existir nenhuma barreira física na entrada e saída dos ônibus”, afirma Jorge Fireman, presidente do CMDPD.

Fonte: Cada Minuto
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Obra na Avenida Dante Michelini deixa pontos de ônibus lotados em Vitória


Além dos motoristas, os pedestres que dependem do transporte coletivo também ficaram prejudicados com o congestionamento da Avenida Dante Michelini, na manhã desta quarta-feira (28), por conta das obras que estão sendo realizadas em um dos trechos da via. No início da manhã, os pontos de ônibus da avenida e do bairro Jardim Camburi chegaram a ficar lotados por conta do atraso dos coletivos, presos no trânsito. Quem passou pelo transtorno no primeiro dia de interdição da via se adiantou para não perder os compromissos, mas ainda houve gente que precisou enfrentar o problema mais uma vez.

O trecho interditado para as obras de recapeamento da pista fica no sentido Mata da Praia, entre a saída da Rodovia Norte-Sul, em Camburi, até o cruzamento da Dante Michelini com a Avenida Adalberto Simão Nader, na região do bairro Mata da Praia. Quem esperava pelos ônibus depois do trecho em obras estava impaciente com a demora dos coletivos em completar o percurso interditado para as obras.

A professora de educação física Milena Alves, 26 anos, trabalha no bairro Mata da Praia, mas almoça todos os dias em Vila Velha, onde mora. Ela conta que tem duas horas de intervalo para almoçar, mas que perdeu quase metade desse tempo à espera do ônibus, na manhã de desta quarta-feira, em um dos pontos da avenida, na altura da Mata da Praia.

"Eu entendo que as obras são para melhorar a situação na avenida, mas tinha que ter organizado o trânsito melhor, dado outras alternativas, principalmente para os ônibus. Todo mundo sabe que o fluxo de veículos aqui é muito intenso, mais ainda nos horários de pico. Eu não contava com esse atraso. Vou ter que me reprogramar agora", diz.

O publicitário Eric Guimarães, 20 anos, esperava o ônibus em um dos pontos da Rua Carlos Martins, no bairro Jardim Camburi, onde muitas pessoas também ficaram por um longo tempo à espera dos ônibus. "Está muito complicada a situação. Eles escolheram continuar as obras nos piores horários, quando há muita gente no trânsito. Tinha que fazer essas obras durante a noite. Vou ter que sair uma hora mais cedo de casa todos esses dias, para não chegar atrasado nos meus compromissos", conta.

Os reflexos do congestionamento na Avenida Dante Michelini fizeram presentes também na Avenida Norte-Sul. No sentido Serra-Dante Michelini o trânsito ficou praticamente parado na manhã desta quarta-feira. O trânsito começou a melhor, somente com a abertura do desvio, no sentido oposto do trecho em obras, no início da tarde.

Fonte: Gazeta online
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Campinas entrega novas estações de transferência do transporte coletivo


Os investimentos para melhorar a infraestrutura do transporte público continuam e a Prefeitura de Campinas, por meio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), entregou nesta quinta-feira, dia 29 de abril, as estações de transferência Campina Grande/São Luiz e Parque dos Eucaliptos. As obras beneficiam cerca de 23,5 mil usuários do transporte público.
“As estações de transferência representam a melhoria do transporte público, garantindo mais conforto e acessibilidade aos usuários, além de contribuírem para a revitalização de todo o seu entorno”, destacou o secretário municipal de Transportes, Sérgio Torrecillas.
A Estação Campina Grande/São Luiz possui dois abrigos, instalados na Estrada Municipal Campo Grande, na divisa entre o Jardim Campina Grande e o Residencial São Luiz. O ponto, no sentido bairro x Centro, recebeu plataforma elevada, para facilitar o embarque e desembarque dos passageiros; piso podotátil; gradil; e lixeira.
O passeio dos dois lados da estrada recebeu calçamento. As vias do entorno da Estação também ganharam nova sinalização vertical e horizontal. Foram implantadas quatro rampas acessíveis no entorno da Estação e nova comunicação visual. Foram investidos na implantação da estação R$ 45 mil.

