A partir do próximo domingo (02/05), o Sistema de Transporte Municipal de Olinda, composto por seis linhas troncais e nove linhas complementares – e que passou a operar sob a gestão do Grande Recife Consórcio de Transporte desde o último dia 16 de março - passará a operar com tarifa do anel A (R$ 1,85).
Desde a migração do sistema, estas linhas vinham operando com uma tarifa transitória de R$ 1,70 – fruto de um acordo feito entre a Prefeitura de Olinda e o Grande Recife, com validade de 45 dias. Com a mudança, os usuários destas linhas passarão a contar com o benefício da tarifa promocional aos domingos, pagando apenas R$ 0,95 tarifa por viagem.
Com o ingresso no Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR) os passageiros do sistema municipal já tinham obtido importantes avanços como o acesso à bilhetagem eletrônica (incluindo usuários do VEM Estudante, VEM Trabalhador e VEM Infantil); garantia das gratuidades (para idosos e pessoas com deficiência); renovação da frota (cuja idade média caiu de oito para quatro anos); possibilidade de integração ao Sistema Estrutural Integrado, que tem como principal característica a circulação em quase toda a RMR com o pagamento de apenas uma tarifa por sentido; ampliação da capacidade de transporte (já que os micro-ônibus possuem mais lugares que as kombis e vans que eram utilizadas), entre outras.
As linhas operam com 98 veículos, sendo 25 micro-ônibus (para as linhas complementares) e 73 ônibus convencionais (para as linhas troncais). Deste total, 47 são veículos novos (os 25 micros e 22 ônibus), acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida. Outros 15 ônibus convencionais serão substituídos por veículos zero quilômetro, em até 120 dias.
Os usuários que utilizam diariamente essas linhas vêm sendo informados sobre a mudança desde o início da operação através de cartazes nos ônibus, panfletos distribuídos por divulgadores nos terminais do Caenga e Ouro Preto e através de matérias veiculadas nos veículos de comunicação.
Em caso de dúvida, os usuários podem obter mais detalhes através da Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife pelo telefone 0800 081 01 58, das 7h às 19h ou pelo site do Grande Recife http://www.granderecife.pe.gov.br/.
Fonte: CGRT
0 comentários:
Postar um comentário