  • Linhas na Campina Grande/São Luiz
    A Estação de Transferência Campina Grande/São Luiz atende 2,5 mil usuários do transporte público ao dia. São sete veículos circulando, por hora, na estação. Duas linhas atendem à região:
    2.03 – Campina Grande;
    2.17 – Residencial São Luiz.
    Estação Parque dos Eucaliptos
    A Estação Parque dos Eucaliptos foi construída na Rua Canário, entre a Administração Regional (AR) 5 e o Condomínio Parque dos Eucaliptos, na região da Vila Padre Manoel da Nóbrega. No sentido bairro x Centro da via foram implantados dois abrigos com plataforma elevada e piso podotátil. No sentido inverso (Centro x bairro) foi implantado um abrigo com piso podotátil.
    A Estação também recebeu nova iluminação, lixeira, reforço nas sinalizações horizontal e vertical; e comunicação visual. Os investimentos somaram R$ 60 mil.
  • Linhas na Parque dos Eucaliptos
    A Estação Parque dos Eucaliptos beneficia 21 mil usuários/dia do transporte público. Ela recebe três linhas e cerca de 20 veículos por hora.
    2.40 – Jardim Garcia / Shopping Dom Pedro (inclusivo);
    2.41 – Vila Padre Manoel da Nóbrega I / Circular Centro;
    2.49 – Jardim Flamboyant / Parque dos Eucaliptos (inclusivo).
  • Estações
    Até o momento, a Prefeitura já entregou oito estações de transferência em 2010: Sousas, Adhemar de Barros, Parque Vista Alegre, Vila Georgina, Parque Industrial, João Jorge, Campina Grande/São Luiz e Parque dos Eucaliptos. No ano passado, foram entregues à população a Expedicionários, Amarais, Anchieta, Irmã Serafina, Dona Libânia, Moraes Salles, Senador Saraiva e Icaraí.
    Ao longo deste ano, ainda está prevista a implantação de outras 13: Campos Salles, Francisco Glicério, Parque Prado, Campos Elíseos, Carlos Lourenço, Padre Anchieta, Unicamp, DIC I, Jardim Itajaí, PUC 2, Shopping Dom Pedro, Shopping Iguatemi e Jardim Planalto de Viracopos.

Fonte: Prefeitura de Campinas

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Campo Grande: Tarifa do transporte coletivo custará R$ 1 no dia do trabalhador


A Prefeitura de Campo Grande, por meio do decreto nº 11.126, instituiu a tarifa diferenciada no valor de R$ 1 para o dia 1º de maio de 2010, Dia do Trabalhador. O motivo é facilitar para a população o transporte até os locais das festividades pelo dia. A tarifa será paga com o cartão eletrônico exclusivo.
Além do dia 1º de maio, a Prefeitura institui outras datas com tarifa diferenciada. Confira: 9 de Maio de 2010 (Dias das Mães); 8 de Agosto de 2010 (Dias dos Pais); 26 de Agosto de 2010 (Aniversário da Cidade); 2 de Novembro de 2010 (Finados); 25 de Dezembro de 2010 (Natal) e 1º de Janeiro de 2011 (Ano Novo).

Fonte: A Critíca
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Cuiabá: Audiência pública sobre acessibilidade no transporte coletivo será nesta sexta


A acessibilidade de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida ao transporte coletivo e entorno dos pontos de ônibus de maior aglomeração de Cuiabá será discutida em audiência pública, nesta sexta-feira (30/04), às 14h, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça. O Ministério Público irá apresentar as principais reclamações que já chegaram à instituição sobre o assunto e buscará soluções conjuntas com empresários do setor, administração municipal e associações de pessoas com deficiência.
Durante a audiência, também serão discutidas questões relacionadas ao projeto de mobilidade urbana para a Copa 2014. O evento é aberto à população e contará com a participação de representantes dos órgãos de fiscalização e acompanhamento.
De acordo com o promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Junior, existem 11 procedimentos investigatórios instaurados na 8ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital sobre denúncias de falta de acessibilidade às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. As principais irregularidades encontradas referem-se à adequação dos pontos de parada e terminais de grande circulação, atendimento do Buscar, capacitação de funcionários, manutenção das plataformas elevatórias, assentos reservados e frota adaptada.
Constam ainda reclamações relacionadas à inexistência de capacitação e treinamento de motoristas e cobradores; impedimento de embarque pelas portas traseiras dos veículos e ausência de acessibilidade em pontos de parada e terminais, próximos às universidades, escolas estaduais, shoppings, praças centrais, entre outras.

Fonte: O Documento
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Em Joinville, Reforço para ir à zona Norte


A Prefeitura e a empresa de ônibus Transtusa decidiram ontem que uma linha experimental de ônibus será criada na região do bairro Bom Retiro, na zona Norte, para atender à demanda de passageiros criada com a inauguração do Joinville Garten Shopping, na semana passada, em Joinville.“Uma equipe está fazendo um monitoramento, inclusive com contagem de usuários nos pontos. Em questão de uma ou duas semanas, devemos ter novidades”, afirma o gerente de transportes e vias públicas da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Luiz Cézar Keufner.

“Pretendemos criar uma linha circular Bom Retiro, em caráter experimental, a partir do terminal Norte”, antecipa. A intenção é atender a usuários que querem chegar ao shopping e não são atendidos pelas linhas atuais – a maioria das linhas leva estudantes às universidades. Hoje, há usuário que, para chegar ao shopping, sobe em ônibus em determinado ponto, segue até o terminal Norte e não desembarca, para fazer o retorno e descer rumo ao shopping. Por isso, os técnicos analisam um itinerário que encurte distâncias e não congestione o sistema.

A linha foi descrita como experimental porque será necessário diferenciar o que é demanda pontual e o que é permanente. Sozinho, o novo empreendimento movimenta dois mil funcionários, que, em geral, trabalham em dois turnos. Boa parte deles também usa o transporte coletivo.Além disso, serão criadas linhas adicionais extras para suprir o acréscimo no número de passageiros em horários de pico. As medidas devem ser detalhadas nas próximas semanas.

Fonte: A Notícia
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Rio de Janeiro: Licitação para linhas de ônibus sai esta semana


O prefeito Eduardo Paes afirmou que, no futuro, o metrô, os trens e as barcas serão integrados ao bilhete único — tarifa de R$ 2,40 por duas horas no Rio. Inicialmente, o benefício contemplará apenas os ônibus sem ar-condicionado. Depois de implantado, o prefeito negociará com o governo estadual a inclusão das concessionárias de transporte.

Segundo Paes, os moradores da Zona Oeste serão os principais beneficiados, já que poderão se deslocar para o trabalho por um custo menor: R$ 2,40, economizando 51% no valor de duas viagens, com intervalo máximo de duas horas para o segundo embarque.

— Primeiro, tenho que tratar do que é concessão municipal. Depois, vamos nos articular com as concessionárias do estado para também complementar — disse o prefeito. Economia na roleta Paes disse ainda que vários fatores possibilitam a implantação do sistema sem subsídio.

O bilhete também será expandido para as vans após a conclusão da licitação das linhas de transporte alternativo. — Sempre afirmei que era possível fazer o bilhete único sem subsídio.

Você tem um conjunto de fatores, de melhorias do sistema de concessão, que valem recursos. Isso tudo tem que servir para beneficiar a população e não para trazer dinheiro para os cofres públicos — disse Paes, referindo-se à licitação das linha de ônibus que anunciará amanhã, com a redução da frota de 8.600 veículos para baratear o custo da operação e bancar o bilhete: — Vamos acabar com aquele monte de ônibus vazios no Centro. Assim, os custos para as empresas diminuem e a tarifa pode ser mais baixa.

Fonte: Extra online

A prefeitura do Rio anunciou que, até sexta-feira (30), vai sair a licitação para todos os trajetos de ônibus no município. Os vencedores seriam conhecidos até agosto.




Video: G1
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Manaus: Motoristas desistem de parar transporte coletivo quarta e dizem que pararão sexta


A ameaça de paralisação do sistema de transporte coletivo em Manaus, programada para esta quarta-feira (28/04), foi cancelada após uma reunião entre membros do Sindicato dos Rodoviários e o Ministério Público do Trabalho.

Já a paralisação de sexta-feira, dia 30, nas garagens da Transmanaus, deve permanecer. Os rodoviários ameaçam parar 60% da frota operante (aproximadamente 1.450 ônibus), o que significa que cerca de 870 carros não devem sair das garagens. A categoria pede reajuste salarial de 10%, com o aumento real no próximo dia 1º de maio, data base da categoria.

Além disso, outras 23 reivindicações foram feitas.Preocupados com a reação popular à última paralisação, quando populares queimaram ônibus e ameaçaram espancar motoristas e cobradores, as lideranças dos rodoviários estão anunciando que a greve de sexta-feira será deflagrada ao meio-dia.

Fonte: CBN Manaus
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Caos que toma conta do sistema público de ônibus em Goiânia faz usuários procurarem alternativas de locomoção


Com a crise no transporte coletivo de Goiânia, parte dos usuários, insatisfeitos com o serviço oferecido pelas empresas de ônibus, vem buscando alternativas para se locomover e cumprir seus compromissos profissionais.

Não só o carro e a moto são vistos como substituto do transporte público, até mesmo a bicicleta está conseguindo ganhar espaço na preferência daqueles que querem escapar do caos em que se encontra o sistema de transporte público da Capital.A justificativa mais comum para a mudança é a fuga da falta de respeito a que estavam sujeitos quando pegavam ônibus.

Os constantes atrasos, superlotação, falta de ônibus nas linhas e terminais tumultuados também são apontados por novos ciclistas e motociclistas como fatores preponderantes para abandonar o transporte coletivo. O mecânico Ademir Ruas, 40 anos, é um exemplo de quem trocou o coletivo pela bicicleta. Ele é morador do Jardim Europa, e seu trabalho está localizado na Avenida T-2, no Setor Bueno, distante oito quilômetros de sua residência. Ruas pedala cerca de 16 quilômetros por dia, e garante que consegue fazer o trajeto em até 20 minutos. De acordo com ele, o tempo economizado com a bicicleta, se comparado com o ônibus, é de 40 minutos. “Optei pela bicicleta para ir ao trabalho, em detrimento do trânsito caótico de Goiânia e do estresse que é pegar coletivo”, ressalta.

Ele critica a situação caótica do transporte coletivo da Capital, e afirma que não está nos planos voltar a andar de ônibus. “Vimos o caos que foi a greve do transporte coletivo. A bicicleta, além de ser um transporte eficaz, também é bom para a saúde, já que é uma forma de exercitar o corpo. A prefeitura poderia implantar ciclovias na cidade durante a semana”, sugere.

Roni Araújo Souza, 29 anos, vendedor da Fernando Bicicletas, diz que depois da crise do transporte coletivo e da implantação das ciclovias ligando os parques nos finais de semana, as vendas de bicicletas aumentaram em até 30%. “Notamos que houve um aumento considerável das vendas. Temos muitos clientes que preferem ir de bicicleta ao trabalho, além daqueles que buscam uma prática esportiva, o que está crescendo bastante”, diz.

O contador Inácio Umbelino de Souza, 29 anos, recentemente adquiriu uma moto com o intuito de fugir do caos do transporte coletivo. Ele afirma que para ir até o trabalho, no Setor Novo Mundo, teria que pegar até três ônibus por dia. Souza, que mora no Vera Cruz, diz que é muito estressante ter que deparar com terminais cheios, ônibus lotados e atrasados. O fator econômico também pesou na hora de comprar uma moto.

“Além da falta de respeito e dos transtornos, é muito dispendioso para o usuário que pega mais de dois ônibus para ir ao trabalho. Com os R$ 10 que gastava por dia com transporte coletivo, hoje abasteço minha moto e consigo rodar por pelo menos quatro dias”, diz. Segundo Miguel Tiago da Silva, presidente da Agência Metropolitana de Trânsito, Transporte e Mobilidade (AMT), a política do órgão é de incentivar o uso do transporte coletivo.

Miguel Tiago também diz que se o sistema de transporte público não vai bem, tem que se estudar quais as causas para solucioná-las o quanto antes. “Nós ainda achamos que o transporte coletivo é uma alternativa viável para desafogar o trânsito.” Miguel Tiago também afirma que é favorável e simpático à ideia da bicicleta como uma alternativa de transporte, por não poluir e por trazer benefícios à saúde. Em relação às motos, ele enfatiza que as fiscalizações vão continuar.

“A AMT trabalha no sentido de proteger a vida, nós continuaremos fiscalizando o uso de capacete e a conduta dos motociclistas”, conclui. Mas quem passou a andar sobre duas rodas também tem queixas. Ruas afirma que, apesar da rapidez e da mobilidade que a bicicleta oferece, tem que enfrentar no cotidiano a falta de respeito por parte de motoristas de carros. “Os motoristas só pensam neles, são poucos os que respeitam os ciclistas.”

Frota
Segundo o Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-GO), cerca de oito mil carros entram em circulação por mês em Goiânia. Aliado ao aumento considerável da frota de veículos, o transporte coletivo passa por uma de suas piores crises da história. Os problemas começaram no início deste ano, quando a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) alterou 27 linhas sem aviso prévio na grande mídia, pegando de surpresa cerca de 65 mil usuários.

Com as mudanças, principalmente nas linhas alimentadores, foram surgindo complicações, como superlotação e atrasos nos ônibus. Os terminais passaram a ficar superlotados e tumultuados em horários estratégicos, resultando em uma onda de protestos, realizados pelos próprios usuários insatisfeitos com os problemas.

Uma dessas manifestações chegou a interditar o Terminal Praça da Bíblia por três horas. O ápice da crise aconteceu na segunda-feira desta semana, quando um sindicato de motoristas de ônibus, não regularizado no Ministério do Trabalho, realizou uma greve surpresa, a qual afetou cerca 400 mil usuários da região metropolitana de Goiânia.

O Eixo Anhanguera, que transporta cerca de 200 mil passageiros por dia, ficou completamente inoperante por 11 horas. Alguns ônibus tiveram os vidros quebrados e a administração do Terminal Veiga Jardim foi vítima de atos de vandalismo.

Os terminais tiveram que receber reforço no policiamento, e só no final do dia o sistema de transporte coletivo voltou ao normal.

Fonte: Diário da Manhã
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Foz do Iguaçu: Passageiros reclamam da falta de paciência dos motoristas do transporte coletivo

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Rio de Janeiro: Camelódromo deve dar lugar a terminal de ônibus na Central do Brasil


Um dia após o incêndio que destruiu cerca de 80% do camelódromo da Central do Brasil, a Companhia de Desenvolvimento Rodoviário e Terminais do Estado do Rio de Janeiro (Coderte) defendeu a adoção de um projeto que prevê a construção de um novo terminal Américo Fontenelle.

A ideia é ampliar o espaço do terminal utilizando a área atingida pelo incêndio — o fogo destruiu total ou parcialmente 592 boxes. O terreno era alugado aos comerciantes, mas o contrato terminou em 2009. De acordo com o presidente do Coderte, Ronaldo Francisco, o projeto já foi aprovado pelo governo e será enviado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

— As obras devem começar logo, pois temos de terminá-las até a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016 — explicou Ronaldo, acrescentado que a licitação deve ser feita em 30 dias, e o custo para reforma está estimado em até R$ 36 milhões.

— O fogo destruiu 18 mil metros quadrados de uma área de 32 mil metros quadrados. Vamos demolir tudo. O novo terminal vai ocupar todo o quarteirão — disse o presidente da Empresa de Obras Públicas, Ícaro Moreno.

Mas a proposta da Coderte não deve ser bem recebida pelos comerciantes, que nesta terça-feira impediram a demolição dos boxes atingidos pelo fogo. Mais cedo um grupo de vendedores procurou a Ordem dos Advogados do Brasil e a Assembleia Legislativa do Rio.

Entre os pedidos, estava a suspensão do pagamento do aluguel dos boxes até a retomada das atividades, o que contraria a ideia da Coderte.

— Nunca existiu um contrato. Eles poderiam ficar no local até que o Estado sentisse a necessidade de retomar a área. O prazo terminou no fim de 2009, mas eles não saíram — disse Ronaldo.

Na noite de terça-feira, a juíza da 10 Vara da Fazenda Pública, Simone Lopes, garantiu a limpeza e a remoção das barracas. Os comerciantes queriam impedir a demolição enquanto tentavam negociar a reconstrução do camelódromo.

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São Paulo: Procura maior de passageiros na Linha 2-Verde já era prevista


A Assessoria de Imprensa do Metrô informou que a Linha 2-Verde foi planejada para atender a toda a demanda existente entre a Vila Madalena e a Vila Prudente. O plano de expansão nas redes do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) também implica necessariamente aumento do número de passageiros nas linhas, como está sendo verificado.
"O número de pessoas transportadas por dia útil, até agora, está de acordo com o planejamento da companhia para esta linha. O aumento se deve à ampliação dos serviços de transporte oferecidos com o Plano de Expansão, como com a entrega da Estação Sacomã", afirmou o Metrô, por meio de nota.
A companhia também aponta a restrição aos fretados como causa de demanda. "Isso ocorreu quando a Estação Santos-Imigrantes passou a receber número expressivo de passageiros oriundos dessa modalidade de transporte." No entanto, o Metrô afirma ter totais condições de absorver esse público.
Futuro. Essa linha também já conta com 15 novos trens, segundo o governo estadual, equipados com ar-condicionado e uma série de outros equipamentos, que estimulam o uso do transporte público. A previsão de demanda das Estações Tamanduateí e Vila Prudente é de aproximadamente 120 mil passageiros por dia. Projeção da empresa aponta que, após cada inauguração, os passageiros vão se adaptando gradativamente.

Fonte: Estadão.com

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Grande Recife reativa parada na Av.Pan Nordestina


O Grande Recife consórcio de Transporte informa que apesar da divulgação feita ontem, sobre a desativação da parada de ônibus localizada na Avenida Pan Nordestina, em frente ao imóvel número 233 (empresa San Vidro), o ponto de embarque e desembarque foi reativado hoje.

A decisão tem caráter técnico e foi baseada no surgimento da necessidade de adequações à operação dos coletivos na via. Com isto, a partir da próxima segunda-feira (03/05), a parada existente em frente ao imóvel de número 2001 (loja Olinda Car), localizada após o girador do Complexo de Salgadinho, no sentido subúrbio-cidade, será desativada.

Passam por esse ponto de embarque e desembarque diariamente 17 linhas. Com a mudança, os usuários destas linhas (lista abaixo) deverão utilizar as paradas localizadas em frente ao imóvel de número 233 (San Vidro) ao ponto instalado ao lado do Shopping da Indústria.

Os usuários estão sendo informados das alterações através de cartazes nas paradas e linhas envolvidas na mudança.

Para mais informações sobre a alteração, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife pelo telefone 0800 081 01 58.

Segue abaixo o detalhamento das linhas envolvidas na mudança:
050-PE-15/Boa Viagem
821-Jardim Brasil I (Estrada de Belém)
909-Paulista/Joana Bezerra
913-PE-15/Joana Bezerra
915-PE-15
916-Ouro Preto/Joana Bezerra
921-Ouro Preto (Jatoba I)
926- Ouro Preto (Jatoba II)
927-Ouro Preto (Bacurau)
928-Maranguape II (Bacurau)
936-Mirueira (Bacurau)
946-Igarassu (BR-101)
956-Igarassu (Bacurau)
967-Igarassu (Sítio Histórico)
976-Paulista (Prefeitura)
977-Paulista (Cde. da Boa Vista)
979- Paulista (Rua do Sol) – Expresso

Fonte: CGRT
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Em Americana, Integração para o sistema de transporte coletivo ainda patina


A implantação do sistema integrado do transporte coletivo em Americana, que permitirá o pagamento de apenas uma passagem para utilização de mais de um ônibus no percurso, ainda patina no processo de formação da empresa que vai gerir todo o processo. A gestora foi prometida inicialmente para ser instalada há três meses desde que houve acordo entre as empresas concessionárias do transporte coletivo - VCA (Viação Cidade Americana) e VPT (Viação Princesa Tecelã). Conforme o contrato de concessão, o sistema deve ser gerido de forma conjunta entre representantes das duas empresas. Como consequência do atraso na formação da gestora, o cumprimento dos demais itens do contrato de concessão, como as coberturas dos pontos de ônibus, também está prejudicado.
A pressão sobre as concessionárias para o cumprimento do contrato foi promessa de campanha do prefeito Diego De Nadai (PSDB). No entanto, no próximo mês completará um ano desde a notificação feita às empresas com a ameaça de rescisão do contrato caso não houvesse o cumprimento. O contrato foi assinado em agosto de 2007, com cronograma para implantação do sistema integrado em agosto de 2008.

PREVISÃO DESCUMPRIDA
Na última reunião entre as concessionárias, a última previsão era de que a gestora seria implantada até o início do mês passado. O secretário de Transportes e Sistema Viário, Jesuel de Freitas, disse que esta semana tem buscado contato com as empresas para se informar sobre o processo de formação da gestora. A última informação que obteve é de que houve um atraso no trâmite para registro da gestora como pessoa jurídica. Ele explicou que o cartório de registros exigiu uma alteração na terminologia que define o tipo de associação.
"A documentação voltou e o cartório geralmente analisa em um prazo de 15 dias", afirmou. "Toda ação daqui para frente é baseada na gestora. Na prática, tudo o que é necessário para a integração só pode ser desenvolvido a partir da formação da gestora. Mas existe agora essa limitação temporal porque a implantação não está sendo no tempo que eu preciso". A reportagem tentou contato com as concessionárias, mas não obteve informações sobre o andamento do processo.

Fonte: O Liberal
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Usuários não respeitam assentos reservados aos idosos nos ônibus


O sistema de transporte coletivo transporta cerca de 6,9 milhões de passageiros por mês. Deste total, 1,9 milhão compreende as gratuidades (estudantes, idosos, carteiros e até presidentes de associação de bairro).
Nos veículos de transporte coletivo é obrigatória a reserva de 10% dos assentos para os idosos, com aviso legível, segundo o Estatuto do Idoso. Mas, a reportagem percorreu alguns ônibus e flagrou a falta de respeito com os mais experientes.
Nos ônibus que a reportagem do Midiamax esteve, há adesivos em todos e visíveis, próximos aos assentos preferenciais, porém a situação que se pode perceber é que muitas vezes o assento está ocupado por um passageiro comum que não cede o lugar para quem tem direito.

Desrespeito
No ônibus que faz a linha entre os terminais General Osório/Aero Rancho (080), alguns idosos ficaram de pé, enquanto jovens sentavam. Diante da situação uma senhora que preferiu não se identificar se revoltou. “Eu fico revoltada. Vão esperar acontecer um acidente para fazerem alguma coisa. Os cobradores deveriam orientar que ali é assento preferencial”, irritou-se.
A passageira que estava sentada no assento preferencial preferiu levantar e não conversar com a reportagem. Saiu ofendendo a senhora que reclamou e por pouco não causou uma confusão dentro do ônibus.
‘Estão mais cansados que nós’
Já na linha entre os terminais Morenão/Julio de Castilhos (085) o clima foi menos tenso, mas ainda assim alguns idosos reclamaram. Esse é o caso da aposentada Irene Carrijo (85) anos. Ao entra no ônibus dois assentos estavam ocupados por idosos e um terceiro por uma jovem. “Acontece de algumas pessoas não cederem, mas eu não ligo não, de certo estão mais cansados do que nós”, desconversa.
Já sentada em um lugar cedido por outra pessoa, mas longe dos assentos preferenciais, ela desabafou. “Geralmente são os jovens que não dão lugar, o cobrador e o motorista deveriam cobrar e ajudar a fiscalizar, mas o que eles podem fazer?”.
O funcionário público Amaral Augusto (45) acredita que é obrigação dos cobradores e motoristas cobrar isso. “Mas eles também temem ser recebidos com agressividade, pois já vi gente falando que idosos não pagam passagem, então por que ceder o lugar. Não percebem que é uma questão de educação”, explica.

Legislação
Segundo a Lei Federal 10.741/2003, consta no artigo 39 que maiores de 65 anos fica assegurada a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semi-urbanos, exceto nos serviços seletivos e especiais, quando prestados paralelamente aos serviços regulares. Além da gratuidade, também é assegurado no parágrafo II que nos veículos de transporte coletivo de que trata este artigo, serão reservados 10% (dez por cento) dos assentos para os idosos, devidamente identificados com a placa de reservado preferencialmente para idosos.
Também há a Lei Municipal 4.584/2007, nos parágrafos I e II do artigo 63, dispõe que nos veículos do transporte coletivo será assegurado assento, no mínimo conforme percentual determinado em Lei específica [a lei acima], para os idosos e que os assentos destinados ao uso preferencial por portadores de deficiência, gestantes e idosos deverão estar devidamente, identificados.

Fonte: Midiamax

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Etufor altera itinerários de linhas de ônibus


A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informa que, a partir de sábado, 1º de maio, os itinerários das linhas Aeroporto/Benfica/Rodoviária (400) e Messejana/Frei Cirilo/Expresso (600) serão alterados.

De acordo com a Etufor, para esclarecer a medida, proposta por técnicos do órgão, informativos estão sendo distribuídos nos ônibus e nos terminais de integração.

Mudanças

A linha Aeroporto/Benfica/Rodoviária (400) passará a utilizar um novo trecho, interligando o Aeroporto Internacional Pinto Martins à Rodoviária Engenheiro João Tomé.

Os ônibus seguem pelas avenidas Expedicionários, Borges de Melo, Deputado Oswaldo Studart e Eduardo Girão. Em seguida, retornam ao itinerário normal. Já a Messejana/Frei Cirilo/Expresso (600) deixará de passar naavenida Borges de Melo, seguindo direto para a BR - 116.

Fonte: O POVO Online
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